NOVAS DATAS! CURSO ARTES DO PAPEL – MÓDULO 1 – PAPEL COMO SUPORTE: CONSERVAÇÃO E EXPOSIÇÃO

NOVAS DATAS!

ARTES DO PAPEL: MÓDULO 1 – PAPEL COMO SUPORTE: CONSERVAÇÃO E EXPOSIÇÃO

*NOVOS PREÇOS*NOVOS PREÇOS*NOVOS PREÇOS*

Horário: 5 sessões (15 Horas) | 24 a 28 de novembro 2014  | de seg. a sex. | 18h00-21h00

Curso Livre

Formadores: Ana Freitas e Luís Nunes

ANA FREITAS

Nascida no Porto em 1982 é licenciada em Conservação e Restauro, com especialização em documentos gráficos, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Em Novembro de 2006 inicia funções de conservadora-restauradora na Biblioteca da Faculdade de Ciências, mais tarde designada como Biblioteca do Fundo Antigo, onde permanence atualmente. É responsável pela conservação preventiva e curativa das obras que integram o espólio do Fundo Antigo.

LUÍS PINTO NUNES

Nasceu em 1988 no Porto. Licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) em 2010, ano em que inicia o Mestrado em Estudos Artísticos – Estudos Museológicos e Curadoriais, na mesma instituição.
Atualmente coordena o Serviço de Gestão de Espaços Expositivos e Museológicos da FBAUP, tendo iniciado em 2013, participou em diferentes projetos da Instituição como por exemplo, Pure Print – Classical Printmaking in Contemporary Art [2013], e ainda xCoAx – Computation Communication Aesthetics and X [2014].

 

Taxa de inscrição: 50% do valor total da propina

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 120,00 Euros |
Público em Geral: 155,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

 

INSCRIÇÕES ATÉ 17 DE NOVEMBRO DE 2014

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Objetivos:

Tendo como base técnicas clássicas de conservação de documentos gráficos (todos os objetos de produção artística, que têm como suporte o papel), neste módulo abordam-se as condicionantes e soluções para a apresentação e produção de documentos gráficos em exposição. Os formadores, a Conservadora-restauradora Ana Freitas, da Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto, e  Luís Pinto Nunes, do Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, transmitem os conhecimentos nesta área com base em desenhos e gravuras das coleções existentes.

A conservação preventiva de uma folha, o seu restauro pontual, e a sua posterior apresentação em exposição, são os tópicos de interesse deste módulo, contextualizadas no âmbito da conservação preventiva de documentos gráficos. Técnicas clássicas de intervenção e restauro, que, contudo, se encontram em constante estudo e evolução, quer tecnológica, química e processual. Pequenas ações de limpeza, de consolidação do papel, de remoção de colas, assim como de limpeza superficial, serão demonstradas e explanadas, para posterior emprego por parte dos formandos. Curioso será, porventura, a adaptação destas técnicas de conservação e restauro à atual produção artística, uma vez que vários dos seus processos poderão servir como um media à produção da Gravura, do Desenho e da Pintura.

As soluções expositivas são também um tópico do maior interesse neste módulo de formação, uma vez que compreendem a apresentação de documentos gráficos por diferentes soluções expositivas, recorrendo a métodos de charneira em papel oriental Kozo (charneira em V e T) como sistema de suspensão e fixação reversível de documentos gráficos em passe-partout para posterior emolduramento, ou então afixação direta sobre a parede, ou outros suportes que sejam convenientes e propícios à apresentação da obra a ser exposta, quer contemporânea, quer atual.

Soluções de montagem de papel sobre Madeira, o Chine-collé (de pequeno e grande formato), a montagem de papel sobre tecido, secagem de papel por engradamento e montagem de papel sobre parede, são métodos puros e clássicos para a apresentação de objectos de obra gráfica. Estas técnicas, apresentadas no contexto museológico, respeitador da conservação de objetos para a sua posteridade, são um factor que implicam que todos os métodos e colas empregues sejam reversíveis, e inócuos à obra em papel.

IMAGEM: Item pertencente à Colecção de Arte da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto [Livro Antigo], que servirá de objecto de estudo ao curso, para identificação e avaliação de procedimentos de conservação, pelos formadores Ana Freitas e Luís Nunes.

 Programa

#1 Conservação preventiva

/ contextualização da ação de conservação preventiva e restauro

/ diferentes tipologias de objeto artístico (material gráfico)

/ materiais de limpeza e conservação de objetos gráficos

/ prática (demonstração de limpeza, consolidação)

#2 Colas

/ Tylose MH 300P (contextualização, preparação, objetivos para aplicação, demonstração)

/ cola animal [coelho] (contextualização, preparação, objetivos para aplicação, demonstração)

/ gelatina purificada (contextualização, preparação, objetivos para aplicação, demonstração)

/ Evacon R (contextualização, preparação, objetivos para aplicação, demonstração)

/ amido (contextualização, preparação, objetivos para aplicação, demonstração)

/ tapioca [Yamato] (contextualização, preparação, objetivos para aplicação, demonstração)

#3 Exposição: métodos de montagem

/ charneiras em V e T sobre passe-partout

/ charneiras em V e T em parede

/ cantos em papel kozo

/ magnetos

/ Melinex

/ fita-cola isenta de ácido

/ colagem em madeira

/ colagem em honey board

/ mesa / vitrine

/ estendal de baren

/ passe-partout, emolduramento

/ sistema de molas

#4 Acondicionamento e preservação

/ regras para o acondicionamento de objetos de material gráfico

Anúncios

One Comment Add yours

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s