NOVAS DATAS! DESENHOS DO CORPO COM LUZ E SOMBRA

DESENHOS DO CORPO COM LUZ E SOMBRA

Horário: 06 sessões (12h) | de 17 de março a 02 de abril de 2015 (terças e quintas) | Pós-laboral (19h00 – 21h00)

Curso Livre

Formador: Luís Fortunato Lima

Luís Fortunato Lima

Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura; Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2002.  Mestrado em Práticas e Teorias do Desenho; Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2007. Dissertação de mestrado intitulada: “O desenho como substituto do objeto – descrição científica nas imagens do desenho de materiais arqueológicos”. Curso de Doutoramento em Arte e Design; Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2012. Frequenta (em 2013-2014) o terceiro ano do Doutoramento e Arte e Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde desenvolve um estudo, em vertente teórica, sobre «Detalhes de Naturezas-Mortas dos Primitivos Portugueses». Docente de Desenho na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (de 2006 a 2014). Em 2009 (Outubro), docente de «Desenhos do Corpo» na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

 

Destinatários:
O curso destina-se a pessoas com experiências prévias de desenhos do corpo ou figura humana, ou que tenham feito alguma aprendizagem básica do desenho do corpo humano.

 

Inscrição: 50% do valor total da propina

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP:
65,00 Euros |
Público em Geral: 80,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 09 de março de 2015

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

 

Objectivos:
Este curso incide sobre a representação do corpo sujeito a uma intensidade da luz interior e artificial e, por isso, incide sobre a representação do corpo com sombras. O principal objectivo destas seis aulas é, portanto, facultar uma aprendizagem basilar do modo como a luz actua na forma do corpo, produzindo sombras, e sugerir alguns modos e técnicas para exprimir essa relação luz/sombra; isto, mais do que manifestar a volumetria pelo claro-escuro.

Síntese:
As aulas dividem-se em 3 grupos, compostos por duas aulas cada, sendo que cada grupo tem um tema específico e comtempla modos do desenho diferentes. O primeiro – Movimento e Impressão – visa, principalmente, uma abordagem a registos sintéticos, breves e impressivos, de poses com atitude ou movimento. O segundo – Exploração da forma e dos valores da sombra – corresponde a uma valorização da mancha como meio de interpretação da forma dentro de uma certa luminosidade. O terceiro – Corpo e atmosfera – faz-se de desenhos mais longos e origina-se num modo de fazer aditivo/subractivo, com carvão vegetal, procurando a sugestão do corpo e de fundo, o que significa abordar uma noção de atmosfera.

PROGRAMA:

(1) Movimento e Impressão.
(2) Exploração da forma e dos valores da sombra
(3) Corpo e atmosfera

———————————————————————————————————————————————————————–

INFORMAÇÕES

Número Máximo de Participantes: 20 (vinte)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

Anúncios