NOVO PRAZO! UM ENCA(N)DEAMENTO SOBRE A GEOMETRIA DESCRITIVA

Horário: 7 sessões (25 Horas) de 12 outubro a 05 novembro 2015 (segundas e quintas) | Pós-laboral (19h00 > 22h00)

Créditos: aguarda acreditação

Formador: Ricardo Pinho

Ricardo Manuel Lopes de Pinho
Professor, artista plástico e investigador. Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (FPCEUP, 11 de julho de 2012); Associado da APECV – Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (12 de março de 2012)
Membro do Identidades – Intercâmbio Artístico entre Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal (março de 2012); Membro Colaborador do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP, fevereiro de 2012); Associado da APROGED – Associação dos Professores de Desenho e Geometria Descritiva (26 de março de 2010); Licenciatura em Artes Plásticas – Escultura (FBAUP, 15 de julho de 2005)

Destinatários: Professores detentores de habilitação profissional para a docência no grupo de recrutamento 600 – Artes Visuais (3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário).

Propinas:

Inscrição: 50% do valor da propina (deduzido ao valor abaixo indicado)
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 95,00 Euros |
Público em Geral:  115,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 05  DE OUTUBRO DE 2015.

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Objetivos:

– Promover alquimias entre a disciplina de Geometria Descritiva A e as demais disciplinas que integram
os currículos dos cursos científico-humanísticos de Artes Visuais, Ciências e Tecnologias, ou outros.
– Desenvolver uma consciência crítica em relação à dialética: conteúdos programáticos vs. matérias.
– Identificar e racionalizar dogmas, mitos e incongruências que envolvem a disciplina.
– Estabelecer possíveis relações entre a disciplina e situações reais ou virtuais.
– Relacionar, sob um ponto de vista formal e etimológico, dois ou mais conteúdos programáticos.

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INFORMAÇÕES:

Número máximo de participantes: 25 (vinte e cinco)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA DA AÇÃO
– Ser detentor de habilitação profissional para a docência no grupo de recrutamento 600 – Artes Visuais
(3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário).

REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS
Assiduidade – 33%
Participação e envolvimento nas atividades desenvolvidas – 33%
Resultado e/ou registos do produto resultante das atividades desenvolvidas – 34%
O referencial da escala de avaliação será previsto no nº 2 do artigo 46º do Estatuto da carreira Docente, aprovado pelo Decreto-lei nº 15/2007, de 19 de Janeiro:
Excelente – de 9 a 10 valores
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores
Bom – de 6,5 a 7,9 valores
Regular – de 5 a 6,4 valores
Insuficiente – de 1 a 4,9 valores
Não serão certificados formandos cuja participação seja inferior a dois terços da duração do curso de formação, conforme o entendimento do Conselho Científico da formação Contínua, descrito no ponto nº 2 da Carta Circular CCPFC 1/2007.

MODELO DE AVALIAÇÃO DA AÇÃO
– Resultado e/ou registos do produto resultante das atividades desenvolvidas.
– Elaboração de um documento escrito, de 1300 a 1500 palavras, em forma de reflexão e/ou comentário
crítico, de caráter individual, sobre as atividades desenvolvidas na ação de formação. Documento a ser
concluído e entregue até quatro dias antes da realização da 5.ª Sessão.

BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL
Livros
AGUILAR, Leonildo Teixeira de (1997) – Alguns Conceitos Geométricos. Lisboa: SPB Editores, 2000.
MASSIRONI, Manfredo (1982) – Ver pelo Desenho. Aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edições 70, 2010.
RANCIÈRE, Jacques (1987) – O Mestre Ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Odivelas: Edições Pedago, 2010.
SERRES, Michel (1993) – As Origens da Geometria. Lisboa: Terramar, 1997.
Exemplos de manuais escolares da disciplina de Geometria Descritiva A
MÜLLER, Maria João – Manual de Geometria Descritiva A – 10.º Ano. Porto: Porto Editora, 2015.
MÜLLER, Maria João – Manual de Geometria Descritiva A – 11.º Ano. Porto: Porto Editora, 2015.
SANTA-RITA, José Fernando de – GD-A/B – Geometria Descritiva A/B – 10.º Ano. Lisboa: Texto Editores, 2009.
SANTA-RITA, José Fernando de – GD-A/B – Geometria Descritiva A/B – 11.º Ano. Lisboa: Texto Editores, 2009.
VIANA, Vera – Duas por Três 10 – Geometria Descritiva A – 10.º Ano. Porto: Areal Editores, 2014.
VIANA, Vera – Duas por Três 10 – Geometria Descritiva A – 11.º Ano. Porto: Areal Editores, 2014.
Programa da disciplina de Geometria Descritiva A
XAVIER, João Pedro [coord.] e REBELO, José Augusto (2001) – Geometria Descritiva A / 10.º e 11.º ou 11.º e 12.º anos. Lisboa:
Ministério da Educação / Departamento do Ensino Secundário, 2001.

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