CONTEXTOS E PRÁTICAS DE ILUSTRAÇÃO

CONTEXTOS E PRÁTICAS DE ILUSTRAÇÃO

Horário:  45h | 2.º semestre: de 04 de março* a 03 de junho (quartas-feiras) | Diurno (14h – 18h)

*esta sessão terá lugar no dia 06 de março de 2015, sexta-feira, a título excepcional.

Créditos: 6,0 Créditos ECTS

Formadores: Júlio Dolbeth e Rui Vitorino dos Santos

Destinatários:

Estudantes do 1.º ano do MDGPE no ano lectivo de 2014/2015 que escolheram a optativa CONTEXTOS E PRÁTICAS DE ILUSTRAÇÃO (preferencialmente); candidatos com frequência universitária: estudantes da área de design, interessados em ilustração .

Propinas:

Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP: 55,00 Euros |
Público em Geral: 75,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

ESTUDANTES 1.º ano do MDGPE: GRÁTIS

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Objetivos:

O curso Contextos e Práticas da Ilustração pretende assumir-se como um espaço de reflexão e prática da Ilustração, perspetivada na sua vertente narrativa. Tem como principais objetivos:
1 – compreender as diferentes definições de Ilustração e os seus campos de ação no contexto editorial contemporâneo.
2 – refletir sobre uma gramática para a ilustração que caracteriza as suas múltiplas ocorrências enquanto área de expressão visual.
3 – abordar o seu contexto formal, conceptual e histórico num exercício de demarcação das suas diferenças e similaridades.
4 – caracterizar diferentes públicos com o propósito de definir as várias audiências para a Ilustração
5 – mapear os territórios de atuação da ilustração que se inserem em fenómenos editoriais globais, bem como as suas ocorrências num contexto sociocultural local.
6 – diagnosticar meios de divulgação da Ilustração contemporânea em Portugal contribuindo para uma maior amplitude de públicos.

 

Resultados da aprendizagem e competências
Pretende-se que no final do curso o estudante:
1 – compreenda as diferentes definições de Ilustração e os seus campos de ação no contexto editorial contemporâneo.
2 – reflita sobre uma gramática para a ilustração que caracteriza as suas múltiplas ocorrências enquanto área de expressão visual.
3 – aborde o seu contexto formal, conceptual e histórico num exercício de demarcação das suas diferenças e similaridades.
4 – caracterize diferentes públicos com o propósito de definir as várias audiências para a Ilustração
5 – mapeie os territórios de atuação da ilustração que se inserem em fenómenos editoriais globais, bem como as suas ocorrências num contexto sociocultural local.
6 – diagnostique meios de divulgação da Ilustração contemporânea em Portugal contribuindo para uma maior amplitude de públicos.

 

Conteúdos Programáticos

As manifestações da Ilustração, pelo seu carácter por vezes efémero e efervescente, são um potencial de reflexão sobre uma sociedade atenta a questões de tradição e modernidade. Assim, a ilustração adquire uma linguagem própria onde muitas vezes o suporte e o contexto afirmam-se como plataforma para construção de narrativas. O livro, a publicação periódica, o cartaz ou a publicidade potenciam o desenvolvimento de imagens complementares na interpretação dos textos e no conteúdo das narrativas. As imagens ilustradas podem-se assumir também como veículos de experimentação e de construção de imaginários autónomos.
A partir do universo coletivo serão abordados exemplos provenientes do design editorial, dos diferentes media, do consumo massivo, das corporações e de portfolios de autor. No campo do particular, o vocabulário visual do autor será analisado a partir de plataformas de autoedição tais como o fanzine, as redes sociais, o livro de artista, os diários online ou portfolios, entre outros.
Serão usadas como trabalho de estudo imagens ilustradas contemporâneas compartimentados nas diferentes abordagens:
– Narrativa e ficção
– Metáfora
– Contexto
– Identidade

Metodologias de Ensino (avaliação incluída)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular:
Durante o semestre são desenvolvidos três projetos onde são testadas abordagens à ilustração no seu contexto editorial e narrativo em coerência com os objetivos propostos. Os projetos são divididos em duas partes, uma componente prática com maior relevância na avaliação final e uma componente teórica de investigação pessoal. Os projetos práticos são orientados segundo o eixo proposto nos objetivos: – Narrativa e ficção; Metáfora; Contexto e Identidade. É com base nestes pressupostos que se abordam os diferentes contextos da ilustração aplicada ao design de gráfico sob a forma da produção de artefactos editoriais como o livro ou o fanzine, assim como a ilustração enquanto mecanismo narrativo.

Durante o decorrer do semestre será facultado material para análise, servindo de plataforma para a sua reflexão e crítica. Será proposto o desenvolvimento de projetos, inseridos nas diferentes problemáticas a abordar. Os conteúdos serão apresentados em regime de seminários.
O acompanhamento dos projetos será realizado pelo docente, havendo um espaço em cada aula reservado para a discussão dos mesmos. Cada projeto será sujeito a uma apresentação e análise coletiva entre a turma e o docente.
Serão produzidos projetos práticos que afirmem e reflitam a utilização da Ilustração como elemento de uma narrativa visual, numa perspetiva editorial, segundo um modelo transdisciplinar.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

Para o melhor aproveitamento das capacidades propostas pela unidade curricular são ponderados vários fatores:
– Apresentação de conteúdos, implica a participação e investigação individual.
– Participação nas aulas expositivas e nos seminários com convidados, discussão coletiva e fundamentação das abordagens individuais da ilustração em contextos históricos e contemporâneos.
– Cada projeto é apresentado, argumentado e discutido coletivamente a partir dos resultados propostos.
– A frequência e assiduidade são fatores importantes para a avaliação.

 

Bibliografia Principal

Heller, Steven; Chwast, Seymour; Illustration: A Visual History
McSweeney´s editors; More Things Like This
Male, Allan; Illustration: A Theoretical and Contextual Perspective
Noble, Ian; Bestley, Russel; Visual Research (second edition): An Introduction to Research Methodologies in Graphic Design
Zeegen, Lawrence; The Fundamentals of Illustration – Second edition

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INFORMAÇÕES:

Numerus Clausus: 42 vagas

 

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