PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL EM SISTEMAS MULTIMÉDIA: ESTÉTICAS NARRATIVAS

PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL EM SISTEMAS MULTIMÉDIA: ESTÉTICAS NARRATIVAS.

Horário: 21 horas (07 sessões) | de 12 maio a 02 junho de 2015 (ter. e qui.) | Pós-laboral (19:00 – 22:00)

Curso Livre

Formador: Adriano Nazareth

Destinatários
Para quem pretende adquirir ou otimizar conhecimentos nas estéticas narrativas incorporadas na linguagem audiovisual produzidas nas plataformas de media digitais.

Propina:

Inscrição: 30,00 Euros
Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP:
120,00 Euros;
Público em Geral: 160,00 Euros;
Seguro escolar: 2,00 Euros

INSCRIÇÕES ATÉ 28 DE ABRIL DE 2015

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Introdução

Hoje, com a oferta tecnológica assiste-se por um lado a uma convergência de media e ao mesmo tempo a uma divergência tecnológica com a quantidade de gadgets (Smartphones, Tablets, Notebooks, Laptops, etc.) que o consumidor tem ao seu dispor. Estes aparelhos estão apetrechados com tecnologias integradas que permitem armazenar, transmitir e processar digitalmente textos, sons, gráficos, imagens e vídeo num só único dispositivo.
Hoje, com a oferta tecnológica podemos comunicar através de sons, imagens, textos e vídeo em qualquer parte do mundo para qualquer lugar no mundo. A comunicação de “um para muitos” foi substituída pela de “muitos para muitos”. A comunicação deixou de ter limitações tecnológicas e universalizou-se.
Hoje, capturar, armazenar e tratar sons e imagens, é muitas vezes um ato de expressão caraterizado pela ausência de conhecimentos estéticos e técnicos da linguagem audiovisual.
Hoje, a internet e as redes sociais oferecem ao cidadão as ferramentas para produzir conteúdos audiovisuais sem grandes investimentos. Para isso, é importante dominar as ferramentas e o léxico estético e técnico da linguagem audiovisual.
Objetivos
Dotar os participantes de conhecimentos e competências na produção criativa de conteúdos audiovisuais através de aplicações multimédia disponíveis em freeware e sua difusão nos serviços disponíveis no media landscape.
Desenvolver capacidades de crítica na análise da produção criativa de audiovisual, potenciando o desenvolvimento de estratégias de comunicação em plataformas de media digital

Conteúdos programáticos
Módulo I
A produção criativa audiovisual disponível no media landscape.
Observar e contextualizar a arte cinematográfica como fenómeno estético-linguístico.
A linguagem audiovisual. Identificar os elementos ou partes significantes (técnicas e simbólicas) de obra produzida.
Módulo II
O vídeo viral. A oferta de serviços no media landscape como um dos principais fatores na produção e difusão de conteúdos audiovisuais.
Observar, caraterizar e utilizar os serviços disponíveis no media landscape com maior divulgação e adesão. Os principais direitos e obrigações de quem produz e contratualiza com um serviço de difusão de conteúdos.

Metodologia de ensino

Formação desenvolvida em ambiente expositivo e interativo para uma eficaz aprendizagem dos temas propostos.
Desenvolvimento e realização de exercícios práticos (individuais e em grupo) com o objetivo de sedimentar o conhecimento produzido no curso.

Avaliação
Participação nas aulas: 25%
Projetos realizados individualmente: 75%

———————————————————————————

INFORMAÇÕES
Condições de acesso e candidatura

– 12.º ano.
– Conhecimentos básicos de inglês.
– Disponibilidade na utilização de redes sociais disponíveis na internet.

Necessidades a colmatar pelos formandos
Computador portátil dotado de adaptador de rede wireless, que permita navegar na internet e com capacidade de processar vídeo.
Câmara digital de som e vídeo (pode estar incorporado num smartphone, tablet ou câmara fotográfica digital), dotado de portas para exportação.

NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 15 (QUINZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

 

Anúncios