SEM VAGAS! ILUSTRAÇÃO, IMPRESSÃO, PUBLICAÇÃO

*TURMA COMPLETA*

Horário: 36 horas (12 sessões) | de 04 de outubro de 2016 a 10 de janeiro de 2017 (terças) | Pós-laboral (19h00 > 22h00)

 

Créditos: 4 Créditos ECTS (aguarda creditação)

 

Formadoras: Karen Lacroix e Alexandra Rafael

 

Karen Lacroix:  ilustradora e designer que vive entre o Porto (Portugal) e Londres (Reino Unido). Foi professora de narrativas visuais na Universidade Richmond durante cinco anos e trabalha para uma variedade de clientes, tais como a English Touring OperaSignumRecords e o Instituto Bishopsgate. Em 2010, depois de terminar o mestrado em Comunicação Visual no Royal College of Art, fundou a Uncanny Editions, uma editora de ilustração e estúdio que explora diferentes modos e práticas de publicação. A editora organiza frequentemente workshops em museus e instituições culturais tais como a National Portrait Gallery, Marksthe Bökship e The Photographers Gallery. É fundadora e coordenadora da Illustration Summer School, em Vila Nova de Gaia. O trabalho da Uncanny Editions está representado em coleções tais como MoMA (Nova Iorque, EUA), University College London, London College of Communication (UK) e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal).

www.uncannyeditions.com

Alexandra Rafael: artista de gravura sediada no Porto. Detentora de Mestrado em Desenho e Gravura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde desenvolveu pesquisas sobre processos de transferência para superfícies de gravura . Desde então,tem participado em várias exposições e residências artísticas em todo o país.

http://alexandra-rafael.tumblr.com/

 

Destinatários:

Estudantes de artes plásticas e comunicação visual. Ilustradores e pessoas interessadas em impressão e gravura.

 

NOTA: Nas sessões orientadas pela formadora Dra. Karen Lacroix a língua de comunicação será a inglesa.

 

Propinas:

Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 3 prestações de 62,00 Euros |
Público em Geral: 3 prestações de 76,60 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

 

INSCRIÇÕES ATÉ 20 DE SETEMBRO

 

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

 

Objetivos:

O objetivo do curso é dar aos participantes ferramentas de pesquisa visual para analisar, desconstruir e desafiar uma narrativa visual.

Este curso apresenta aos alunos o potencial da gravura e da publicação como um processo de pesquisa, com especial atenção para o uso da impressão como investigação, em vez de produção. Nele se investiga uma série de métodos que facilitam a visualização crítica do processo de ilustração, usando gravura básica e técnicas de impressão digitais, tais como processos de transferência não-tóxicos e fotocópias. Ele também adota métodos de documentação, arquivo, compilação, montagem, edição e publicação, usando o livro como um processo de recolha e documentação da investigação, a fim de desafiar uma narrativa.

 

Programa:

 

Sessão 1

introdução ao curso,
tutoriais individuais,
seleção de uma narrativa por cada aluno,
uso de Spidergram.

 

Sessão 2

introdução à gravura com Alexandra Rafael

 

Sessão 3

métodos de gravura e investigação

 

Sessão 4

métodos de gravura e investigação

 

Sessão 5

métodos de gravura e investigação

 

Sessão 6

introdução à ilustração com Karen Lacroix,
usando o método de pesquisa de publicação como processo

 

Sessão 7

usando a narrativa original
uso de Spidergram
pesquisa e conteúdo
revisitando trabalhos anteriores produzidos em sala de aula

 

Sessão 8

usando o método de pesquisa de publicação como processo

 

Sessão 9

usando o método de pesquisa de publicação como processo e edição

 

Sessão 10

montagem

 

Sessão 11

encadernação

 

Sessão 12

discussão e apresentações

GALERIA DE IMAGENS: imagens registadas durante as sessões da unidade de formação contínua ILUSTRAÇÃO, IMPRESSÃO,PUBLICAÇÃO

———————————————————————————————————————

Informações

 

Modo de pagamento:

Prestação 1: paga no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestações 2 e 3: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

 

É obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL FREQUENTAR O CURSO.

 

Número máximo de participantes: 15 (QUINZE)

 

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

 

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

 

MATERIAIS (NECESSIDADES A COLMATAR PELOS PARTICIPANTES): 

– 1 lápis litográfico macio;

– 4 folhas de papel vegetal;

– 2 folhas de papel de acetato;

– 4 folhas de papel milimétrico;

– 1 par de tesouras;

– 1 faca;

– 1 rolo (dos mais baratos);

– 1 trincha japonesa (larga);

– 1 rolo de fita cola de papel.

 

Método de avaliação:

Este curso irá adotar uma variedade de abordagens metodológicas, incluindo oficinas práticas, palestras, críticas individuais e de grupo. A conclusão bem-sucedida do curso significa que o participante terminou todas as oficinas, bem como aplicou, manipulou e / ou alterou os métodos ensinados durante o curso e utilizou-as no seu próprio projeto concluído no final do curso.

A avaliação será quantitativa de 0 a 20.

Assiduidade: 15%,

Participação: 35%,

Trabalho individual: 50%

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

Aos participantes que desejem frequentar o curso na vertente LIVRE será emitido:

– um certificado de frequência.

A opção dos formandos de frequentar este curso na vertente livre é tomada impreterivelmente em data anterior ao início do curso, e comunicada por escrito para formcontinua@fba.up.pt.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso do formando exceder o limite de faltas e/ou não obter aproveitamento após processo avaliativo, não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

 

BIBLIOGRAFIA:

Crow, D. (2010) Visible Signs: An Introduction to Semiotics in the Visual Arts. London: AVA Publishing
Harold, E. & Taylor, E. (1978) Pictures on a Page: Photo-Journalism, Graphics and Picture Editing. William Heinemann
Heller, S. & Arisman, M. eds. (2000) The Education of an Illustrator. New York: Allworth Press
Klanten, R.; Mollard, A.; Hubner, M. eds. (2011) Behind the Zines: Self-publishing Culture. Die Gestalten Verlag
Noble, I. & Bestley, R. (2007) Visual Research: An Introduction to Research Methodologies in Graphic Design. London: AVA Publishing
Smith, Keith A. (1996) Non-Adhesive Binding. NY: Keith Smith BOOKS

Anúncios