Em Torno do Jardim da FBAUP

Calendário: 8 a 28 de junho 2012
Período de inscrições: de 16-11-2011 a 26-05-2012
Formadora: Escultora Susana Piteira
Coordenador Científico: Professor Doutor Fernando Amaral da Cunha
Objetivos:
Em Torno do Jardim da FBAUP, é um curso que pretende que os alunos desenvolvam um projecto de intervenção no âmbito da escultura, endereçado ao espaço e, especificamente, ao espaço que constitui este jardim.

Competências e Resultados da aprendizagem:

  • Ser capaz de interpretar e analisar um determinado espaço público e definir as suas características como lugar.
  • Saber utilizar os meios, os processos e os conteúdos leccionados no desenvolvimento de projectos artísticos endereçados ao lugar, de acordo com as suas características físicas, conceptuais, contextuais e temporais.

Programa

O conceito de Site e Non-Site lançado pelo artista norteamericano Robert Smithson através da sua prática dos earthworks, bem como a evolução deste conceito para o conceito e prática do Site Especificity e a sua relação com a noção de Lugar refletiram a emergência do conceito public no interior da linguagem da escultura, obrigando à reconsideração do conceito de monumento, profundamente associado à prática da escultura nos espaços públicos. A analise da genealogia do Site Specificity, as suas consequências no conceito de Lugar, abordando os vários sentidos que lhe são atribuídos, a relação desses sentidos com oGenius Loci e o deste último com o conceito do jardim como arte, apresentam-se hoje não só como um estimulante campo de trabalho no contexto das disciplinas de carácter artístico, como um potencial contributo para as práticas de intervenção no território.

Está assim, a possibilidade de definir ou trabalhar o espaço, aberta aos artistas plásticos desde os anos sessenta, através de práticas multidisciplinares sustentadas teoricamente no artigo basilar de Rosalind krauss “Sculpture in the Expanded Field”, de 1983, o qual forneceu oportunidades para considerar fundamentadamente as relações entre os jardins e as outras artes (Weiss, 1996: 109).

O curso Em Torno do Jardim da FBAUP, orienta-se naturalmente para a realização de projectos criativos e de investigação, individuais ou de grupo, ao nível do projecto (em pequena escala) e da sua concretização à escala natural, que respeitem os princípios consignados sob os conceitos enunciados acima. As matérias e os ambientes tecnológicos serão de escolha livre dentro das possibilidades oferecidas pelos espaços oficinais da FBAUP.

Nota: Materiais utilizados são da responsabilidade dos estudantes


Informações:

Inscrição: 30,00 Euros

Propina:
Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP – 120,00 Euros
Público em Geral – 150,00 Euros
Seguro escolar – 1,80 Euros

2 parcelas de 60,00 Euros (FBAUP/UP)
2 parcelas de 75,00 Euros (Público Geral)

Horário:  18 Horas (Pós-Laboral (quintas e sextas feiras | 19.00 – 22.00)
Créditos: 2 Créditos ECTS
Destinatários: Estudantes e licenciados em Artes Plásticas, em Design, em Arquitectura e em Arquitectura Paisagista. Estudantes e licenciados noutras áreas de conhecimento


Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s