MODELAÇÃO EM BARRO DE FIGURA HUMANA

Horário: 25 sessões (100h) | de 04 de outubro de 2016 a 27 de janeiro de 2017 (terças e sextas) | Pós-laboral (19h00 – 23h00)

Curso Livre

Formador: Filipe Mendes

Destinatários:

Este curso destina-se ao público em geral, podendo dar apoio a diferentes níveis de relacionamento com a prática da modelação e de habituação ao processo de representação da figura humana, partindo de modelo vivo. É pensado de modo a facilitar a compreensão do processo de modelação em barro hidratado por água e a rápida conquista de resultados e evolução por parte dos participantes. Permite, contudo, dar apoio a níveis de investigação avançada sobre modelação de figura humana, na experimentação de métodos de estruturação da representação e análise critica sobre os resultados e os registos pessoais.

Não serão, por isso, estabelecidos pré-requisitos para cumprir os objectivos do curso, mas os resultados e as competências ambicionadas, que obviamente também se pretendem inscrever na investigação e questionamento do campo artístico contemporâneo, devem estar apoiados pela prática e capacidade sedimentada de desenho por parte do estudante.

Este curso poderá ser de utilidade para professores e artistas profissionais que necessitem medir a possibilidade de implementar projectos de pequena escala de representação de figura humana modelada, fundamentada na experiência prática e de organização de atelier de modelação.

Propinas:
Estudantes, Professores, Funcionários FBA/ UP: 3 prestações de 200 Euros|
Público em Geral: 3 prestações de 235 Euros|
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 20 DE SETEMBRO

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Objetivos:

O curso marca como objectivo geral primordial difundir os procedimentos básicos da tecnologia da modelação, na especificidade da representação da figura humana, partindo de modelo vivo. Pretende esclarecer os participantes da relação de interdependência de estruturação tridimensional e desenho, de luz e volume, de corpo e espaço, na criação de peças artísticas modeladas de representação da figura humana.

Outros objectivos gerais serão:

– Aperfeiçoamento da acuidade visual e capacidades analíticas/sintéticas do volume, do espaço e da escala;

– Consciencialização sensorial das formas no espaço tridimensional;

– experimentação dos princípios gerais de composição da escultura;

– experimentação dos processos de modelação de figura humana, em barro hidratado com água, através de modelo vivo;

– Reflexões e análises críticas sobre os universos da Modelação no contemporâneo;

– Competência de investigação, comunicação e inovação (recolha, seleção e tratamento personalizada de informação);

– Capacidade de gestão de recursos (espaço de trabalho, equipamento e materiais).

Como objectivos específicos serão apontados:

– reconhecer os processos de modelação como espaço de liberdade associado ao desenho, à experimentação volumétrica e ao transitório na escultura, enquanto apontamento de volume e escala;

– aprofundar conhecimentos sobre processos de modelação, suas matérias e ferramentas de apoio e suas interdependências metodológicas com outras áreas de produção;

– aprofundar conhecimentos sobre a estruturação de volumes e sua relação espacial;

– consciencialização e exploração de uma linguagem própria no fazer da modelação;

– aprofundar conhecimentos sobre anatomia humana artística, ao nível da osteologia e miologia;

Conteúdos programáticos:

Este curso explorará a prática da modelação, no universo das Artes Plásticas – Escultura, enquadrada nos seus profícuos desenvolvimentos do início do século XX, até à contemporaneidade. Em particular, da modelação da figura humana, numa revisão condensada da história recente das artes plásticas nacionais, e suas ligações ás dinâmicas internacionais, das últimas décadas.

Princípios fundamentais, metodologias, processos, técnicas e matérias do fazer da modelação, no âmbito da escultura, serão explorados através de um conjunto de propostas baseadas exclusivamente na representação da figura-humana.

Será amplamente experimentada, como matéria-prima ideal, o barro hidratado por água, sua manipulação, transformação e estruturação, através de um processo construtivo essencialmente por adição de matéria, de dentro para fora e do geral para o particular.

O conjunto de exercícios propostos, orientam o estudante na conquista e organização das formas tridimensionais no espaço, onde valências como escala, proporções, relações internas/externas e interligação de volumes tornam-se elementos de composição cruciais para o desenvolvimento do estudo em causa. Bem como, a compreensão da intrínseca relação da modelação com o desenho, com a luz, com o tempo e o corpo próprio.

O conjunto de propostas pretende ser promotor de um espaço de investigação de expressão plástica individual, mas também, de reflexão sobre a arte contemporânea e sua relação com representação da figura-humana.

Assim, o curso estimulará o desenvolvimento de representações de figura humana modelada, pela prática de atelier, com a presença de modelo vivo. Experimentações e desenvolvimentos volumétricos de pequena escala, enquanto modo de aclaração dos objectivos de produção da modelação de figura humana e suas particularidades básicas. O desenho enquanto prática integrada no fazer da modelação. Isto é, do desenho à matéria e a matéria como desenho. E ainda, a ligação entre o desenho e o espaço, na escultura. A tradução da realidade, conscientemente organizada, pela ligação entre os nossos mecanismos de ver formas e volumes e o conhecimento das suas estruturas e da sua composição no espaço.

O estudante desenvolverá, assim, neste curso, uma investigação sistemática da representação tridimensional da figura humana, partindo do ver, sentir, desenhar, em relevo, em vulto redondo, da totalidade do corpo envolvendo estudos de movimento, em pequena escala, da totalidade do corpo em média escala, do fragmento em escala natural, do estudo da cabeça para estudos de retrato.

 

———————————————————————————————————————

Informações

Modo de pagamento:

Prestações 1: paga no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestações 2 e 3: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

É obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NO CURSO.

Número máximo de participantes: 12 (DOZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

Necessidades a colmatar pelos formandos:

– 2X2 m de tecido de lençol;

– 1 caixa de material com as dimensões 40X30X60

– 1 kit de teques para modelação;

– bata de trabalho.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

 

Certificação:

Aos participantes será atribuído um certificado de frequência.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso do formando exceder o limite de faltas e/ou não obter aproveitamento após processo avaliativo, não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA:

– GENET, Jean- O estúdio de Alberto Giacometti. Lisboa: Assírio & Alvim, 1988.

– GSELL, Paul-  L’ART, August Rodin. Entretiens Rèunis par Paul Gsell. Paris: BERNARD GRASSET, ÉDITEUR, 1911.

– LANTERI, ED.- MODELLING, a guide for teachers and Students. London: CHAPMAN & HALL, Ltd., 1902.

– Mills John W.- Encyclopedia of sculpture techniques. Londres: Batsford, 2005. ISBN: 0-7134-8930-8.

– PEREIRA, José Fernandes- Dicionário de Escultura Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho, 2005. ISBN/ISSN 972-32-1723-8.

– Krauss Rosalind E.- Passages in Modern Sculpture. Madrid: AKAL, 2002. ISBN: 0-262-61033-7.

– Rich Jack C.- The materials and methods of sculpture. New York: Dover Publications, 1974. ISBN: 0-486-25742-8.

Anúncios