ARTE CONTEMPORÂNEA E CULTURA VISUAL NA SALA DE AULA

ARTE CONTEMPORÂNEA E CULTURA VISUAL NA SALA DE AULA

Horário: 5 sessões (16 Horas) de 19 de maio a 07 de julho de 2017 (sex.) | Pós-laboral (19h00 > 22h00)

1ª sessão – 19 de maio
2ª sessão – 26 de maio
3ª sessão – 02 de junho
4ª sessão -09 de junho
5ª sessão – 7 de julho

 

Créditos: 0.6 UC (CCPFC) Professores do Grupo 240 do 2.º Ciclo, e dos Grupos 530 e 600 do 3.º Ciclo do Ensino Básico.

Formadora: Magda Silva

Magda Silva, 1983. Licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Mestre em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2013), onde iniciou o Doutoramento em Educação Artística no mesmo ano. Colabora desde 2012 com actividades e projetos do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tendo participado no ‘Estudo de Avaliação sobre o Impacto das Políticas Públicas na Área da Educação Artística em Portugal – Relatório Final 2015’, para a Direção Geral da Educação (DGE); e também no Projeto ‘Creative Primary School Partnerships with Visual Artists’ (CREARTE), em 2016. Em 2014 publicou o artigo ‘Sobre o texto: da leitura à (re)escrita’ em co-autoria, na Derivas #01 – junho; e o artigo ‘Por que copiar Leonardo? O Ensino do Desenho como inscrição de uma Potência e a construção de subjectividades’, na Invisibilidades, Revista ibero-americana de pesquisa em educação, cultura e artes”, #06 – julho. Em 2015 colaborou com o Serviço Educativo do Museu do Douro no Projeto Matéria<=>Ficção e pertence desde o mesmo ano à equipa do Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, no Porto.

Destinatários: Professores de Artes Gráficas/Artes Visuais do grupo 240 do 2.º ciclo e dos grupos 530 e 600 do 3.º ciclo do ensino básico.
Interessados na área da educação artística.

Propinas:

Inscrição: 50% do valor da propina (deduzido ao valor abaixo indicado)
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 70,00 Euros |
Público em Geral:  90,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 05 DE MAIO DE 2017.

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Objetivos:

  • Compreender a educação artística como campo de possibilidade de integração crítica do universo visual contemporâneo.
  • Compreender formas de abordagem à arte contemporânea enquanto prática cultural e política de relevância pedagógica.
  • Conceber estratégias de questionamento, interpretação e desconstrução/construção de imagens e/ou dispositivos visuais.
  • Entender a cultura visual contemporânea como manancial discursivo, político e pedagógico com implicações na construção das identidades das crianças e dos jovens.
  • Desenvolver propostas didáticas no campo das artes visuais baseadas em actividades de projecto, privilegiando processos de trabalho.

Programa:

Semana 1:
Introdução à Cultura Visual
1. A educação do olhar como diretriz curricular convencionada.
1.1. A relevância da história da arte e do discurso modernista nos programas de artes visuais.
1.2. Imagens predominantes e proposições de análise.
2. Construção de identidades e passividade.
2.1. Cultura contemporânea, visual e quotidiana.
3. Relevância/ pertinência de uma abordagem à cultura visual em contexto letivo.

Semana 2:
O Contemporâneo
1. Arte contemporânea enquanto prática cultural e política de relevância pedagógica.
1.1. Descompartimentação, pluralidade e problemas de abordagem.
1.2. Criticalidade, questionamento e processo de pensamento.
2. Relevância/ pertinência da arte contemporânea em contexto letivo.

Semana 3:
Sessão de discussão de textos, vídeos e ou imagens.
(3 horas)

Semana 4:
Práticas lectivas
1. Propostas de trabalho por projeto.
1.1. O processo e o produto final.
2. Apresentação da proposta para avaliação aos formandos.

Semana 5: (um mês depois das 4 sessões anteriores)
Apresentação e discussão dos projectos realizados pelos formandos.

Informações

Modo de pagamento:

Taxa de inscrição: paga no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Propina e seguro escolar: pagos até data anterior ao início do curso.

A frequência desta unidade de formação pressupõe o pagamento integral dos valores associados à mesma antes da sua data de início.

Número máximo de participantes: 25 (VINTE E CINCO)

Necessidades a colmatar pelos participantes: a lista de materiais será dada a conhecer na primeira sessão.

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE ARRUMAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

Assiduidade – 20%
Participação nas discussões desenvolvidas – 40%
Trabalho final – 40%

• Avaliação da pertinência da participação nas discussões propostas e presença assídua.
• Qualidade dos trabalhos escritos, de carácter individual ou de grupo (se justificável).

O referencial da escala de avaliação será previsto no nº 2 do artigo 46º do Estatuto da carreira Docente, aprovado pelo Decreto-lei nº 15/2007, de 19 de Janeiro:
Excelente – de 9 a 10 valores
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores
Bom – de 6,5 a 7,9 valores
Regular – de 5 a 6,4 valores
Insuficiente – de 1 a 4,9 valores

Não serão certificados formandos cuja participação seja inferior a dois terços da duração do curso de formação, conforme o entendimento do Conselho Científico da formação Contínua, descrito no ponto nº 2 da Carta Circular CCPFC 1/2007.

MODELO DE AVALIAÇÃO DA AÇÃO
O presente Curso de Formação é pensado para decorrer em ambiente de seminário. Assim, as discussões propostas em cada sessão partirão de materiais propostos e/ou pedidos pela formadora com recurso à apresentação de conteúdos teóricos, visualização de filmes e/ ou imagens e fornecimento de textos.
Uma última sessão dedicar-se-á à apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos formandos.

BIBLIOGRAFIA

Agamben, Giorgio.O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Argos, Chapecó, 2009.
Bauman, Zygmundt. Modernidade líquida. Zahar, 2001.
Berger, John. Modos de ver. Editorial Gustavo Gili, 2005.
Hernández, Fernando. Espigador@as de la cultura visual, Outra narrativa para la educatión de las artes visuales. Ediciones Octaedro, 2007.
Rancière, Jacques. O espectador emancipado. Orfeu Negro, 2010.
Panh, Rithy. (Realizador). (2013). A imagem que falta. [documentário]
Macdonald, Kevin; Andreadis, Natalia & Michael, Joseph. (Direcção). (2011). Life in a day. [documentário]

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