GRAVURA EM PONTA SECA E ÁGUA-FORTE

GRAVURA EM PONTA SECA E ÁGUA-FORTE

Horário: 5 sessões (18 Horas) | DE 18 A 27 DE MAIO DE 2015  | seg., qua. e sex. | PÓS-LABORAL (19h00-23h00)

Créditos: 2 ECTS

Formadora: Ana Torrie

Nasceu em 1982. Em 2007 finaliza a Licenciatura em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Incentivada pelo pai a prosseguir o seu desenvolvimento artístico fora de Portugal, parte para a Polónia e é quando tem o seu primeiro contacto com a gravura na Akademia  Sztuk Pieknych Im. Jana Matejiki. 2008, ainda na Polónia, marca o início de um novo ciclo na sua obra com Edgar, personagem inspirado na obra literária de Edgar Allan Poe.
De volta a Portugal, quase que se torna Mestre gravadora no Mestrado de Técnicas de Impressão das Belas Artes do Porto, o qual interrompe para se estabelecer no Brasil depois de conhecer e trabalhar com o Mestre litógrafo Kazuo Iha.
Regressa a Portugal e funda o atelier Guilhotina (http://guilhotinaprint.tumblr.com/)– uma oficina de gravura edição e impressão de obra gráfica original, onde pretende desenvolver e promover um conjunto de práticas de impressão e auto-edição, oferecendo um vasto leque de workshops, residências e exposições. O projecto mais recente foi o “P.A. – Encontro internacional de Gravadores e Impressores” que reuniu gravadores de Portugal, Cuba, Brasil, Espanha, estabelecendo parceria com diversas associações, instituições e Museus (http://provadeartista.tumblr.com/)

Portfólio online: http://anatorrie.tumblr.com/;  http://guilhotinaprint.tumblr.com/http://achapazul.tumblr.com/

Destinatários:

Todos os interessados na área da ilustração, técnicas de impressão, design editorial, educação artística e edição de artista.

Taxa de Inscrição: 50% do valor total da propina

Propinas:
Estudantes , Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 75,00 Euros |
Público em Geral: 85,00 Euros |
Seguro Escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 04 DE MAIO 2015

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Este módulo visa introduzir o formando no pensamento editorial da obra gráfica realizada em gravura, a partir das técnicas tradicionais da gravura, como a ponta-seca –  o desenho directo na chapa e a àgua forte – utilização de mordentes após desenho sobre verniz. Estes gestos em metal irão possibilitar um projeto de edição múltiplo, constituído pelas paginas soltas a incluir num livro, assim como a capa do mesmo.

Sessão 1

  • Familiarização com a técnica de calcografia. Exposição das suas possibilidades através da visualização de exemplos de obras gráficas.
  • Definição de estratégias e preparação do trabalho a realizar
  • Realização de esboços
  • Preparação das imagens para impressão, de acordo com a técnica
  • Preparação das matrizes

Sessão 2

  • Produção das matrizes, acidulações
  • Impressão das primeiras Provas de estado
  • Conceção de uma capa e contra-capa comum

Sessão 3

  • Impressão de Bon a tirer (prova boa para impressão) para a realização das impressões
  • Organização e edição

————————————————-

INFORMAÇÕES:

NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 15 (QUINZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

Anúncios