SEM VAGAS! WORKSHOP DE PINTURA DE FIGURA HUMANA

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

SEM VAGAS!

WORKSHOP DE PINTURA DE FIGURA HUMANA

Horário:  10 sessões (33 Horas) | de 14 de Junho a 14 de Julho de 2016 (terça e quinta-feira) | Pós-laboral (19h00 – 22h00/ 23h00)

CRÉDITOS: 3,5 ECTS

Formadora: SOFIA TORRES

Coordenador Científico: PROFESSOR DOUTOR FRANCISCO LARANJO

SOFIA TORRES

Professora Assistente Convidada na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto onde lecciona a unidade curricular de Atelier II. Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2003/2008. Efectuou estudos na Accademia di Belle Arti di Bologna, em Itália, ao abrigo do programa Erasmus – 2006/2007. Mestrado em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2008/2010. Aluna do Doutoramento em Arte e Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e membro colaborador do I2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade). Desde 2005 participa em várias exposições individuais e colectivas em território nacional e internacional.

DESTINATÁRIOS

Candidatos estudantes de licenciaturas ou de cursos de formação contínua com conhecimentos básicos de desenho e pintura, que desejem ampliar a sua experiência curricular e aprofundar conhecimentos desta prática específica dentro do processo pictórico da pintura. Público em geral com conhecimentos básicos de desenho e de pintura (VER CONDIÇÕES DE ACESSO).

Taxa de Inscrição: 50% do valor total da propina (deduzido ao valor abaixo indicado)

Propinas:
Estudantes , Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 190,00 Euros |
Público em Geral: 220,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES: DE 21 DE MARÇO ATÉ 31 DE MAIO DE 2016.

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, seleccione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Módulo 1 – Preparação – Desenho de Figura Humana (total 14h)

1 – Introdução teórica; (1 aula de 2h)

2 – Noções básicas de desenho:
2.1 – Proporções/enquadramentos;
2.2 – Estudos de Osteologia (2 aulas de 3h)
2.3 – Estudos de Miologia (2 aulas de 3h)

Módulo 2 – Pintura a Óleo – Exercícios de preparação (total 3h)

2 – Estudos a óleo a partir de imagens; (1 aula de 3h)
2.2.1 – Estrutura e composição;
2.2.2 – Luz/sombra;
2.2.3 – Cor e tonalidades;

Módulo 3 – Pintura a Óleo com modelo de figura humana (total 16h)
Execução de dois exercícios de pintura a óleo a partir da observação de modelo de figura humana (4 aulas de 4h).

 

OBJECTIVOS, RESULTADOS DE APRENDIZAGEM/ COMPETÊNCIAS

Nesta formação pretende-se fazer uma abordagem teórico-prática à metodologia da pintura a óleo com modelo, começando pelas etapas elementares do desenho, propiciando assim um desenvolvimento sólido e gradual desta área específica da pintura e consequente aperfeiçoamento técnico da mesma.
Pretende-se que o aluno desenvolva competências na área do desenho de figura, a nível da percepção de enquadramentos e proporções, e a nível da construção anatómica da mesma, conhecimentos estes que serão introduzidos como bases estruturais na pintura de modelo. A nível da pintura, procura-se o desenvolvimento de aptidões na técnica do óleo, aplicada especificamente no tratamento da figura humana.

—————————————————–

INFORMAÇÕES:

CONDIÇÕES DE ACESSO

Os candidatos que não tenham frequentado cursos de pintura e/ou desenho promovidos pelo Serviço de Formação Contínua da FBAUP devem apresentar um portefólio para avaliação de competências. Do portefólio devem constar entre 10 a 12 imagens de trabalhos mais representativos da produção pictórica do candidato, um pequeno texto auto-biográfico e a razão por que deseja frequentar o curso.

NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 15 (QUINZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO (pagamento) DAS INSCRIÇÕES.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

MATERIAIS: A lista de materiais necessários será divulgada na primeira sessão.

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, contando no final com uma avaliação geral dos trabalhos, de forma a classificar os conhecimentos adquiridos e evolução, sustentada nos seguintes parâmetros:

Assiduidade: 10%,
Participação/motivação: 10%
Qualidades plásticas:
Execução – 25%;
Criatividade, originalidade – 10%;
Concretização – 25%;
Evolução – 20%.

A avaliação será de 0 a 20 valores.

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:

BELL Julian; What is painting ?. ISBN: 0-500-28101-7
MAYER Ralph;The artist’s handbook of materials and techniques. ISBN: 0-571-11693-0
MAYER Ralph; Materiales y técnicas del arte. ISBN: 84-87756-17-4
PUTTFARTEN Thomas; The discovery of pictoral composition. ISBN: 0-300-08156-1
SMITH Ray; Manual Prático do Artista, Civilização Editores, 2006. ISBN: 989-550-125-0
EDWARDS Betty ; Color – a course in mastering the art of mixing colours, Penguin Group, 2004
GOTTSEGEN, Mark David ;The Painter’s Handbook, Watson-Guptill Publications, 2006
WEHLTE, Kurt – The Materials & Techniques of Painting: With a Supplement on Color Theory, New York: Prentice Hall Press, 1975.
Bordes, Juan; Historia de las teorías de la figura humana : el dibujo, la anatomía, la proporción, la fisiognomía / Juan Bordes. – Madrid : Cátedra, 2003
Audran, Gérard; Les proportions du corps humain, mesurées sur les plus belles figures de l’Antiquité / par Gérard Audran, graveur. – Nouvelle édition, dédiée aux Écoles Centrales. – , Paris Chez Joubert, graveur, Marchand d’Estampes & Successeur de J. F. Chéreau, 1801
Goldstein, Nathan; Figure drawing : the structure, anatomy and expressive design of human form / Nathan Goldstein. – 2ª ed. – New Jersey : Prentice Hall, 1993.

Anúncios