Psicologia do Adulto e do Envelhecimento

Calendário: 3 outubro a 12 dezembro 2013

Inscrições: Até 26 de setembro de 2013
Formador: Ana Cláudia Fernandes
Carga Horária: 33 Horas
Horário: quinta-feira | Pós-laboral (19.30 – 22.30)

Destinado a Professores do Grupo 530 – 1.3 UC’s (CCPFC)

Público em geral: certificado de participação – curso livre

Candidaturas e Inscrição

Para se candidatar selecione a opção do menu lateral direito “CANDIDATURAS DE INGRESSO”

Prazo de candidatura: até 26 setembro 2013
Prazo de inscrição (pagamento): 27 a 29 de setembro 2013
Inscrição: 20,00 Euros
Propina: Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/UP – 75,00 Euros
Público em Geral: 95,00 Euros
Seguro escolar: 2,00 Euros
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Introdução
A vida adulta e a terceira idade têm sido alvo de um vasto número de investigadores, que se enquadram em diversas perspectivas teóricas e estudam diferentes aspectos do desenvolvimento que analisam questões tão fundamentais, como: a estrutura e períodos de transição que caracterizam a vida adulta; o desenvolvimento das relações interpessoais ao longo da vida adulta; as tarefas desenvolvimentais específicas da idade adulta; o desenvolvimento da identidade, da cognição e sabedoria e do juízo moral.
Objetivos
– Familiarizar os formandos com as abordagens teóricas acerca do desenvolvimento ao longo do ciclo de vida.
– Sensibilizar os formandos para a temática global da vivência psicológica na idade adulta e terceira idade, promovendo o contacto com o domínio da Psicologia do Desenvolvimento enquanto área multidisciplinar.
– Familiarizar os formandos com as mudanças biológicas, psicológicas e sociais associadas ao desenvolvimento do adulto e processo de envelhecimento.
– Promover o contacto com os principais estudos e modelos teóricos explicativos das tarefas e das mudanças associadas ao avanço da idade.
Programa
1 – Introdução ao estudo do desenvolvimento do adulto (8 horas).
2 – Psicologia do Adulto e do Idoso na perspectiva do desenvolvimento ao longo do ciclo de vida (13 horas).
2.1 – O Jovem adulto
2.2 – “Anatomia da generatividade”: o adulto da meia-idade
2.3 – Desenvolvimento na família e no casal
2.4 – Desenvolvimento do adulto e trabalho
2.5 – O adulto idoso
3 – A sabedoria e a criatividade em idades avançadas (6 horas).
4 – Para um envelhecimento bem sucedido (6 horas).
Avaliação
Avaliação contínua e presencial, contemplando três componentes:
(1) Assiduidade e pontualidade (10%)
(2) Participação nos debates de grupo que irão ser propostos em algumas das sessões (20%)
(3) Trabalho de grupo (70%)
Avaliação para grupo de professores:
O referencial da escala de avaliação será previsto no nº 2 do artigo 46º do Estatuto da carreira Docente, aprovado pelo Decreto-lei nº 15/2007, de 19 de Janeiro:
Excelente – de 9 a 10 valores
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores
Bom – de 6,5 a 7,9 valores
Regular – de 5 a 6,4 valores
Insuficiente – de 1 a 4,9 valores
Não serão certificados formandos cuja participação seja inferior a dois terços da duração do curso de formação, conforme o entendimento do Conselho Científico da formação Contínua, descrito no ponto nº 2 da Carta Circular CCPFC 1/2007.
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