INSCRIÇÕES ENCERRADAS! CURSO LIVRE DE DESENHO DE FIGURA HUMANA/ COMPOSIÇÃO

Horário: 34 sessões (68h) | de 20 de outubro de 2016 a 13 de março de 2017 (segunda e quinta) | Pós-laboral (19h00 > 21h00)

CURSO LIVRE

Formadores: Ricardo Leite e Filipe Matos

Ricardo Leite

Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, concluída em Outubro de 1999, com média final de 14 valores. Doutorado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Assistente Convidado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto desde 2010 na Unidade Curricular Atelier I – Pintura. Assistente Convidado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 2009/10 e desde 2011 em Desenho I. Das várias exposições individuais e coletivas que regularmente realiza desde 1996, destaca-se a participação na BP/ Amoco Award na National Portrait Gallery em Londres, Reino Unido (2000). Em 2006 venceu o prestigiado Prémio Revelação de Pintura Caixa Geral de Depósitos/ Centro Nacional de Cultura. Em 2014 pintou o retrato do eminente historiador Professor José Augusto França para a coleção da Academia Nacional de Belas Artes, onde se encontra exposto.

http://www.ricardo-leite.com/main.htm

 

Filipe Matos

Vive e trabalha em Lisboa. Concluiu o curso de Artes Visuais – Multimédia, Variante Pintura na Universidade de Évora em 2010 e o Mestrado em Ensino de Artes Visuais pela mesma Universidade em 2012. Participou em várias exposições colectivas desde 2009 e apresentou quatro exposições individuais (2011, 2012, 2013 e 2014). Foi vencedor do prémio Abel Manta de Pintura 2011  (1.º e 3.º lugar, Gouveia). Conquistou ainda o 1.º lugar  na  2.ª edição do concurso de Pintura Rápida – Pintar Pavia – 2010. Atribuição de menção honrosa na área de pintura no Concurso Aveiro Jovem Criador 2009.

www.filipematos.yolasite.com

http://matos-filipe.tumblr.com/

Destinatários:

O curso dirige-se a todos os interessados em dar continuidade à prática do desenho da figura humana que reúnam uma das seguintes condições:

– Apresentação de comprovativo de frequência, com aprovação, do Curso de Desenho Figura Humana – Iniciação.

– Apreciação positiva da parte dos formadores a um portefólio, enviado pelo candidato em formato digital até dia 06 de outubro para: formcontinua@fba.up.pt.

O portefólio deve conter imagens de qualidade (300 DPI) de 30 desenhos da sua autoria, com indicações das dimensões e da técnica de cada um, em que a figura seja o tema principal.

 

Propinas:

Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP: 5 prestações de 97,00 Euros |
Público em Geral: 5 prestações de 108,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

 

INSCRIÇÕES ATÉ 06 DE OUTUBRO

 

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

 

Introdução

Pretende-se com este curso consolidar a prática do Desenho de Figura Humana.

A composição será abordada através da articulação entre figura humana, espaço, adereços (objetos e panejamento) e gessos.

As sessões serão essencialmente práticas e a representação a partir da observação direta do modelo constitui o processo basilar deste curso. No entanto, outros métodos serão utilizados como complemento criativo de representação (cópia de desenhos, memória e imaginação).

A sequência dos exercícios propostos tenderá, naturalmente, para uma gradual complexidade e visa orientar os participantes na prática do desenho de modo a que a sua aprendizagem se torne cada vez mais dinâmica, completa e autónoma.

 

Conteúdos Programáticos

– Desenho de contorno: a figura e o espaço

– Desenho gestual: os objectos e a figura.

– O movimento – sequência de poses da mesma figura em sobreposição – figuras próximas e afastadas (o problema da escala).

– Claro/ escuro.

– Estudos rápidos com gessos e figura (continuação do problema da escala).

– Estudos anatómicos

– Estudos a partir de reproduções de desenhos (acrescentar a figura no espaço pré-definido)

– Os panejamentos e adereços desenhados a partir de reproduções como elementos acrescentados à figura.

– Conceção de uma composição com várias figuras

O material a levar para a primeira aula é lápis de grafite e marcador preto (entre 0,5 e 0,7), 4 folhas A2 papel cenário ou cavalinho. O restante material não deve ser adquirido antes da primeira aula.

Material

– Lápis de grafite 2B, 4B, 6B.

– Lápis de carvão “soft” e “medium”, carvão vegetal.

– Borracha de grafite.

– Borracha de carvão.

– Caixa de lápis de cor (mínimo 12).

– “Conté crayon” em barra, preto e branco.

– Lápis de pedra negra “soft”.

– Lápis de sanguínea “soft”.

– Frasco de tinta da china.

– Afia-lápis e x-ato.

– Pincel de pelo de nylon, redondo e pontiagudo.

– Paleta de plástico (dimensão mínima A4).

– Frasco para água.

– Pano absorvente.

Suportes:

– Bloco de papel cavalinho A3.

– Bloco de papel de cenário (A2).

– Bloco de Papel “cartridge” com gramagem superior a 120.

– Folhas de papel de cor “Canson” A2.

———————————————————————————————————————

Informações

Modo de pagamento:

Prestações 1 e 5: pagas no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestações 2, 3 e 4: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

É obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NO CURSO.

Número máximo de participantes: 20 (VINTE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

 

 Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de frequência.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso do formando exceder o limite de faltas e/ou não obter aproveitamento após processo avaliativo, não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA:

Goldstein, Nathan – Design and Composition, Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall, 1989.

Goldstein, Nathan – Figure Drawing: the structure, anatomy and expressive design of the human form, New Jersey: Pearson/Prentice-Hall, 1993.

Nicolaïdes, Kimon – The Natural Way to Draw: a working plan for art study, Boston: Houghton Mifflin Company, 1969

Arnheim, Rudolf – O poder do centro: um estudo da composição nas artes visuais, Lisboa: edições 70, 1990.

Arnheim, Rudolf – Arte e percepção visual, Uma psicologia da visão criadora, São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

Anúncios