3DS Max e VRay

Calendário: 25 de junho a 30 de julho de 2012

Inscrições:  adiado o prazo de inscrições até 22 de junho

Formador: Mestre Ivo Garcia

Objetivos: O curso 3dsmax e Vray está organizado de forma a desenvolver seus conhecimentos a um nível fundamental para quem quer se destacar no actual mercado do 3D.
Neste curso serão abordadas os métodos e as ferramentas mais indicadas para elevar os seus trabalhos a um novo patamar, utilizando a modelação orgânica e parametrizada do 3dsMax e utilizando diversos sistemas de iluminação e animação avançados com o Vray.

Programa

A – 3ds MAX

Constituído por seis módulos:

Introdução, Modelação, Materiais Standart, Cameras, Render/Impressão, Animação.

1- Introdução

Interface

Configurar o interface

Unities

View ports

Quad menu

Toolbars

Menu bar

Status bar

Time slider

Animation controls

Time controls

Command panel

Shortcut

2 – Modelação

Introdução à modelação 3D

Primitivas standard 3D

Modificadores 3D

Introdução às shapes

Primitivas standard 2D

Modificadores 2D

Editable patches

Editable poly mesh

Objects ID

3 – Materiais Standart

Interface

-Slots de materiais

-Criar, editar  e gravar livrarias de materiais

-Material / map browser

Materiais e mapas

-Teoria e metodologia de aplicação de materiais

– Map channels

Materials ID

UVW map- mapemento standart

Real map

4- Cameras

Target camera

-Camera correction

-Efeitos multi-pass

5 – Render / Impressão

Interface

  -Configurar renders de teste e para Impressão

6 – Animação

Teoria da animação

Animação por keyframes

Curve editor

– Canais de animação

– Curvas de animação

– Tangentes de animação

Dope sheet

Introdução a controladores de animação

-Path constraint

-Look at constraint

B – Vray para 3ds MAX – Renderização

Constituído por seis modulos:

Qualidade de imagem, Iluminação, Câmaras, Materiais, Animação, casos práticos.

1– Qualidade de imagem e parâmetros básicos

– Conceitos de sampling e antialiasing

– Vray Frame buffer

– Vray image file

– Global switches

2– Iluminação

– Vray lights

– Primary and secondary bounces

– Iradiance Map

– Photon map

– Quasi-monte carlo

– Light cache

– Vray Caustics

– Vray Color maping

– Image Based Lighting ( hdri )

– Vray Sun

– Vray Sky

3 – Câmaras

– Vray Dome camera

– Vray Physical camera

4– Materiais

– Vray 2 sided Mtl

– Vray Blend Mtl

– Vray Fast SSS

– Vray Light Mtl

– Vray Mtl

– Vray Mtl Wrapper

– Vray Override Mtl

– Vray maps

5– Animação

– Técnicas de animação, com vista a redução do tempo de render.

6- Casos Práticos 

  • Iluminação de um espaço Interior/Exterior
  • Iluminação de um equipamento
  • Iluminação HDRI (High Dynamic Range Image) para um melhor domínio da luz e reflexo

Informações

CONDIÇÕES DE ACESSO E CANDIDATURA
Conhecimentos base do software, de desenho e geometria.

Pc Portátil (com licença de demonstração dos softwares 3ds MAX e V-ray previamente instalada)

Inscrição – 30,00 Euros
Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP – 220,00 Euros
Público em Geral – 275,00 Euros
Seguro escolar – 1,80 Euros

Horário: 48 horas (segundas, quartas e sextas das 19h00 às 22h00)

Créditos: 5,5 créditos ECTS
Destinatários: Estudantes e licenciados em Artes Plásticas, Arquitectos, Designers, técnicos de Multimédia

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