EPISTEMOLOGIA

EPISTEMOLOGIA

Horário: 11 sessões (33h) | de 04 de março a 22 de abril de 2015 (quartas e quintas) | Pós-laboral (19h00 – 22h00)

CRÉDITOS: 1,3 UC (CCPFC) – Professores do Grupo 530

Formadora: Ana Cláudia Fernandes

Ana Cláudia Fernandes

Licenciada em Psicologia, área de especialização Clínica e Saúde, mestre e doutorada em Psicologia, especialidade em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho. A experiência profissional no ensino superior conta com 14 anos de exercício da atividade de docência universitária nos 1.º e 2.º ciclos em várias academias universitárias portuguesas. Exerce desde 2005 a docência universitária no curso de psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Braga (2005-actual). O exercício da atividade de docência no ensino superior contou também com lecionações no Instituto Superior da Maia (2001-2011), no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto (2005-2006), na Universidade do Minho (2006-2008) e na Escola Superior de Estudos Industriais e Gestão (2010-2011).

Destinatários:

Professores do grupo 530; Público em Geral com interesse pela área.

Inscrição: 50% do valor total da propina

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP:
85,00 Euros |
Público em Geral: 105,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 25 DE FEVEREIRO de 2015

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

OBJETIVOS:

– Reflectir sobre os significados e os objectivos da Epistemologia.

– Compreender as razões da constituição da Epistemologia como Ciência.

– Conhecer as características fundamentais do procedimento científico, promovendo a avaliação das possibilidades e limites do discurso e da prática científicos.

– Analisar a ruptura constitutiva da ciência moderna (1.ª ruptura epistemológica) e as necessidades da sua inversão no sentido do pós-modernismo (2.ª ruptura epistemológica).

– Compreender as razões teóricas e as condições sociais do “colapso positivista” ou da crise do paradigma moderno da cientificidade, enunciando as características do “paradigma emergente”.

PROGRAMA:

1. Epistemologia: objecto e métodos (3 horas)
1.1. Epistemologia: Definições.
1.2. Problemas Epistemológicos.
1.3. Métodos da Epistemologia.

2. Epistemologia e Ciências Afins (3 horas)
2.1. Epistemologia, Lógica e Metodologia.
2.2. Epistemologia e Teoria do Conhecimento.
2.3. Epistemologia e História das Ciências.
2.4. Epistemologia e Filosofia da Ciência.

3. Grandes Formas ou Teorias Epistemológicas (3 horas)
3.1. Epistemologias meta – cientificas.
3.2. Epistemologias intra – cientificas.
3.3. Epistemologias meta – cientificas.

4. Génese e Desenvolvimento da Epistemologia (12 horas)
4.1. Epistemologia Antiga.
4.2. Epistemologia Moderna: 1.ª ruptura epistemológica.
4.3.Crise do paradigma cientifico dominante – colapso do positivismo.
4.4.Epistemologia Pós-Moderna: o paradigma emergente (2.ª ruptura epistemológica).

5. Visão Contemporânea da Epistemologia e da Ciência (12 horas)
5.1. Crítica e controvérsia do indutivismo
5.2. Positivismo Lógico.
5.3. Racionalismo Crítico.
5.4. História e Filosofia das Ciências.
5.5. O “Anarquismo Epistemológico”.
5.6. “Falseacionismo” e metodologia dos programas de intervenção cientifica.

——————————————————————————–

INFORMAÇÕES

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

Avaliação
Avaliação contínua e presencial, contemplando três componentes:
(1) Assiduidade e pontualidade (10%)
(2) Participação nos debates de grupo que irão ser propostos em algumas das sessões (20%)
(3) Trabalho de grupo (70%)
Avaliação para grupo de professores:
O referencial da escala de avaliação será previsto no nº 2 do artigo 46º do Estatuto da carreira Docente, aprovado pelo Decreto-lei nº 15/2007, de 19 de Janeiro:
Excelente – de 9 a 10 valores
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores
Bom – de 6,5 a 7,9 valores
Regular – de 5 a 6,4 valores
Insuficiente – de 1 a 4,9 valores
Não serão certificados formandos cuja participação seja inferior a dois terços da duração do curso de formação, conforme o entendimento do Conselho Científico da formação Contínua, descrito no ponto nº 2 da Carta Circular CCPFC 1/2007.
Anúncios