Aplicação de Ferramentas Digitais na Criação Plástica Tridimensional

Calendário: 10 outubro  a 12 dezembro 2012 [CANCELADO]

Período de inscrições: até 01 de outubro de 2012

Formador: Professor Volker Schnüttgen

Coordenador Científico: Professor Doutor Fernando Amaral da Cunha

Objetivos:

No centro do programa não está a aprendizagem de um software 3D mas antes a experimentação desta tecnologia num caso concreto desenvolvido pelos formandos. A experiência deve criar um conhecimento básico na aplicação desta tecnologia que serve à capacidade de aprofundamento dos conhecimentos e aplicações de qualquer software 3D.

Programa:

O curso Aplicação de ferramentas digitais na criação plástica tridimensional pretende a aprendizagem de utilização de ferramentas digitais 3D na criação, representação e maquetização no processo da criação plástica.

Criação: Utilização de ferramentas 3D na concepção e modelação de objectos tridimensionais. Familiarização com vários conceitos de geometrias.

Representação: Projecção em perspectiva de objectos 3D dentro de um espaço real ou dentro de um ambiente / paisagem virtual.

Maquetização: Produção de uma maqueta a partir de uma geometria virtual através de processos tecnológicos de reprodução tridimensional (plotter 3D, corte a laser, fresa CNN)

Informações

O curso será lecionado nas instalações da Escola Artística Soares dos Reis

Inscrição: 25,00 Euros
Propina:
Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP – 140,00 Euros;
Público em Geral – 170,00 Euros;
Seguro escolar – 2,00 Euros

Pagamento:

2 prestações mensais liquidadas até ao dia 8 de cada mês (Outubro e Novembro)

Horário: 30 horas | Quarta-feira | Pós-laboral (19.00 – 22.00)

Créditos: 3 Créditos ECTS
Destinatários: Estudantes e licenciados em Artes Plásticas, Arquitectura ou Arquitectura Paisagista e/ou cumprindo as condições de acesso.

Condições de acesso e candidatura

Experiência em modelação plástica e conhecimentos básicos em edição de imagem (bitmaps) e desenho vectorial.

Método de avaliação:

1. Criação de grupos de trabalho

2. Levantamento fotográfico e cartográfico de um lugar público de uma intervenção artística

3. Desenvolver uma ideia plástica (tridimensional) para o local escolhido

4. Modelação virtual do objecto tridimensional

5. Implantação em perspectiva da maqueta virtual no espaço real (tecnologia cam points)

6. Produção de uma maqueta materializada a partir do virtual

Paralelamente: Introdução no conceito de programas 3D com o exemplo de 3D Studio Max

1. Apresentação da interface e das ferramentas principais

2. Conceitos de modelação no espaço virtual

3. Aplicação de estruturas e materiais

4. Utilização de luzes e câmaras

5. Tecnologia de rendering

6. Criação de perspectivas da geometria virtual no espaço real (tecnologia cam points)

7. Introdução no mundo da animação

8. Postprodução e edição de vídeo (After Effects, Premiere etc.)

Certificação

Estudantes com frequência do ensino superior ou com formação graduada será emitido:

– Um certificado de frequência quando não avaliados, embora a atribuição deste certificado dependa da frequência de pelo menos 75% do curso ou da unidade de formação;

– Um certificado de formação contínua a quem frequentou com avaliação e aprovação um curso de actualização de conhecimentos;

Ao público sem frequência universitária ou sem formação graduada é entregue um certificado de frequência como curso livre.

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