LINOGRAVURA

LINOGRAVURA

Horário: 3 sessões (12 Horas) | DE 13 a 17 de Abril de 2015  |seg., qua. e sex. | PÓS-LABORAL (19h00-23h00)

Créditos: 1,5 ECTS

Formadora: Ana Torrie

ANA TORRIE
Nasceu em 1982.Em 2007, finaliza a Licenciatura em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Incentivada pelo pai a prosseguir o seu desenvolvimento artístico fora do Portugal parte para a Polónia e é quando tem o seu primeiro contacto com a gravura na Akademia  Sztuk Pieknych Im. Jana Matejiki.2008, ainda na Polónia, marca o início de um novo ciclo na sua obra com Edgar, personagem inspirado na obra literária de Edgar Allan Poe.
De volta a Portugal quase que se torna Mestre gravadora no Mestrado de Técnicas de Impressão das Belas Artes do Porto, o qual interrompe para se estabelecer no Brasil depois de conhecer e trabalhar com o Mestre litógrafo Kazuo Iha.
De volta a Portugal funda o atelier Guilhotina (http://guilhotinaprint.tumblr.com/) – uma oficina de gravura edição e impressão de obra gráfica original, onde pretende desenvolver e promover um conjunto de práticas de impressão e auto-edição, oferecendo um vasto leque de workshops, residências e exposições. O projecto mais recente foi o P.A. – Encontro internacional de gravadores e impressores que trouxe gravadores de Portugal, Cuba, Brasil, Espanha estabelecendo parceria com diversas associações, instituições e Museus (http://provadeartista.tumblr.com/)

 http://anatorrie.tumblr.com/

http://guilhotinaprint.tumblr.com/

http://achapazul.tumblr.com/

Destinatários:

Todos os interessados na área da ilustração, técnicas de impressão, design editorial, educação artística e edição de artista.

 

Taxa de inscrição: 50% do valor total da propina

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 60,00 Euros |
Público em Geral: 75,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE MARÇO DE 2015

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

 

OBJETIVOS

Neste curso intensivo, a partir de desenhos dos participantes, serão criadas os desenhos a decalcar que permitam representar e descrever segundo a logica e métodos de gravação de matrizes de linóleo. Para tal, tem importância determinar o modo como um desenho pode ser convertido, invertido, decalcado, as variações de relevo, bem como pode ser impresso com variações de cor e sobreposições. Estas hipóteses serão aplicadas a um projeto modular em que, com base em carimbos simples de linóleo e sua recombinação, os participantes irão contar historias e animar as folhas impressas. Como os carimbos podem ser partilhados, a proposta final será mesmo criar personagens ou cenários partilhados que cada participante monta em função dos seus interesses.

Programa

  • Familiarização com a técnica de relevo, linogravura.
  • Demonstração das suas possibilidades e potencialidades
  • Realização de esboços
  • Preparação das imagens para impressão, de acordo com a técnica
  • Produção das matrizes
  • Composição e impressão através da variação de cor e sobreposições
  • Concepção de uma capa e contra-capa comum

——————————————————————

INFORMAÇÕES:

VAGAS: 12 (DOZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

 

Anúncios