BLENDER + CYCLES & IMPRESSÃO 3D

Horário: 16 sessões (48h) | de 05 de abril  a 26 de maio de 2016 (terças e quintas) | Pós-laboral (19h00 > 22h30)

CRÉDITOS:  5 créditos ECTS

Formadores: Ricardo ADRÊGO e Tiago PINHO

Ricardo Adrêgo

Com formação secundária realizada na Escola Artística e Profissional Árvore no curso de Animação 2D/3D. Posteriormente ingressa na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) onde se licencia em Artes Plásticas – Escultura e onde continua a desenvolver projectos ligados à animação, modelação digital e impressão das mesmas.
Está correntemente a tirar Mestrado em Ilustração e Animação no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) em Barcelos.
Participou em várias exposições tais como:
Terzo Paradiso (2012) – Horta Pedagógica de Guimarães
PROJEÇÕES2014 – O DESENHO DA FBAUP (2014) – Fundação Júlio Resende
ES.PE.CU.LA.ÇÃO (2015) – Palacete Pinto Leite
Já lá Estive (2015) – Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Portfólio online: http://gadget04.wix.com/ricardoadrego

Tiago Pinho

Natural de Vila Nova de Gaia, realizou desde cedo um percurso académico na área das tecnologias de informação e comunicação no Curso Secundário Profissional de Comunicação Multimédia no Colégio de Gaia. Licenciou-se em Artes Plásticas – Ramo Multimédia – pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Adquiriu o grau de Mestre no Mestrado em Ensino de Artes Visuais – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, dedicando-se assim ao ensino das artes ligadas às Tecnologias de Informação e Comunicação.

Realizou algumas exposições coletivas e individuais e é membro do Grupo Identidades – movimento intercultural.

FLICKR e VIMEO

 

Destinatários: Estudantes e licenciados em Artes Plásticas, Arquitetos, Designers, Técnicos de Multimédia. Público em Geral com conhecimentos sólidos de informática geral, software PHOTOSHOP, geometria e desenho e interesse pela área.

 

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP:
  2 prestações de 122,50 Euros |
Público em Geral: 2 prestações de 137,50 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 22 DE MARÇO DE 2016

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Objectivos:

– Domínio das ferramentas de modelação;
– Domínio das ferramentas de sculpting;
– Domínio das ferramentas básicas de animação;
– Domínio das ferramentas de exportação ( diversas extensões de ficheiros, impressão 3D, workflows);
– Domínio do Motor de Render Cycles (materiais e Iluminação, HDRi, etc.);
– Domínio do software CURA (software de impressão);

Conteúdos Programáticos:

– modelação básica;
– modelação com meshes e outras primitivas;
– modelação orgânica;
– luz, materiais e texturas;
– animação básica;
– síntese, ‘renderização’ e exportação;
– Modelação de precisão e impressão 3D.

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INFORMAÇÕES:

Modo de pagamento:

Prestação 1: paga no ato da inscrição

Prestação 2: paga até ao dia 08 de maio de 2016.

É OBRIGATÓRIA A ENTREGA DA DECLARAÇÃO DE PAGAMENTO ATÉ AO DIA 22 DE MARÇO de 2016.

Número Máximo de Participantes: 15 (quinze)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

Necessidades a colmatar pelos formandos: computador portátil com software (ou versão trial) instalado.

Avaliação:

Realização de exercícios e projetos que introduzem e consolidam conhecimentos técnicos e teóricos sobre a utilização da modelação e impressão 3D:

– Primeira parte (24horas): caracterizada pela instrução e formação de base na tecnologia.

– Segunda parte: caracterizada pela emancipação e contextualização da técnica ao serviço de um projeto autónomo do formando.

Avaliação quantitativa numa escala de 0 a 20 valores.

 

Bibliografia Fundamental:

Perisic Zoran; Guia prático do cinema de animação
Meyer Bernhard; Trickfilm-Zeichenkurs. ISBN: 385701-060-6
Feijó Abi 080; Descobre os segredos e anima os teus próprios desenhos!. ISBN: 978-989-95445-2-9

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