ANÁLISE E CRIAÇÃO DE PERSONAGENS NARRATIVAS

REALIZAÇÃO GARANTIDA! E AINDA HÁ VAGAS!

Horário: 08 sessões (25 Horas) de 08 de março a 03 de maio de 2016 (terças) | Pós-laboral (19h00 > 22h00)

Sessões 1 a 6: das 19h00 às 22h00

Sessões 7 e 8: das 19h00 às 22h30

Créditos: 2,5 ECTS 

Créditos: 1 UC (CCPFC) Educadores de Infância (100) e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (110).

 

Formadora: Guilhermina Castro

Maria Guilhermina Castro (Porto, 1973) licenciou-se e doutorou-se em Psicologia pela Universidade do Porto, possuindo formação avançada em Direção de Psicodrama e em Psicoterapia e Orientação Vocacional. É docente na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (UCP) desde 1998, e investigadora integrada no Centro de Investigação para a Ciência e Tecnologia das Artes (UCP), no qual coordena atualmente o projeto “Narrativa e Criação Audiovisual”. Maria Guilhermina é co-responsável pelo Grupo de Trabalho “Narrativas Audiovisuais” da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento e organiza conferências e outros eventos na área audiovisual. Os diferentes estudos que tem realizado, desde 1996, foram publicados através de artigos científicos e de comunicações em múltiplos congressos nacionais e internacionais. Participou como atriz em trabalhos como “O Coveiro” de André Gil Mata, premiado no Festival Motel X 2013. Maria Guilhermina é autora de livros de Psicologia e foi psicóloga em diversas instituições públicas e privadas, entre 1995 e 2003.

 

Destinatários: Educadores de Infância (100) e Professores do 1.º ciclo do E.B.(110); Estudantes e profissionais interessados na análise e criação de personagens e narrativas, tais como artistas (Artes Plásticas, Literatura, Cinema, Animação, etc.), docentes (de Artes, Línguas, História, etc.), profissionais da comunicação (Jornalismo, Publicidade, etc.), entre outros.

Propinas:

Inscrição: 50% do valor abaixo indicado (deduzido ao mesmo)

Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP:  95,00 Euros |
Público em Geral: 115,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 16 DE FEVEREIRO DE 2016.

PRAZO EXTRA PARA SUBMISSÃO DE INSCRIÇÕES: 01 DE MARÇO DE 2016.

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Introdução:

Qual o segredo de uma história bem contada? Desde tempos imemoriais, uma dualidade acompanha o ser humano: a daquele que vive este momento e a de um outro que observa e regista o que é vivido tanto num esfera tangível como imagética. Na busca incessante para tornar um acontecimento perene ou, pelo contrário, de o libertar para um novo rumo de efemeridade, a narrativa surge como forma de representar, recriar, construir discursos, persuadir, assumindo diversas faces em campos amplamente constituídos (como a Arte, a História, a Publicidade, a Política…) ou na quotidiana descrição de pessoas, situações, anedotas… A narrativa e aqueles que a compõem – personagem, universo, intriga… – são constantes não apenas na Arte, mas em toda a nossa vida, que apela ao seu uso nas mais diversas esferas. Como compreender a complexidade das personagens em nosso redor? Como criar discursos narrativos de forma mais intensa, vívida e profunda? Como ajudar os outros – incluindo os mais jovens – a encontrar avenidas criativas? Este curso pretende abrir caminhos para este saber e para o prazer de o desbravar…

Objetivos:

O curso pretende promover as capacidades de: (a) analisar personagens de modo profundo; (c) criar personagens profundas e credíveis; (c) analisar cursos narrativos; (d) criar cursos narrativos apelativos e verosímeis; (e) conhececer referenciais teóricos diversos, com consciência crítica; (f) utilizar estratégias de busca da ideia que são criativamente mais profícuas ao formando.

 

Conteúdos Programáticos:

1. (3 horas) Conceitos básicos
1.1. Conceito e ontologia da personagem e da narrativa. Perspetivas psicanalítica, estruturalista e psico-cognitiva. Componentes das narrativas: intriga, ponto de viragem, mundo e universo narrativos, personagens, etc. Personagens planas e redondas.
1.2. Abordagens teóricas de análise – o continuum do real ao mítico. Caraterísticas diferenciais das narrativas míticas e das narrativas realistas: complexidade das personagens, conflito (externo ou interno), projeção e exacerbação.

2. (3 horas) Estrutura clássica da narrativa e estruturas alternativas. União e dissociação de elementos: evolução temporal, objetivos e conflitos, personagens principais e secundárias, composição de atos, mundos narrativos, coerência visual e sonora.

3. (3 horas) Personagens realistas – análise da estrutura de personalidade a partir do modelo de Guidano: motivações, conflitos internos, backstory relacional, evolução desenvolvimental, relação com outras personagens e contextos de vida

4. (6 horas) Arquétipos de narrativa e de personagens, segundo Vogler e Jung: função dramática e fundamentação psicanalítica.
4.1. Estrutura clássica da narrativa e viagem do herói mítico.
4.2. Principais personagens arquetípicas: herói; vilão e sombra; metamorfo, animus e anima; mentor; guardião; trickster; mensageiro.

5. (6 horas) Estratégias de criação de personagens e narrativas baseadas em processos mentais distintos: intrapessoais, interpessoais, contextuais, corporais, visuais, sonoros, verbais, funcionais, etc.

6. (4 horas) Criação da narrativa a partir da personagem (projeção e transformação) e da personagem a partir da narrativa (função). Símbolo e projeção na construção de personagens e narrativas, do real ao mítico.

—————

INFORMAÇÕES:

Número máximo de participantes: 20 (vinte)

Condições de frequência: Conclusão prévia do 12.º ano.

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

Pagamento:

50% do valor total da propina liquidado no acto da inscrição. O valor remanescente é liquidado após encerramento do prazo de inscrições e confirmação de abertura de turma, até data anterior ao início do curso.

METODOLOGIAS DE ENSINO (AVALIAÇÃO INCLUÍDA):

METODOLOGIA
a) Exposição oral de conteúdos pela docente, em contexto de debate ativo
b) Análise de personagens e narrativas de obras representativas, pela docente
c) Realização de exercícios de busca e desenvolvimento da ideia para treino de criação de personagens e narrativas, pelos formandos
d) Realização de trabalho de análise ou de criação de personagem e narrativa, pelos formandos

AVALIAÇÃO
a) Trabalho de personagem e narrativa: análise OU criação (com dossier anexo) – 80%
b) Participação nas aulas – 20% (inclui participação nos debates, realização dos exercícios, assiduidade e pontualidade)

 

O referencial da escala de avaliação será previsto no nº 2 do artigo 46º do Estatuto da carreira Docente, aprovado
pelo Decretolei
nº 15/2007, de 19 de Janeiro:
Excelente – de 9 a 10 valores
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores
Bom – de 6,5 a 7,9 valores
Regular – de 5 a 6,4 valores
Insuficiente – de 1 a 4,9 valores

 

Não serão certificados formandos cuja participação seja inferior a dois terços da duração do curso de formação, conforme o entendimento do Conselho Científico da formação Contínua, descrito no ponto n.º 2 da Carta Circular CCPFC 1/2007.

BIBLIOGRAFIA:

Campbell, J. (1997, 1949). O herói de mil faces. São Paulo: Editora Pensamento.
Chekhov, M. (1996,1953). Para o ator. São Paulo: Martins Fontes.
Dancyger, K. (2001). Global scriptwriting. Boston: Focal Press.
Dancyger, K. & Rush, J. (1997). Alternative scriptwriting: Writing beyond the rules. Boston: Focal Press.
Guidano, V. F. (1987). The complexity of the self: A developmental approach to psychopathology and therapy. New York: The Guilford Press.
Horton, A. (1999). Writing the character-centered screenplay. Berkeley and Los Angeles: University of California Press.
Pio Abreu, J. L. (2006). Como tornar-se doente mental. Coimbra: Quarteto.
Stanislavski, C. (2001). A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Vogler, C. (1992). The writer’s journey: Mythic structure for storytellers and screenwriters. Ann Arbor: Braun-Brumfield.
Waldeback, Z. & Batty, C. (2012). The creative screenwriter: Exercises to expand your craft. London: Methuen Drama, Bloomsbury Publishing.

Anúncios

One Comment

Os comentários estão fechados.