Rhino 3D e V-Ray

Calendário:  25 setembro a 15 novembro 2013 – Prolongada a data

Inscrições: Até 23 de setembro de 2013

Formador: Ivo Garcia

Carga Horária: 48 Horas

Horário: Quartas e Sextas | Pós-laboral (19.00 – 22.00)

Créditos: 5,5 Créditos ECTS (Curso de Formação Contínua)

Destinado a Professores dos Grupos 240, 530 e 600 – 1.9, UC’s

Candidaturas e Inscrição

Para se candidatar selecione a opção do menu lateral direito “CANDIDATURAS DE INGRESSO

Prazo de candidatura: até 23 setembro 2013

Prazo de inscrição (pagamento): 11 a 23 de setembro 2013

Inscrição: 25,00 Euros

Propina: Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/UP – 220,00 Euros

Público em Geral: 275,00 Euros

Seguro escolar: 2,00 Euros

Objetivos:

Esta formação dotara os formandos de um conhecimento sólido sobre como desenhar a 2D e modelar a 3D com o software Rhinoceros, colmatando o processo com a aprendizagem do Vray um plug-in que ira permitir a criação de imagens renderizadas de modo fotorrealistico no final do processo.

Programa:

A – RHINOCEROS 3D

1. Funções Básicas do Rhinoceros:

  • Interface de Rhino para Windows
  • Menus
  • Barra de Ferramentas
  • Área Gráfica
  • Janela de comandos
  • Introduzir comandos
  • Visualizar os comandos mais recentes
  • Navegar pelo modelo
  • Mover, rodar e escalar Objectos
  • Copiar Objectos

2.   Criar Objectos Bidimensionais:

  • Editar e criar pontos e nuvens de pontos
  • Desenhar Linhas
  • Desenhar Curvas de Forma Livre
  • Princípios e orientações para a modelação em Rhino
  • Configurações do Modelo como template
  • Método de gravação do trabalho
  • Layers
  • Eliminar e esconder entidades

3. Modelar com Precisão:

  • Modelar com Coordenadas
  • Janelas
  • Comandos de Análises
  • Desenhar Círculos, Arcos, Elipses e Polígonos
  • Modelar Curvas de Forma Livre

4. Ambiente do Rhino:

  • Alterar a Vista do Modelo
  • Ampliar e Reduzir o Plano
  • Restabelecer uma Vista

5. Editar Objectos:

  • Raios e Chanfros
  • Mover e Copiar
  • Desfazer e Refazer
  • Agrupar, Rodar, Simetria, Unir
  • Escalar
  • Realizar uma Matriz
  • Recortar e Dividir
  • Estender
  • Realizar a Equidistante

6. Edição de Pontos:

  • Edição de Pontos

7. Modelação e Edição em 3D:

  • Criar Formas Deformáveis
  • Modelar com Sólidos
  • Criar Superfícies

8. Importar e Exportar Modelos

  • Importar e Exportar Informação de Arquivos de Rhino

9. Personalizar Áreas de Trabalho, Barras de Ferramentas e Botões:

  • Desenho de Barras de Ferramentas
  • Alias de comando
  • Método abreviado de Teclado
  • Plugins – inserção e remoção
  • Sequência de Comandos em script

10. Topologia NURBS:

  • Topologia Básica de NURBS

B – Vray para Rhino – Renderização

1. Qualidade de imagem e parâmetros básicos

  • Conceitos de sampling e antialiasing
  • Vray Frame buffer
  • Vray image file
  • Global switches

2. Iluminação

  • Vray lights
  • Primary and secondary bounces
  • Vray Color maping
  • Image Based Lighting ( hdri )
  • Vray Sun
  • Vray Sky

3. Câmaras

  • Vray Dome camera
  • Vray Physical camera

4. Materiais

  • Vray 2 sided Mtl
  • Vray Light Mtl
  • Vray Mtl
  • Vray maps

5. Casos Práticos 

  • Iluminação de um espaço Interior/Exterior
  • Iluminação de um equipamento
  • Iluminação HDRI (High Dynamic Range Image) para um melhor domínio da luz e reflexo

Material de apoio :

Tutoriais desenvolvidos para o efeito

Material didáctico de apoio às aulas (manuais dos softwares em PDF)

Necessidades a colmatar pelos formandos:

Pc Portátil (com licença de demonstração dos softwares Rhinoceros 3D e V-ray previamente instalada)

Informações

Pagamento: 3 prestações referentes ao valor da propina liquidadas até ao dia 8 de cada mês

Destinatários: Estudantes e licenciados em Artes Plásticas, Arquitectura e Design. Público em geral com interesse pela modelação 2D e 3D

Método de avaliação:

As aulas serão dinâmicas e eminentemente práticas, no entanto serão feitas referências a novas práticas e conceitos de arte digital, técnicas de modelação avançadas e estúdios/ateliers de referência. No final do curso os alunos terão que entregar dois trabalhos: um de modelação e outro de renderização. Os alunos serão avaliados, de 0-20 valores.

Certificação

Estudantes com frequência do ensino superior ou com formação graduada será emitido:

– Um certificado de frequência quando não avaliados, embora a atribuição deste certificado dependa da frequência de pelo menos 75% do curso ou da unidade de formação;

– Um certificado de formação contínua a quem frequentou com avaliação e aprovação um curso de actualização de conhecimentos;

Ao público sem frequência universitária ou sem formação graduada é entregue um certificado de frequência como curso livre.

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One Comment Add yours

  1. Reblogged this on FBAUP Formação Contínua and commented:

    Novo calendário – inscreva-se já!

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