OFICINA DE GEOMETRIA

OFICINA DE GEOMETRIA

Horário: 16 sessões (32 Horas) de 07 de março a 04 de julho de 2017 (terças) | Pós-laboral (18h30 > 20h30)

CURSO LIVRE

Formador: Vasco Cardoso

Vasco Cardoso, professor auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, lecionando as Unidades Curriculares de Geometria.
 

Destinatários:
Estudantes do Ensino Universitário e Ensino Secundário, e outras pessoas interessadas em iniciar os estudos nestas temáticas.
 
Propinas:

Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP:  4 prestações de 55,00 Euros |
Público em Geral: 4 prestações de 68,75 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 21 DE FEVEREIRO DE 2017

 
Candidaturas e Inscrição
Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

 

Introdução:

Os processos de abstração propostos pela Geometria serão mais operativos se estribados na realidade. O Desenho posiciona-se estrategicamente para essa ação. Em retribuição, a Geometria será o meio que pode fazer, aquilo que Lino Cabezas (1995) esclarece como, “El andamiaje de la representación”.
Sem os constrangimentos próprios dos espaços e tempos institucionais para o ensino/aprendizagem da Geometria, evocados por alguns Estudantes, pretende-se com este curso criar uma oficina informal de exploração dos conteúdos iniciais da abstração da forma na cooperação com o Desenho, sem deixar de inscrever oportunamente as abordagens teóricas próprias e centrais. Com o ambiente oficinal, espera-se criar um tempo e um espaço facilitador do desenvolvimento das aprendizagens que cada Formando entender e ao seu próprio ritmo. Importa que o formador introduza os conceitos oportunamente, aclare aprendizagens, proponha rumos de exploração e colabore na gestão das aprendizagens.

Objetivos:

Iniciar no modelo geométrico das formas e dos espaços;
Iniciar no modelo geométrico do Desenho;
Introduzir à questão da relação física entre observador e observado, na sua dimensão geométrica;
Incentivar o estabelecimento de estratégias geométricas para a resolução de problemas de desenho e da construção da forma.

———————————————————————————————————————

Informações

Modo de pagamento:

Prestação 1: paga no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestações 2, 3 e 4: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

É obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NO CURSO.

Número máximo de participantes: 25 (VINTE E CINCO)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

METODOLOGIAS DE ENSINO:

A metodologia de ensino a empregar assentará numa prática experimental continuada, com o fim de atingir os conceitos teóricos basilares, numa primeira fase, e com o fim de consolidar aprendizagens, numa segunda fase. As experiências propostas privilegiarão a relação do corpo com o espaço, na esteira de Alberto Carneiro, e utilizarão o desenho, a maquetagem e a modelação como meios e como fim.

Certificação:

Aos participantes será atribuído um certificado de frequência.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso/ unidade de formação (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso de o formando exceder o limite de faltas não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA:

CABEZAS, Lino e ORTEGA, Luis F. (2001). Análisis gráfico y representación geométrica. Ed. Universitat de Barcelona: Barcelona.

VIEIRA, Joaquim (2007). “O desenho da Geometria é a geometria do Desenho”, in Boletim da APROGED, nº 26, março de 2007, pp. 15-21. AROGED: Porto.

Anúncios