INVESTIGAÇÃO VISUAL: ILUSTRAÇÃO E DESIGN

SEM VAGAS!

 INVESTIGAÇÃO VISUAL: ILUSTRAÇÃO E DESIGN

Horário: 12 sessões (36 Horas) de 15 de fevereiro a 10 de maio de 2017 (quartas) | Pós-laboral (19h00 > 22h00)

Créditos: 4 ECTS

Formadores: Karen Lacroix, Catarina Azevedo e Hugo Moura

Karen Lacroix:  ilustradora e designer que vive entre o Porto (Portugal) e Londres (Reino Unido). Foi professora de narrativas visuais na Universidade Richmond durante cinco anos e trabalha para uma variedade de clientes, tais como a English Touring OperaSignumRecords e o Instituto Bishopsgate. Em 2010, depois de terminar o mestrado em Comunicação Visual no Royal College of Art, fundou a Uncanny Editions, uma editora de ilustração e estúdio que explora diferentes modos e práticas de publicação. A editora organiza frequentemente workshops em museus e instituições culturais tais como a National Portrait Gallery, Marksthe Bökship e The Photographers Gallery. É fundadora e coordenadora da Illustration Summer School, em Vila Nova de Gaia. O trabalho da Uncanny Editions está representado em coleções tais como MoMA (Nova Iorque, EUA), University College London, London College of Communication (UK) e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal).

www.uncannyeditions.com

Catarina Azevedo: Licenciada em Design de Comunicação pela FBAUP. Fundadora e encadernadora do estúdio de encadernação Alfaiate do Livro desde 2011; membro fundador e colaboradora da Associação Cultural We Came From Space; monitora em “A Serigrafia e o (teu!) Cartaz” do programa “Oficinas de Verão” da Universidade Júnior, Universidade do Porto, nos anos 2010 e 2011

http://alfaiatedolivro.blogspot.pt/

Hugo Moura: Professor assistente na ESAD. Diretor de arte e designer no estúdio de design gráfico Xesta Studio, membro integrante/residente no projeto We Came From Space, fez várias colaborações com Atelier Martino & Jaña. Desenvolveu ilustração para capa do livro “Le Grand Livre de la Calligraphie” da editora Pyramyd Éditions e para capa de livro para a Colecção de Design Português vol.8; criou ilustrações/lettering para poster colaborativo com Atelier Martino e Jaña para a o canal de TV Americano NBC; autor de design de colecção escolar para a AMBAR; tutor em vários workshops: “Intordução à Caligrafia”, “Calligrafia e Lettering: Blackletter (com Fábio Duarte Martins)”

http://www.xestastudio.com/PT/

 

Destinatários: Estudantes de Artes Plásticas e Design de Comunicação. Ilustradores e interessados em tipografia, encadernação e caligrafia.

Propinas:

Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 3 prestações de 74,00 Euros |
Público em Geral: 3 prestações de 92,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 01 DE FEVEREIRO DE 2017.

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

ATENÇÃO: Nas sessões orientadas pela formadora Karen Lacroix, a língua de comunicação será a inglesa.

Objetivos:

O objetivo do curso é providenciar ferramentas de investigação visual para analisar, desconstruir e desafiar uma narrativa.

Estrutura do curso:

1.
Introdução à caligrafia com Hugo Moura (Xesta Studio)

2.
Introdução à encadernação com Catarina Azevedo (Alfaiate do Livro)

3.
Introdução à ilustração com Karen Lacroix (Uncanny Editions)

4.
Montagem de texto com Karen Lacroix (Uncanny Editions) & Hugo Moura (Xesta Studio)

5.
Cut-outs modulares & Cubomania com Karen Lacroix (Uncanny Editions) & Hugo Moura (Xesta Studio)

6.
Introdução à publicação enquanto processo com Karen Lacroix (Uncanny Editions) & Hugo Moura (Xesta Studio)

7.
Introdução ao Codex de Volumes com Catarina Azevedo (Alfaiate do Livro) & Karen Lacroix (Uncanny Editions)

8.
Explorando  logística e  movimento e a falha diagonal entre Book Blocks com Catarina Azevedo (Alfaiate do Livro) & Karen Lacroix (Uncanny Editions)

9.
Páginas de tamanho variável e páginas sobrepostas com Catarina Azevedo (Alfaiate do Livro) & Karen Lacroix (Uncanny Editions)

10.
Itinerários através do livro desdobrável com Catarina Azevedo (Alfaiate do Livro) & Karen Lacroix (Uncanny Editions)

11.
Letras como imagens com Karen Lacroix (Uncanny Editions) & Hugo Moura (Xesta Studio)

12.
Conjunto de conversas, discussões, apresentação dos trabalhos selecionados, aberto ao público com Karen Lacroix (Uncanny Editions), Hugo Moura (Xesta Studio) & Catarina Azevedo (Alfaiate do Livro)

GALERIA DE IMAGENS (2.ª edição, 2016/ 2017):

—————

Informações

Modo de pagamento:

Prestação 1: paga no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestações 2 e 3: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

É obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL FREQUENTAR O CURSO.

Número máximo de participantes: 15 (QUINZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

Método de avaliação:

Esta unidade de formação irá adotar uma variedade de abordagens metodológicas, incluindo oficinas práticas, palestras, críticas individuais e de grupo. A conclusão bem-sucedida da unidade de formação significa que o participante terminou todas as oficinas, bem como aplicou, manipulou e / ou alterou os métodos ensinados durante o curso e utilizou-as no seu próprio projeto concluído no final da unidade de formação.

A avaliação será quantitativa de 0 a 20.

Assiduidade: 15%,

Participação: 35%,

Trabalho individual: 50%

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início da formação.

Aos participantes que desejem frequentar o curso na vertente LIVRE será emitido:

– um certificado de frequência.

A opção dos formandos de frequentar este curso na vertente livre é tomada impreterivelmente em data anterior ao início do curso, e comunicada por escrito em formulário próprio.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso/ unidade de formação (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso de o formando exceder o limite de faltas e/ou não obter aproveitamento após processo avaliativo, não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

 

BIBLIOGRAFIA:

Crow, D. (2010) Visible Signs: An Introduction to Semiotics in the Visual Arts. London: AVA Publishing
Harold, E. & Taylor, E. (1978) Pictures on a Page: Photo-Journalism, Graphics and Picture Editing. William Heinemann
Heller, S. & Arisman, M. eds. (2000) The Education of an Illustrator. New York: Allworth Press
Klanten, R.; Mollard, A.; Hubner, M. eds. (2011) Behind the Zines: Self-publishing Culture. Die Gestalten Verlag
Noble, I. & Bestley, R. (2007) Visual Research: An Introduction to Research Methodologies in Graphic Design. London: AVA Publishing

 

Anúncios