Calendário: 05 a 26 de novembro 2013
Inscrições: Até 23 outubro de 2013
Formador: Adriano Nazareth
Carga Horária: 21 Horas
Horário: terça-feira | Pós-laboral (19.00 – 22.00)
Créditos:Curso Livre
Candidaturas e Inscrição
Para se candidatar selecione a opção do menu lateral direito “CANDIDATURAS DE INGRESSO“
Prazo de candidatura: até 23 outubro 2013
Prazo de inscrição (pagamento): 24 a 31 outubro 2013
Inscrição: 30,00 Euros
Propina: Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/UP – 120,00 Euros
Público em Geral: 160,00 Euros
Seguro escolar: 2,00 Euros
Após o término do prazo de candidaturas, os candidatos inscritos pela primeira vez num curso (Público em Geral), irão receber, por e-mail, informação do número de estudante e senha de acesso ao sistema de informação do portal da FBAUP.
Introdução
Hoje, com a oferta tecnológica assiste-se por um lado a uma convergência de media e ao mesmo tempo a uma divergência tecnológica com a quantidade de gadgets (Smartphones, Tablets, Notebooks, Laptops, etc.) que o consumidor tem ao seu dispor. Estes aparelhos estão apetrechados com tecnologias integradas que permitem armazenar, transmitir e processar digitalmente textos, sons, gráficos, imagens e vídeo num só único dispositivo.
Hoje, com a oferta tecnológica podemos comunicar através de sons, imagens, textos e vídeo em qualquer parte do mundo para qualquer lugar no mundo. A comunicação de “um para muitos” foi substituída pela de “muitos para muitos”. A comunicação deixou de ter limitações tecnológicas e universalizou-se.
Hoje, capturar, armazenar e tratar sons e imagens, é muitas vezes um ato de expressão caraterizado pela ausência de conhecimentos estéticos e técnicos da linguagem audiovisual.
Hoje, a internet e as redes sociais oferecem ao cidadão as ferramentas para produzir conteúdos audiovisuais sem grandes investimentos. Para isso, é importante dominar as ferramentas e o léxico estético e técnico da linguagem audiovisual.
Objetivos
Dotar os participantes de conhecimentos e competências na produção criativa de conteúdos audiovisuais através de aplicações multimédia disponíveis em freeware e sua difusão nos serviços disponíveis no media landscape.
Desenvolver capacidades de crítica na análise da produção criativa de audiovisual, potenciando o desenvolvimento de estratégias de comunicação em plataformas de media digital
Conteúdos programáticos
Modulo I
A produção criativa audiovisual disponível no media landscape.
Observar e contextualizar a arte cinematográfica como fenómeno estético-linguístico.
A linguagem audiovisual. Identificar os elementos ou partes significantes (técnicas e simbólicas) de obra produzida.
Modulo II
O vídeo viral. A oferta de serviços no media landscape como um dos principais fatores na produção e difusão de conteúdos audiovisuais.
Observar, caraterizar e utilizar os serviços disponíveis no media landscape com maior divulgação e adesão. Os principais direitos e obrigações de quem produz e contratualiza com um serviço de difusão de conteúdos.
Metodologia de ensino
Formação desenvolvida em ambiente expositivo e interativo para uma eficaz aprendizagem dos temas propostos.
Desenvolvimento e realização de exercícios práticos (individuais e em grupo) com o objetivo de sedimentar o conhecimento produzido no curso.
Avaliação
Participação nas aulas: 25%
Projetos realizados individualmente: 75%
Destinatários
Para quem pretende adquirir ou otimizar conhecimentos nas estéticas narrativas incorporadas na linguagem audiovisual produzidas nas plataformas de media digitais.
Condições de acesso e candidatura
12º ano.
Conhecimento básico em inglês.
Disponibilidade na utilização de redes sociais disponíveis na internet
Portador de computador portátil dotado de adaptador de rede wireless, que permita navegar na internet e com capacidade de processar vídeo.