DECALQUES: A IMAGEM SOBRE O VIDRO

DECALQUES: A IMAGEM SOBRE O VIDRO

Horário:  8 sessões ( 16 Horas) de 07 a 30 de Junho de 2016 (terça e quinta-feira) | Pós-laboral (18h00 – 20h00)

CRÉDITOS: 1,5 ECTS

Formadora: ANA MARGARIDA ROCHA

Coordenador Científico: PROFESSORA DOUTORA TERESA ALMEIDA

ANA MARGARIDA ROCHA

Nasceu no Porto em 1990. Licenciatura em Artes Plásticas, Ramo de Pintura, FBAUP (2012). Mestrado em Pintura, FBAUP (2014). Expõe regularmente como artista plástica desde 2010. Recebeu o Prémio Viana de Lima em 2015. Para além da especialização em Pintura, tem privilegiado as áreas das Técnicas de Impressão e das Técnicas do Vidro e Cerâmica. Integrou a equipa de investigação do projecto pluridisciplinar IJUP “Vidro e impressão: Criação de substratos e matrizes de impressão alternativas”. É actualmente Bolseira da FCT no âmbito da Unidade de Investigação VICARTE – Vidro e Cerâmica, Grupo de investigação: Contemporany Materials and Creativity / NOVA.ID.FCT.

DESTINATÁRIOS:
Destina-se a toda a comunidade académica da Universidade do Porto, nomeadamente estudantes que queiram aprofundar conhecimentos em técnicas do vidro. Público em geral com interesse pelas áreas das artes plásticas e design, escultura, vidro, cerâmica e gravura.

Taxa de Inscrição: 50% do valor total da propina (deduzido ao valor abaixo indicado)

Propinas:
Estudantes , Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 95,00 Euros |
Público em Geral: 115,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES: DE 21 DE MARÇO ATÉ 17 DE MAIO DE 2016.

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, seleccione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

OBJECTIVOS

  • Realização de papéis de decalque cerâmico alternativos e económicos como substituição aos que existem no mercado.
  • Introdução de decalques em peças tridimensionais de vidro.
  • Apresentação dos parâmetros básicos de execução desta técnica.
  • Realização de uma série de exercícios de criação de peças vidro.
  • Aquisição de competências relativamente aos processos de preparação de decalques cerâmicos: conhecer as propriedades do suporte vítreo; relacionar e trabalhar com a transparência e a textura; conhecer e saber utilizar os diferentes materiais.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

  • Breve história do vidro e da sua presença na contemporaneidade: foco na técnica de kilncasting;
  • Introdução teórica ao vidro como material:
    – Tipos de vidros;
    – Compatibilidades;
    – Ciclos de cozedura;
    – Processos técnicos de kilncasting;
    – Moldes de gesso e sílica.
  • Realização de decalque cerâmico alternativos.

—————————————————–

INFORMAÇÕES:

NÚMERO MÁXIMO DE  PARTICIPANTES: 12 (DOZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO (pagamento) DAS INSCRIÇÕES.

NECESSIDADES A COLMATAR PELOS PARTICIPANTES: ROUPA ADEQUADA OU PROTECÇÃO (BATA, AVENTAL, ETC.)

AVALIAÇÃO:

Sendo uma formação essencialmente prática, este workshop é constituído por oito sessões de duas horas cada. O início do curso incidirá sobre aspectos básicos e mais acessíveis e evoluirá para uma maior complexidade.
Os conteúdos serão introduzidos por uma explicação teórica seguida de demonstrações práticas realizadas pela formadora. O ciclo finaliza-se com exercícios realizados pelos formandos, evoluindo para um projecto individual.

A avaliação será de 0 a 20 valores.

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:

Cummings, Keith . (2002). A history of glassforming. Keith Cummings (Publishers) Limited
WALKER,Brad. (2002). Contemporary warm glass. USA, Clemmons, North Caroline,Four Corners Internacional,
LUNDSTROM, Boyce. (2011). Kiln Fired Glass- Copper and Metal inclusions. Boyce Lundstrom
LUNDSTROM, Boyce. (2011). Best Bottle Book Ever By Boyce. 2011 , Boyce Lundstrom
Beveridge P; Doménech I, Pascual E,. (2003). El vidrio, Parramón Ediciones SA
Petrie, Kevin. (2006). Glass and Print, Glass handbook, A & C Black Publishers
Riecke, Helmut.(2006). Contemporary Glass Art, Lausanne et la Bibliothéque des arts,
Stone, Graham.(2000) ; Firing Schedules for Glass, First Edition Melbourne
Weinberg, Steve . (1985); Glass Casting Techniques, Glass Art Society Journal
CUMMINGS, K. (2001).Techniques of Kiln- Formed Glass. London: A&C Black Publishers Limited.
CUMMINGS, K.(2009). Contemporary Kiln-Formed Glass: A Wordl Survey. London:A&C Black Publishers Limited.
REID, C. (2013). Glass Sculpture. Surrey: Lund Humphiers, Adrian Sassoon & Cheltenham Borough Council ( Cheltenham Art Gallery & Museum).

Anúncios