INTRODUÇÃO À MOLDAGEM

INTRODUÇÃO À MOLDAGEM

Horário: 15 sessões (60h) | de 19 de Abril a 26 de Julho de 2017 (quartas) | Pós-laboral (18h30 > 22h30)

Formadores: João Baptista, Alcides Rodrigues e Rute Rosas

Coordenadora: Professora Doutora Rute Rosas

CURSO LIVRE

João Baptista

Licenciatura em Artes Plásticas – Ramo Escultura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Alcides Rodrigues

Licenciado em Artes Plásticas- Escultura pela FBAUP, onde desde 2013 desempenha a função de Assistente Técnico na área de Barro e Gesso, na vertente especializada de Modelação e Moldagem. Colaborou como Assistente Técnico na execução e instalação de Escultura em granito no Simpósio de Arte de Almeida-2008. Curso Modular de Escultura no Centro de Arte de S. João da Madeira com o Professor Escultor João Antero. Curso de Pintor/Decorador Cerâmico CEARTE/Aveiro com o ceramista Fernando José Morgado.

Rute Rosas

Professora Auxiliar, PhD, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Artista Plástica – Escultora. Membro Integrado do I2ADS. Desde 1996, tem realizado Exposições Individuais, concebido, participado, colaborado e organizado, inúmeros Eventos, Exposições Colectivas e Workshops em diversos países. Não privilegiando nenhum meio ou técnica, o seu trabalho resulta em concretizações plásticas ou expressões plásticas – acção, performance, instalação, objecto, intervenção, vídeo, texto, desenho, etc. – e que se centram em conceitos como: Autobiografia e/ou Autorrepresentação, relação Arte/Vida de discurso não-narrativo; Tempo; Espaço; Memória; Recordação; Entorno; Partilha. Tem publicado textos e artigos, participado em eventos e congressos. As suas obras têm sido referidas em inúmeras publicações. Recebeu diversos prémios e tem obras em diversas instituições e colecções privadas em Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra e Brasil. Mais informação www.ruterosas.com – em atualização.

Destinatários:
Este curso é direcionado a toda a comunidade académica UP, em destaque para alunos ou outros que estejam interessados na área de Artes Plásticas – Escultura, e público em geral desde que motivado pela procura de soluções tridimensionais na vertente da moldagem e interesse desta prática centenária em constante atualização.

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP:
4 prestações de 96,25 Euros |
Público em Geral: 4 prestações de 121,25 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 05 DE ABRIL DE 2017

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Introdução:

De natureza introdutória, este curso pretende apresentar de um modo claro e pragmático as potencialidades da moldagem, bem como as suas diversas aplicações ao nível artístico/plástico no domínio escultórico e também ao nível técnico e utilitário, pelas inúmeras utilizações desta técnica de reprodução secular.
Dar-se-á especial ênfase a um modelo de trabalho que permita informar e formar cada um dos participantes sobre a natureza originária de cada matéria usada contextualizando, de modo gradual e faseado, cada uma das técnicas apresentadas no sentido de permitir que estes processos historicamente circunscritos às artes possam, por esta via, ser difundidos e mantidos em uso. De natureza e referência clássica, antevê-se que neste curso o potencial dinamizador seja um estímulo à manutenção e evolução de um “saber fazer” nunca perdido, mas antes e sobretudo, adaptado às circunstâncias e desafios da realidade contemporânea.
Como modelo de trabalho será dada particular atenção à prática oficinal, tendo como referência a demonstração seguida de aplicação de conhecimentos obtidos, no sentido de um progressivo alcance de autonomia técnica de cada um dos participantes – método, organização, cooperação, limpeza e eficácia técnica serão linhas de orientação que se esperam também por esta via estimular e implementar.
Dividido em três fases distintas, o curso é constituído por:

  • um primeiro momento durante o qual os participantes deverão executar uma moldagem simples, tecnicamente designada de moldagem por forma perdida (objeto único);
  • um segundo momento no qual se propõe uma abordagem mais complexa com a execução de um molde para efetuar várias tiragens/edições designado de moldagem por molde de tasselos (edição de múltiplos – 2 a 3);
  • um último momento que será dedicado à realização das edições/fundições maioritariamente em gesso, podendo pontualmente e dependendo de cada projeto também sê-lo em cera/parafina, sabão, papel, látex, etc.

Objetivos gerais:

Cada participante deverá assim cumprir com as seguintes propostas:
1- Execução de um molde simples de 2 tasselos designado por molde de forma perdida.
2- Execução de um molde de complexidade média de um contramolde/molde
mãe/madre de 2 peças/tasselos com respetiva divisão simplificação da forma para o tasselamento.
3- Edição/fundição a frio e/ou a quente dos  modelos, por forma/molde perdido e por recurso ao molde de edição múltipla/tasselado.
4- Apresentação e análise dos resultados.

Foto: (c) João Lima – Imagens de processo para a obra “lava as tuas mãos nas minhas…” de Rute Rosas

—————

INFORMAÇÕES

Pagamento:

1ª  prestação:  paga no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Restantes prestações: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

É obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NO CURSO.

Número máximo de participantes: 15 (quinze)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS:
Para dar corpo e forma a cada proposta/ projeto/ moldagem será dada primazia ao uso de matérias-primas como o barro hidratado à base de água e o gesso. Além destas, está previsto o uso de outras que, de modo excecional, servirão de base demonstrativa e serão um complemento na fase de edição dos modelos. Estas matérias serão adquiridas pela entidade organizadora do curso, do mesmo modo que todos os equipamentos e espaço serão disponibilizados pela mesma entidade. A opção individual por outras matérias aqui não contempladas é objeto de aquisição por parte dos interessados.

Certificação:

Aos participantes será atribuído um certificado de frequência.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso de o formando exceder o limite de faltas, não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

Anúncios