MODELAÇÃO ORGÂNICA DIGITAL COM ZBRUSH

MODELAÇÃO ORGÂNICA DIGITAL COM ZBRUSH

Horário:  10 sessões (30 Horas) | de 01 a 31 de março de 2017 (quartas e sextas) | PÓS-LABORAL (19h00 > 22h00)

Créditos: 3 Créditos ECTS

Formador: Ivo Garcia

Ivo Garcia

Formação superior em Arquitetura,  Pós-Graduação em Arquitetura Digital.
Formador nas áreas de CAD,CAM, SIG, Multimédia, com mais de 15 anos de experiência no ensino.
Do seu C.V. destaca-se a sua experiência como formador e docente em algumas entidades de referência nacional: OAN, GALILEU, the EDGE,FLAG…
O seu portfolio profissional pode ser visualizado no seguinte link:
http://www.behance.net/ivogarcia

Destinatários:

Estudantes e licenciados em Artes Plásticas, Arquitetura e Design. Público em geral com conhecimentos sólidos e  interesse pela área.

Propinas:

Inscrição: 50% do valor da propina (deduzido à mesma) |
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 165,00 Euros |
Público em Geral: 195,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE FEVEREIRO DE 2017.

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Objetivos:

Analisar diferentes técnicas e metodologias para a realização de um modelo 3D em zbrush, desde a criação do seu esqueleto passando pela sua pormenorização, texturização digital e renderização.

Optimizar a utilização do zbrush, permitindo o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos e artísticos fundamentais para a obtenção de um modelo orgânico 3D com um nível de detalhe elevado.

Programa:

Introdução

  • Sistema e Requisitos
  • Preferências /configuração
  • Plugins disponíveis
  • Diretório de Ativos
  • Wacom Tablets configuração
  • Interface geral
  • Documento Resolução da área de trabalho
  • PC vs Mac

Iniciação ao Workflow

  • Criando um Alpha
  • Criando uma Macro
  • Encontrar Texturas no disco
  • Adicionando textura para Zbrush
  • Textura com Alpha channel activo
  • Criação e edição de uma Máscara de Cavidade
  • O Canvas e sua configuração
  • Metodologias de criação e edição de uma entidade

Ferramentas 2D

  • 2D Tools geral
  • 2D Demonstração
  • Recorte e aplicação em 3D

3D Tools

  • Navegação em 3D
  • Uniformização da Geometria importada
  • Mover / Scale / Rotate
  • Poly Mesh
  • Escondendo e recortando a Geometria
  • Manipular e Extrude
  • Alpha para 3D
  • 3D para Alpha
  • Stencils – criação e ajuste
  • Photoshop Alphas
  • Alpha Ajustamento
  •  2D e 3D Brush
  • 3D Demonstração

Edição e manipulação

  • Wrap Mode
  • Back face Masking
  • Brush Curves
  • Edit Curve
  • Criando um stencil
  • Criando um brush
  • Layers de Deformação

3D Luzes e Materiais

  • Ajuste das sombras
  • Matcaps importar e editar
  • Material atributos
  • Material com textura

Zspheres

  • Zspheres para esculpir
  • Polygroups
  • Esqueleto criação e edição
  • Combinando Geometrias diferentes
  • Subtools
  • PolyMeshes
  • Detalhes
  • Topologia multiníveis
  • Prática Anatomy

Textura

  • Textura com UVs
  • AUV GUV
  • UV Workflow
  • Zapplink
  • Photoshop Workflow
  • External Mapping

Renderização e visualização

  • Render passes configuração
  • Turntable – criação
  • Character Sheets

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Informações

Modo de pagamento:

Taxa de inscrição: paga no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Propina e seguro escolar: pagos até data anterior ao início do curso.

A frequência desta unidade de formação pressupõe o pagamento integral dos valores associados à mesma antes da sua data de início.

Número máximo de participantes: 20 (VINTE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

MATERIAIS (necessidades a colmatar pelos formandos):

PC Portátil (com licença de demonstração dos softwares previamente instalada. Podem ser versões trial.)

Método de avaliação:

As aulas serão dinâmicas e eminentemente práticas; no entanto, serão feitas referências a novas práticas e conceitos de arte digital, técnicas de modelação avançadas e estúdios/ateliers de referência. No final do curso os participantes terão de entregar dois trabalhos: um de modelação e outro de renderização.
A avaliação será de feita de acordo com os seguintes critérios: assiduidade (25%); participação/ motivação (25%); trabalho individual (50%).

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

Aos participantes que desejem frequentar o curso na vertente LIVRE será emitido:

– um certificado de frequência.

A opção dos formandos de frequentar este curso na vertente livre é tomada impreterivelmente em data anterior ao início do curso, e comunicada por escrito em formulário próprio.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso/ unidade de formação (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso de o formando exceder o limite de faltas e/ou não obter aproveitamento após processo avaliativo, não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

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