ENTRE A PINTURA E A ESCULTURA – DA COR NA TRIDIMENSIONALIDADE À TRIDIMENSIONALIDADE NO PICTÓRICO

ENTRE A PINTURA E A ESCULTURA – DA COR NA TRIDIMENSIONALIDADE À TRIDIMENSIONALIDADE NO PICTÓRICO

Horário: 12 sessões (36 Horas) | de 17 de fevereiro a 12 de maio de 2017 (sextas) | Pós-laboral (19h00 > 22h00)

Créditos: 5 créditos ECTS

Formador: Jorge Abade

Licenciado em Pintura pela FBAUP e doutorado em Teoria da Arte pela Universidade Católica. Faz investigação em Arte e Teoria no CITAR (Centro de Investigação da Escola Das Artes da Universidade Católica). Da sua experiência letiva destacam-se 14 anos de exercício de docência na Universidade Católica (Escola das Artes), nas seguintes cadeiras: Desenho Básico, Desenho de Representação e Correntes de Arte Contemporânea e a docência de cursos livres em desenho e pintura, na Escola das Artes da Universidade Católica. Colaborou em variados projetos de investigação na área da teoria e prática artística e com diversos artistas e entidades na produção de obras de arte, exposições, curadorias, residências artísticas e espetáculos. Mantém produção artística contínua e sistemática desde 2001, para exposições individuais e coletivas, com pontuais participações em residências artísticas.

Destinatários:  Alunos de arte e público em geral com conhecimentos básicos de desenho, que desejem desenvolver o seu estudo e produção artística (ver CONDIÇÕES DE ACESSO).

Propinas:

Taxa de Inscrição: 50% do valor da propina (deduzido à mesma)
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 140,00 Euros |
Público em Geral: 175,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 03 DE FEVEREIRO DE 2017.

Candidaturas e Inscrição
Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

 Conteúdos Programáticos:

  1. Introdução teórica: apresentação histórica do tema, implicações e consequências do assunto.
  2. Materiais e suportes de ambas as práticas, experimentação de técnicas e seu cruzamento.
  3. Estudo das particularidades de cada meio (pintura e escultura), dos limites da sua identidade individual e das suas possibilidades de cruzamento.
  4. Realização de exercícios variados que equacionem diferentes possibilidades de cruzamento entre as práticas.
  5. Desenvolvimento de uma via particular na exploração das possibilidades híbridas das práticas.
  6. Análise interativa de resultados, tanto os efetivos (técnicos e plásticos) como os conceptuais.

————————

Informações

Modo de pagamento:

Taxa de Inscrição: Paga no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Propina e seguro escolar: pagos até data anterior ao início do curso.

A frequência desta unidade de formação contínua pressupõe o pagamento integral dos valores associados à mesma antes da sua data de início.

Número máximo de participantes: 20 (VINTE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

 

Condições de acesso:

Os candidatos que não possuam qualquer certificado de iniciação ao desenho, devem apresentar portefólio, que será sujeito a análise para se averiguar se têm competências mínimas adequadas à frequência do curso. Esse documento deverá conter entre 10 a 15 imagens de obras realizadas pelo candidato, e ser acompanhado de uma pequena carta que justifique a motivação para este curso.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

 

Método de avaliação:

A avaliação proceder-se-á integralmente a partir do trabalho prático realizado.
Serão tidos em conta, como principais parâmetros de avaliação, os seguintes tópicos:
– Qualidade técnica e plástica dos trabalhos realizados.
– Destreza técnica, prática e conceptual desenvolvida, acompanhado do desafio à experimentação e procura das melhores soluções.
– Nível de progressão ao longo do curso dos vários tipos de conhecimento relacionados com a prática de uma produção artística híbrida.
– Adaptação e espírito opinativo relativamente às matérias trabalhadas, tanto ao nível teórico como prático.
– Interesse revelado tanto na execução de trabalhos como na apresentação de pesquisa além parâmetros e horário do curso.
– Presença, assiduidade e dedicação na aprendizagem de todas as matérias (técnicas, práticas e conceptuais)

Mais especificamente:

A avaliação será contínua, com um momento final de avaliação geral:
Trabalho individual (80%):
– Execução técnica 25%
– Resposta criativa e adaptação à matéria 10%
– Coerência da concretização geral 25%
– Progressão pelos conhecimentos adquiridos 20%
Motivação e interação 10%
Assiduidade 10%

A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

Aos participantes que desejem frequentar o curso na vertente LIVRE será emitido:

– um certificado de frequência.

A opção dos formandos de frequentar este curso na vertente livre é tomada impreterivelmente em data anterior ao início do curso, e comunicada por escrito através de preenchimento e entrega de formulário próprio.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso de o formando exceder o limite de faltas e/ou não obter aproveitamento após processo avaliativo, não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

 

BIBLIOGRAFIA:
ALBERS, Joseph, Interacción del color, Madrid, Alianza Editorial, 2010
ARMSTRONG, Philip; LISBON, Laura; MELVILLE, Stephen, As Painting: Division and Displacement, Cambridge, MIT Press, 2001
BACHELARD, Gaston, A poética do Espaço, São Paulo, Martins Fontes, 2005
BAUDRILLARD, Jean, O Crime Perfeito, Lisboa, Relógio D´Água, 1996
BAUDRILLARD, Jean, Sistema dos Objectos, São Paulo, Editora Perspectiva, 2004
BAUDRILLARD, Jean, Simulacros e Simulação, Lisboa, Relógio D´Água, 1991
BELL, Clive, Arte, Lisboa, Texto e Grafia, 2009
BENJAMIN, Walter, The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction, London, Penguin Books, 2008
BENJAMIN, Walter, Illuminations, New York, Schocken Books, 1968
BENSON, Blasted Allegories: An Antology of Artists´Writings,
BOIS, Yve-Alain; KRAUSS, Mode d’Emploi, Centre Georges Pompidou, Paris, 1996
BOURRIAUD, Nicolas, Altermodern (Tate trienal), London, Tate Publishing, 2008
BRUN, Jean, La Main et l’Esprit (1963) ed. ut.: A Mão e o Espírito, Lisboa, Edições 70, 1991
BUCHLOH, Benjamin H. D., Allegorical Procedures: Appropriation and Montage in Contemporary Art. em Artforum, Septembe, 1982
BUSKIRK, Martha, The contingent Object of Contemporary Art, Cambridge/London, The MIT Press, 2003
CALABRESE, Omar, Como se lê uma obra de arte, Lisboa, Edições 70, 1997
COLINS, Judith, (org), Sculpture Today, London, Phaidon, 2007
FRIED, Michael, Art and Objecthood: Essays and Reviews (1961-1977), The University of Chicago Press, 1998
GILL, Perry; WOOD, Paul. Themes in Contemporary Art, Yale University Press; The Open University, New Haven; London, 2004.
KOESTLER, Arthur, The Act of Creation, London, Pan books Ltd, 1970
MAYER, Ralph, Manual do Artista, São Paulo, Martins Fontes, 1996
MILLET, Catherine, Qu´est-ce que L´art Contemporain?, in Art Press, 222, Março, 1997, pp. 19-25
MILLET, Catherine, A Arte Contemporânea, Lisboa, Instituto Piaget, 2000
MICHAUD, Yves, La Crise de L’art Contemporain (1997), Paris, Presses Universitaires de France, 1999
PANOFSKY, Erwin, O Significado nas Artes Visuais, Lisboa, Editorial Presença, 1989
STEINER, George, Gramáticas da criação, Lisboa, Relógio D’Água, 2002
WALL, Jeff, Depiction, Object, Event, Hertogenbosch, Hermes Lecture, 2006

Anúncios