FOTOGRAFIA: ESTÚDIO (INICIAÇÃO)

FOTOGRAFIA: ESTÚDIO (INICIAÇÃO)

Horário:  04 sessões (12h) | de 06 a 09 de julho de 2015 (de seg. a qui.) | 17h30 – 20h30

Curso Livre

Formador: João Lima

JOÃO LIMA

O momento mais memorável da sua carreira  foi na adolescência quando adquiriu a sua primeira máquina fotográfica, uma Kodak 110, que lhe custou quase 3 semanas de mesada.
Desde então, o meio tecnológico da fotografia tornou-se na ferramenta perfeita para todo o desenvolvimento do seu trabalho artístico, sendo ainda hoje a sua ferramenta predileta de investigação. As suas mais recentes produções plásticas apresentadas na exposição intitulada de Transfotografia #01, são igualmente produzidas a partir de uma forte inspiração na técnica, história e conceitos do meio fotográfico. Atualmente encontra-se a realizar Doutoramento em Valência na UPV, em Arte: Producción e investigación. É professor na ESAP, Escola Superior Artística do Porto, no curso superior de Fotografia. Trabalha na FBAUP, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, como técnico superior de Fotografia. Foi professor assistente no ICP – International Center of Photography in New York. Realiza documentação fotográfica para instituições públicas e privadas desde 1997. Desenvolve vários projetos como comissário e artista. Expõe regularmente sob o pseudónimo de limamil e o seu trabalho está representado em diversas instituições e colecionadores particulares.

A sua obra pode ser consultada em: limamil.org

 

Destinatários:
O curso destina-se a todos os que tenham interesse por fotografia e que possuam conhecimentos de técnica fotográfica.

Taxa de inscrição: 50% do valor total da propina (deduzido ao valor abaixo descrito)

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 65,00 Euros |
Público em Geral: 80,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

 

INSCRIÇÕES ATÉ 22 DE JUNHO DE 2015

 

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

 

Descrição:

Este curso pretende dotar os seus formandos de conhecimentos técnicos e teóricos relacionados com iluminação artificial. Utilizando sistemas de luzes complexos, serão lecionados módulos de iluminação recorrendo à utilização de luzes de modulação, flash e luz contínua. Serão lecionados princípios básicos de técnicas de iluminação que oscilam entre a interpretação de luz ambiente e a criação de luz de contornos artificiais. Durante o curso todos os participantes deverão realizar um trabalho prático de forma a colocarem em prática o conhecimento adquirido.

Objectivos do curso

Adquirir competências para desenvolver um trabalho/projeto em que ponha em prática os meios técnicos necessários para o controle dos equipamentos básicos de um estúdio fotográfico. Aprender a iluminar em ambiente controlado.

Competências e Resultados da aprendizagem

Mediante um projeto fotográfico a desenvolver, é pretendido que o aluno esteja apto a produzir um trabalho fotográfico usando iluminação artificial.

-Saber como iluminar uma natureza morta;

-Saber optar pela melhor iluminação para produzir uma fotografia de produto;

-Saber optar pela melhor iluminação para reproduzir uma pintura;

– Conseguir produzir um conjunto de imagens em portefolio, usando iluminação artificial.

O portefolio deve conter, retrato, natureza morta, produto, fotografia de um grupo de pessoas, uma pintura e uma escultura.

Conteúdos programáticos

Será integralmente técnico/prático; serão ministradas aulas de apresentação dos equipamentos e de diversas técnicas de uso do estúdio, seguido de estudos/trabalhos práticos. Realização de sessões práticas monitoradas pelo professor.

Equipamento fotográfico:

Apresentação dos equipamentos e acessórios de um estúdio fotográfico. Montagem e desmontagem detalhada de cada equipamento de luz, assim como de todos os sincronismos de ligação ao flash. Aprender a lidar com o flasmeter. Aprender a iluminar com várias cabeças de luz de flash. Aprender a usar refletores.

Situações a fotografar:

Aprender a iluminar com fundos brancos, pretos e de cor. Saber distinguir vários tipos de fontes de luz e temperatura de cor. Aprender a lidar com a mistura de luz de flash e luz continua. Técnicas de iluminação, frontal, lateral, sombras, superior e contraluz. Usando vários tipos de luz, aprender a fotografar pessoas e objectos de forma a moldar os vários temas apresentados. Aprender técnica de high key e low key.

Controle da iluminação no estúdio: dimensões e distâncias, proteção e direcionamento, luz suave x luz dura, contraste.

Improvisar e utilizar um estúdio em casa.

As últimas aulas serão práticas, definidas entre o aluno e o professor e incluem:

Definição dos exercícios com os alunos; pesquisa de referências; escolha dos materiais, equipamentos, tipos de iluminação, pesquisa de fundos, objetos de cena, etc; produção do material necessário; realização das fotografias.

Na última aula será feita uma projeção das imagens e consequente análise dos resultados.

——————————————————

INFORMAÇÕES:

NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 10 (dez)

NECESSIDADES A COLMATAR PELOS PARTICIPANTES: não se aplica.

 

Anúncios