EXPRESSÕES DISCURSIVAS: CINEMA, FOTOGRAFIA, CORPO

Horário: 12 sessões, 06 módulos (36 Horas) de 20 outubro a 07 dezembro 2015 (segunda/terça e quinta/ sexta) | Pós-laboral (19h00 > 22h00)

Créditos: 4 ECTS (aguarda acreditação)

Formadores: Madalena Nunes e Catarina Alves Costa,  Paula Guerra, David Pinho Barros, Susana Paiva, Sílvia Correia

Destinatários:

– Trabalhadores sociais, educadores e outros interventores junto de populações vulneráveis interessados em utilizar a expressividade corporal, o cinema e o vídeo nas suas funções;
– Artistas, estudantes de artes e outros interessados em alargar os seus conhecimentos de produção fotográfica, videográfica e corporal/performativa;
– Artistas, estudantes de artes e outros interessados em utilizar as técnicas fotográficas e videográficas para ajudar pessoas a imprimirem uma diferença na sua vida.

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 2 prestações de 64,00 Euros |
Público em Geral:  2 prestações de 73,50 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 06 DE OUTUBRO DE 2015.

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Conteúdos programáticos:

1) MOVIMENTO, JOGO E CORPO (20 e 22 de outubro): O corpo como personagem social. Treino da interacção e da expressividade corporal através de jogos de apresentação pessoal, de coesão grupal e de espontaneidade.
2) GESTÃO DE IMAGEM E PERFORMANCE (03 e 05 de novembro): Treino do domínio físico, vocal e emocional; gerir o corpo, adereços e emoções.
3) FOTOGRAFIA E INTERVENÇÃO SOCIAL (17 de novembro): Possibilidades e oportunidades para as narrativas do self; operacionalizar a instrumentalidade identitária da fotografia através do photo-voice. Utilizar a fotografia como instrumento de intervenção e participação social.
4) OFICINA DE FOTOGRAFIA (19 e 24 de novembro): Reflexão e criação fotográfica em torno das ideias de que “o corpo é rodeado e rodeia, é um corpo espacial, influenciado e influenciando o espaço; é também um tempo que tem memória e projecção.” Os participantes deverão realizar trabalhos individuais de pesquisa e fotografar fora do âmbito das duas sessões.
5) CINEMA, CORPO E INTERVENÇÃO (26 de novembro): Visionamento e análise de excertos de filmes em que as representações do corpo são indiciadoras de problemáticas socioculturais e geradoras de novos comportamentos; o eco-cinema dos anos 60; o cinema feminista dos anos 70; o realismo social britânico dos anos 80.
6) OFICINA DE VÍDEO (3, 4 e 7 de dezembro): Contar uma estória a partir de imagens do real e do real imaginado a partir de uma perspectiva de realização de cinema; produção de pequenos vídeos.

—————

INFORMAÇÕES:

Pagamento:

Prestação 1: no ato da inscrição.

Prestação 2: até 08 de novembro de 2015.

Número máximo de participantes: 25 (vinte e cinco)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

Avaliação:

Análise e discussão de filmes, fotografias e imagens corporais. Participação e Experimentação através de oficinas de fotografia, de vídeo e de expressão corporal. Avaliação contínua com realização de trabalhos fotográficos e videográficos.
Será emitido um certificado de frequência aos participantes que tiverem assistido a 75% da carga horária total por módulo.
Será emitido um certificado de aprovação aos formandos que tenham, frequentado 75% da carga horária, e que tenham realizado os trabalhos fotográficos e videográficos, e esta avaliação deverá ser igual ou superior a 10 valores, com base numa avaliação qualitativa em que os valores numéricos de 10 a 20 valores
correspondem à seguinte nota:

10 a 13 Suficiente
14 e 15 Bom
16 e 17 Muito Bom
18 a 20 Excelente

Bibliografia:

BARBOSA, Pedro (2002). Arte, Comunicação e Semiótica. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.
BERGER, Peter L., LUCKMANN, Thomas (1999). A Construção Social da Realidade. Lisboa: Dinalivro.
CAMPOS, Ricardo (2013). Introdução à CulturaVisual. Abordagens e Metodologias em Ciências Sociais. Lisboa: Mundo Sociais.
FERRAZ, Marcelli (2011), Educação expressiva, um novo paradigma educativo. Venda do Pinheiro: Tuttirev editorial, lda
GIDDENS, Anthony (1994). Modernidade e Identidade Pessoal. Oeiras: Celta Editora.
GOFFMAN, Irving (1993). A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias. Lisboa: Relógio de Água.
GOLEMAN, Daniel (1997). Inteligência Emocional. Maia: Bloco Gráfico lda.
GUERRA, Paula e QUINTELA, Pedro (2014). God Save the Portuguese Fanzines. Porto: FLUP.
JENKS, Chris (ed.) (1995), Visual Culture, Londres. Nova Iorque: Routledge.
MASTERTON, Ailsa (1998). Técnica de Alexander, guia prático. São Paulo: Avatar.
PAIS, José Machado: CARVALHO, Clara; GUSMÃO, Neusa Mendes de (org.) (2008). O Visual e o Quotidiano. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
TAVARES, Gonçalo M. (2013) Atlas do Corpo e da Imaginação. Lisboa: Editorial Caminho

Anúncios

One Comment

Os comentários estão fechados.