INSCRIÇÕES ENCERRADAS! DESENHO DE FIGURA HUMANA

DESENHO DE FIGURA HUMANA

Horário: 34 sessões (68h) | de 16 de março a 27 de julho de 2017 (segunda e quinta) | Pós-laboral (19h00 > 21h00)

Créditos: 7,5 créditos ECTS

Formadores: Ricardo Leite e Filipe Matos

 

Ricardo Leite

Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, concluída em Outubro de 1999, com média final de 14 valores. Doutorado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Assistente Convidado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto desde 2010 na Unidade Curricular Atelier I – Pintura. Assistente Convidado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 2009/10 e desde 2011 em Desenho I. Das várias exposições individuais e coletivas que regularmente realiza desde 1996, destaca-se a participação na BP/ Amoco Award na National Portrait Gallery em Londres, Reino Unido (2000). Em 2006 venceu o prestigiado Prémio Revelação de Pintura Caixa Geral de Depósitos/ Centro Nacional de Cultura. Em 2014 pintou o retrato do eminente historiador Professor José Augusto França para a coleção da Academia Nacional de Belas Artes, onde se encontra exposto.

http://www.ricardo-leite.com/main.htm

 

Filipe Matos

Vive e trabalha em Lisboa. Concluiu o curso de Artes Visuais – Multimédia, Variante Pintura na Universidade de Évora em 2010 e o Mestrado em Ensino de Artes Visuais pela mesma Universidade em 2012. Participou em várias exposições colectivas desde 2009 e apresentou quatro exposições individuais (2011, 2012, 2013 e 2014). Foi vencedor do prémio Abel Manta de Pintura 2011  (1.º e 3.º lugar, Gouveia). Conquistou ainda o 1.º lugar  na  2.ª edição do concurso de Pintura Rápida – Pintar Pavia – 2010. Atribuição de menção honrosa na área de pintura no Concurso Aveiro Jovem Criador 2009.

www.filipematos.yolasite.com

http://matos-filipe.tumblr.com/

 

Destinatários:

Maiores de 16 anos interessados em dar início ou continuidade à prática do desenho: estudantes do ensino secundário da área artística. Estudantes do ensino superior de Belas Artes, Arquitetura, Design (moda, equipamento, gráfico.) Artistas auto-didatas com interesse em solidificar os conhecimentos práticos em desenho.

 

Propinas:

Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP: 5 prestações de 97,00 Euros |
Público em Geral: 5 prestações de 108,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

 

INSCRIÇÕES ATÉ 02 DE MARÇO DE 2017

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

 

Objetivos:

Muito se tem escrito sobre a importância do desenho no ensino. Tendo em conta as suas múltiplas vertentes (desde o vasto domínio do desenho técnico ao artístico), será certamente importante fazer aqui uma apresentação dos propósitos e enquadramento deste curso:

– desenhar  por observação direta será a característica basilar do curso. Os exercícios encadeiam-se num propósito pedagógico cujo principal objetivo é promover a prática do desenho como expressão individual; sensibilizar os participantes para a articulação da perceção com a representação, tendo  em conta os diferentes materiais e os seus meios expressivos;

– desenvolver as capacidades críticas dos participantes no confronto seja no que diz respeito aos resultados obtidos no decorrer das aulas, seja no que se refere à visualização de reproduções ou originais.

 

Programa:

– O sentido tátil/ introdução – a experiência do contorno.
– O desenho de contorno cruzado.
– Desenho gestual – introdução ao movimento da figura.
– A figura em movimento.
– A articulação de desenho de movimento e desenho de contorno.
– Desenho de movimento e contorno cruzado.
– Desenho de peso.
– Desenho de modelação.
– Desenho de sequência de poses/gestual ou movimento.
– Desenho de sequência de poses/gestual ou movimento com modelação.
– Estudo de forma com modelação.
– Medidas e proporções.
– Movimento e desenho gestual/contorno rápido.
– Desenho gestual e desenho de modelação.
– Intensificação do desenho de contorno tornando-o mais lento.
– Variações da figura em movimento.
– Introdução ao estudo do panejamento.
– Estudos de contorno com a figura vestida.
– Desenho gestual prolongado.
– Luz/sombra.
– Luz/sombra- com panejamentos.
– Luz/sombra| Linha e mancha.

 

Material a trazer na primeira aula

– Lápis de grafite 3B, um afia, molas, 4 folhas A2 de papel de cenário e/ou cavalinho e 1 folha A2 de papel vegetal.

A lista da totalidade dos materiais a utilizar durante o curso será apresentada na primeira sessão.

GALERIA DE IMAGENS (trabalhos realizados pelos participantes da 2.ª edição de 2015/ 2016):

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Informações

Modo de pagamento:

Prestações 1 e 5: pagas no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestações 2, 3 e 4: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

É obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NO CURSO.

Número máximo de participantes: 20 (VINTE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

Método de avaliação:

As aulas terão uma componente teórica onde será utilizado o método expositivo, tendo como principal objetivo enquadrar o formando na área de utilização. A este método acrescentar-se-á o método demonstrativo, através de exercícios práticos, e o interrogativo, de forma a aferir a evolução das competências adquiridas ao longo da formação.

Dois tipos de avaliação:

– a avaliação contínua, que se refere a uma análise crítica aos resultados obtidos em cada aula;

– avaliações individuais, em que cada aluno mostrará o trabalho produzido nas aulas para uma análise qualitativa (primeiro momento) e quantitativa (avaliação final).

Critérios de avaliação e percentagens associadas:

60% – Quantidade e qualidade do trabalho produzido no espaço de aula
30% – Participação evolutiva
10% – Assiduidade

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da U.Porto).

 Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

Aos participantes que desejem frequentar o curso na vertente LIVRE será emitido:

– um certificado de frequência.

A opção dos formandos de frequentar este curso na vertente livre é tomada impreterivelmente em data anterior ao início do curso, e comunicada por escrito em formulário próprio.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso/ unidade de formação (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso de o formando exceder o limite de faltas e/ou não obter aproveitamento após processo avaliativo, não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

 

BIBLIOGRAFIA:

GOLDSTEIN, Nathan; Figure drawing: the struxture, anatomy and expressive design of the human form. New Jersey: Pearson/ Prentice Hall, 1993
GOLDSTEIN, Nathan; The art of responsive drawing. Englewood Cliffs: Perason/ Prentice Hall, 1997.
HALE, Robert Beverly; Drawing lessons from the great masters. New York: Watson-Guptill Publications, 1989.
HALE, Robert Beverly; Master class in figure drawing, compiled and edited by Terence Coyle. New York: Watson-Guptill Publications, 1991.
NICOLAIDES, Kimon; The natural way to draw: a working plan for art study. Boston: Houghton Mifflin Company, 1969.

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