SEM VAGAS! ILLUSTRATED BOOKS FROM START TO FINISH an intensive course based on photography, printmaking, and bookbinding

TURMA COMPLETA!

ILLUSTRATED BOOKS FROM START TO FINISH
an intensive course based on photography, printmaking, and bookbinding

Horário: 13 sessões (39 Horas) de 01 de março a 28 de abril de 2017 | Pós-laboral (18h30 > 21h30)

Créditos: 4, 5 ECTS

Formadoras: GRACIELA MACHADO, SUSANA LOURENÇO MARQUES, CATARINA MARQUES DA CRUZ, CLÁUDIA QUEIRÓS, DIANA TRINDADE

Sessão 1: 01 de março, quarta-feira
Sessões 2 > 13: quintas e sextas

GRACIELA MACHADO
Graciela Machado é docente e investigadora da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes. O seu trabalho tem-se debruçado sobre práticas contemporâneas da impressão pela gravura, e sua articulação com os domínios da ilustração, design. Desde 2008 vem organizando vários encontros internacionais, Da impressão ao livro de artista e Pure Print, onde a reavaliação da gravura tradicional se articula com os contextos da auto-edição, criação de livros de artista e projetos editoriais e de publicação concorridos por convites a vários autores.  A sua atividade como investigadora na área da gravura inclui a participação e coordenação de três projetos pluridisciplinares da UP destinados à investigação da impressão em suportes não convencionais, e otimização de substratos para impressão (cimento, vidro), com parcerias com outras áreas (Engenharia: ISEP; Arquitetura: FAUP) e com a indústria do vidro e betão (Sika, Cencal). Os projetos mais recentes incluem um reconhecimento de processos, metodologias e suportes fotomecânicos compatíveis com espaços oficinais  de produção artística.
A sua atividade artística está centrada na prática da impressão em litografia e questões de exploração do tempo, tecnologias de impressão e paisagem, com especial interesse pela transgressão da imagem fotográfica pelos processos fotomecânicos.

http://pureprint.fba.up.pt/2015/

SUSANA LOURENÇO MARQUES
Designer, investigadora e professora Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto [FBA.U.PORTO]. Licenciada em Design de Comunicação pela FBA.U.PORTO (1999). Mestre em Ciências da Comunicação, variante Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, pela FCSH.UNL (2007). Frequência do programa Recherches Doctorales Libres na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, 2010/2011. Completou doutoramento «Fotografia-História, o pensamento em imagens», em Comunicação e Arte, no Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH.UNL em 2016.
Fundou em 2014 a editora Pierrot le Fou (www.pierrotlefou.pt).

CATARINA MARQUES DA CRUZ
Arquitecta desde 2007, completa o mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão em 2011, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).
Actualmente é Assistente Técnica na Oficina de Técnicas de Impressão da FBAUP.
Em 2013 lecciona no mesmo estabelecimento de ensino, a disciplina de Técnicas de Impressão nível I.
Ainda em 2013 participa como Técnica Especialista de conservação, inventariação e exposição de obras gráficas, no âmbito do Projecto da FBAUP “Atlas – Gabinete de Desenho e Gravura”.
Em 2012 participa na Conferência “Arts in Society”, em Liverpool, onde apresenta e publica o seu trabalho de mestrado “A Expressividade do Betão – Aplicação de Técnicas de Impressão”.
Ainda em 2012 apresenta-se como curadora da exposição “Histórias de Projetos”, na Biblioteca Municipal de Gaia, e que engloba trabalhos da arquitecta Manuela Soutinho.
Em 2011 participa na Residência de Artistas em Arras, França, no Le Quai de la Batterie, onde expõe colectivamente.
Desde 2009 que tem vindo a expor colectivamente na Galeria dos Leões, e mais recentemente, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto em “Duras Dizem (B)Elas)”.
De igual forma, tem sido assistente curadora de várias outras exposições, como a “D-LIGHT-FULL”, apresentada em 2013 na Galeria dos Leões.
Mais recentemente colaborou na organização e montagem da Exposição “PAUSA”, realizada no âmbito do projeto Interecycling.
De igual forma, tem sido assistente curadora de várias outras exposições, como a “D-LIGHT-FULL”, apresentada em 2013 na Galeria dos Leões.
Mais recentemente colaborou na organização e montagem da Exposição “PAUSA”, realizada no âmbito do projeto Interecycling.

Destinatários: Designers, fotógrafos, artistas plásticos, ilustradores, arquitetos e todos os profissionais ou estudantes com interesse sobre publicação de autor. 

Propinas:

Inscrição : 50, 00 Euros
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 2 prestações de 82,50 Euros |
Público em Geral: 2 prestações de 105,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 16 DE FEVEREIRO DE 2017.

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Conteúdos programáticos:

Os livros são cada vez mais importantes quando os pensamos como um suporte no qual a arte e o design executam os seus discursos e atividades.
Este curso conduz os participantes através de vários tipos de publicações antes de olhar para cada uma das etapas chave da produção de um projeto editorial, desde a observação das possibilidades de construção com base em encadernação, até à criação de uma publicação através do uso ao vivo de técnicas decorativas pesquisadas dentro da tradição artesanal portuguesa. A folha de ouro, os papéis para as guardas em marmoreado serão combinados com o uso de litografia em madeira, a fotogravura e a serigrafia. Diferentes oficinas permitirão desenvolver conteúdo e articulá-lo com as opções editoriais relevantes para um livro ilustrado concretizado como um espaço de exposição.
Este curso é sobre fazer livros que importam aos autores, considerando e experimentando uma miríade de detalhes finamente ajustados e adicionados em momentos chave na sua criação. Desde a selecção das imagens até à compreensão das questões fundamentais relacionadas com o design, este curso descreve cada etapa no emocionante e desafiador processo de auto-publicação e ensina como aplicá-las a um projeto individual. Este curso é também uma sólida introdução à gravura, testando algumas das técnicas utilizadas no passado para criar os mais surpreendentes livros ilustrados.

PROGRAMA

Módulo 1: Introdução – Abordagem às Publicações (1 sessão) Susana Lourenço Marques, Graciela Machado

• Introdução: o que as publicações podem oferecer como espaço de exposição

 Como configurar um projeto de auto-publicação

• Decisões sobre o conteúdo

• Tipos de publicações

• Exemplos de livros de coleções FBAUP

• Exemplos de livros de coleções particulares

Módulo 2: Desenvolvimento do Conteúdo – Tipos de Publicações (1 sessão) – Susana Lourenço Marques, Cláudia Queirós

• Apreciação e crítica dos portfólios dos participantes no curso

• Pensamento criativo: acompanhamento e desenvolvimento de projeto individual de auto-publicação

• Edição e legendagem de imagens

• Sistemas utilizados no contexto tradicional de encadernação, tendências de encadernação criativa de livros

• Questões relacionadas com o design editorial

Módulo 3: Produção reprográfica e transferências (1 sessão) Graciela Machado, Diana Trindade

• Especificações de impressão e como elas afetam as decisões de conteúdo

• Tipos de papel

• Impressão digital versus métodos de impressão clássicos

• Experimentação com sistemas ágeis de replicação e transferência

Módulo 4: A gravura como um princípio: da produção à criação. Pesquisa visual dentro de uma tradição clássica e de ofícios (7 sessões)

• Workshop sobre serigrafia – Diana Trindade (1 sessão)

  Workshop sobre técnicas de pintura decorativas: marmorização e variantes – Cláudia Queirós (2 sessões)

 Workshop sobre fotogravura – Graciela Machado, Catarina Marques (1 sessão)

 Workshop sobre fotogravura – Catarina Marques (1 sessão)

 Workshop sobre mokulito (litografia sobre madeira) – Catarina Marques (2 sessões)

Módulo 5: Produção: livro e encadernação criativa (2 sessões) – Graciela Machado, Cláudia Queirós, Diana Trindade

 Workshop sobre costuras

 Workshop sobre decoração do corte do livro

 Workshop sobre acabamento de capa dura. Usando aplicações de ouro

Módulo 6: Divulgação, exposição e crítica (1 sessão) Susana Lourenço Marques

  • Documentação de projetos através de fotografia de estúdio
  • Imprensa, lançamentos, concursos e divulgação online
  • Ensaio expositivo dos livros
  • Sessão de crítica final aos livros realizados

GALERIA DE IMAGENS:

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Informações

Modo de pagamento:

Inscrição: Paga no ato. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestação 1: paga até 15 de março de 2017.

Prestações 2 : paga até ao dia 15 de abril de 2017.

Depois do dia 15, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

É obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL FREQUENTAR O CURSO.

Número máximo de participantes: 15 (QUINZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

Método de avaliação:

Este curso baseia-se em abordagens metodológicas variadas, incluindo oficinas práticas, visitas de estudo, críticas individuais e de grupo. A conclusão bem-sucedida do curso implica a frequência de todas as oficinas, bem como aplicação, apropriação de processos, métodos e estratégias introduzidos pelos vários formadores em caso concreto, isto é, no próprio projeto concluído e apresentado no final do curso.

A avaliação será quantitativa de 0 a 20.

Assiduidade: 15%,
Participação: 35%,
Trabalho individual: 50%

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início da formação.

Aos participantes que desejem frequentar o curso na vertente LIVRE será emitido:

– um certificado de frequência.

A opção dos formandos de frequentar este curso na vertente livre é tomada impreterivelmente em data anterior ao início do curso, e comunicada por escrito em formulário próprio.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso/ unidade de formação (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso de o formando exceder o limite de faltas e/ou não obter aproveitamento após processo avaliativo, não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

 

BIBLIOGRAFIA:

ADAM, Robert; ROBERTSON, Carol. (2003) Screenprinting – The complete water-based system. Thames & Hudson Ltd. London
Armstrong, Carol (1998), Scenes in a Library: Reading the photograph in the book. 1843-1875. Cambridge, MA, The mit Press.
Badger, Gerry; parr, Martin (2004), The Photobook: a history, vol. 1. London, Phaidon.
Badger, Gerry; parr, Martin (2006), The Photobook: a history, vol. 2. London, Phaidon.
Badger, Gerry; parr, Martin (2014), The Photobook: a history, vol. 3. London, Phaidon.
Boegh, Henrik; Manual de grabado no tóxico : barnices acrílicos, film de fotopolímero, planchas solares y su mordida
Benson, Richard (2008), The Printed Picture. NY, The Museum of Modern Art.
Berger, John (1972), Ways of seeing. London, Penguin Books.
CHAMBERS, Anne — The Practical guide to Marbling Paper. Londres: Thames and Hudson, 1986. ISBN 0-500-27421-5. 88 páginas
Debat, Michelle (2003), La photographie et le livre. Paris, Trans Photographic Press.
DIEHL, Edith — Bookbinding: Its Background and Technique (vol.1 & 2). USA: Dover Publications, Inc., 1980. ISBN 0-486-24020-7. 251 págs.
DAWSON, John. (1981) The Complete Guide to Prints and Printmaking Techniques and Materials. Oxford: Phaidon;
FREITAS, Maria Brak-Lamy Barjona de — A arte do livro: manual do encadernador. Lisboa: Livraria Sá da Costa – Editora, 1937. 299 págs.
FREITAS, Maria Brak-Lamy Barjona de — Manual do dourador e decorador de livros. Lisboa: Livraria Sá da Costa – Editora, 1941. 238 págs.
Hernandez, Horacio (1999), Fotografia pública – Photography in Print 1919-1939. Madrid, Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia.
LENGWILER, Guido; RICHARD, Field. (2013) A History of Screen Printing: How an Art into an Industry. ST Media Group International, Cincinnati, Ohio.
SMITH, Keith A. — Non-adhesive bookbinding: Books Without Paste or Glue. New York: keith smith BOOKS, 1989. ISBN: 0-9637682-0-4. 317 págs.

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