ARTES DO PAPEL: MÓDULO 2 – ENCADERNAÇÃO CRIATIVA [ WORKSHOP INTERNACIONAL ]

ARTES DO PAPEL: MÓDULO 2 – ENCADERNAÇÃO CRIATIVA / CREATIVE BOOKBINDING

Horário: 03 sessões (21h) | 18, 19 e 20 de março de 2015 (qua., qui. e sex.) | LABORAL (9h-12h / 14h-18h)

Curso Livre

Formadora: Cristina Balbiano

Cristina Balbiano

Especialista em dobragem criativa, conservação de livros e box making. Além do restauro e da dobragem tradicional, Cristina Balbiano tem vindo a aprofundar a dobragem criativa e contemporânea e a incrementar o estudo das artes do livro e a colaboração com artistas, gráficos, calígrafos, fotógrafos, entre outros profissionais do setor. Trabalha para colecionadores e bibliófilos e ensina dobragem, restauro e artes do livro tanto em Itália como no estrangeiro. Fundou em 2005 “Professione Libro”, uma associação cultural que organiza cursos abertos a todos.

http://www.professionelibro.it/schedacorso.aspx?id=90&clid=341&ts=co&lg=en

Destinatários:
O curso destina-se a pessoas com experiência prévia em encadernação e dobragem.

Inscrição: 50% do valor total da propina

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP:
290,00 Euros |
Público em Geral: 345,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 17 DE FEVEREIRO de 2015

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

OBJETIVOS

ENCADERNAÇÃO: Este módulo pretende explorar os vários modelos de caderno-brochura com finalidades múltiplas, feitos sem colas e que resultam da técnica de dobragem em acordeão. Recorrendo a técnicas básicas de perfuração, dobragem e corte e utilizando um leque variado de papéis e cartões, construir-se-á uma amostra de estruturas úteis para apresentação de grafismos e de caligrafias, que servirão também como recetáculo de folhas soltas.

ENCADERNAÇÃO: UM DESAFIO – Um dia de trabalho durante o qual serão feitos modelos diversificados que poderão ser utilizados para recolha de papéis escritos, sejam eles de caligrafia ou impressos. trabalhar-se-á com o formato de livro pequeno e descobrir-se-ão muitas formas de fazer um, duas ou três secções de encadernação. Estudar-se-á uma variedade de técnicas de costura que, associadas a diferentes tipos de dobragem de papel, darão origem a uma vasta gama de modelos cobertos compapel ou com cartão flexível. Sem qualquer recurso a colas, estas versáteis encadernações têm uma boa abertura que permite um fácil acesso ao seu conteúdo.

NECESSIDADES A SUPRIR PELOS PARTICIPANTES: Material para a terceira sessão – papéis em branco ou impressos para dobrar, cortar e fazer variações individuais.

———————————————————————–

INFORMAÇÕES

Número Máximo de Participantes: 15 (quinze)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

Anúncios