TURMA COMPLETA! DA ESCRITA CRIATIVA AO LIVRO DE ARTISTA

DA ESCRITA CRIATIVA AO LIVRO DE ARTISTA

Horário: 13 sessões (40 Horas) de 16 de maio a 29 de junho de 2017 (ter. e qui.) | Pós-laboral (19h00 > 22h00/ 23h00)

Créditos: 4 ECTS 

Formadoras:  Filomena Vasconcelos, Graciela Machado, Karen Lacroix.

Filomena Vasconcelos

Filomena Vasconcelos é docente e investigadora da Universidade do Porto, Faculdade de Letras, desenvolvendo o seu trabalho nas áreas da teoria e da crítica literárias, bem como da literatura inglesa, em articulação com os domínios da literatura comparada e da filosofia da linguagem. Além de publicações diversas em periódicos nacionais e internacionais da especialidade, publicou dois livros de ensaios, Imagens de Coerência Precária e Considerações Incertas, e as traduções de peças shakespearianas como Ricardo II, O Conto de Inverno e Romeu e Julieta (no âmbito do projeto “Shakespeare para o século XXI, da unidade I&D da FCT CETAPS), bem como Rooftoppers de Katherine Rundell e de Vendetta de Catherine Doyle (no prelo). É colaboradora regular da revista The European Legacy. Toward New Paradigms, Routledge – Francis & Taylor (London, NY). Na Biblioteca Digital da FLUP, é editora da revista electrónica de literatura infantil E-fabulations (2007 -). No âmbito da formação contínua da FLUP, tem lecionado o curso de Introdução ao Guionismo.

Graciela Machado

Graciela Machado é docente e investigadora da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes. O seu trabalho tem-se debruçado sobre práticas contemporâneas da impressão pela gravura, e sua articulação com os domínios da ilustração, design. Desde 2008 vem organizando vários encontros internacionais, Da impressão ao livro de artista e Pure Print, onde a reavaliação da gravura tradicional se articula com os contextos da auto-edição, criação de livros de artista e projetos editoriais e de publicação concorridos por convites a vários autores.  A sua atividade como investigadora na área da gravura inclui a participação e coordenação de três projetos pluridisciplinares da UP destinados à investigação da impressão em suportes não convencionais, e otimização de substratos para impressão (cimento, vidro), com parcerias com outras áreas (Engenharia: ISEP; Arquitetura: FAUP) e com a indústria do vidro e betão (Sika, Cencal). Os projetos mais recentes incluem um reconhecimento de processos, metodologias e suportes fotomecânicos compatíveis com espaços oficinais  de produção artística. A sua atividade artística está centrada na prática da impressão em litografia e questões de exploração do tempo, tecnologias de impressão e paisagem, com especial interesse pela transgressão da imagem fotográfica pelos processos fotomecânicos.

pureprint.fba.up.pt

Karen Lacroix é ilustradora, designer e editora, dividindo a sua atividade entre Londres e o Porto. É professora de narrativas visuais na Richmond University e trabalha para um grupo eclético de clientes tais como a English Touring Opera, Signum Records, Bright Ivy e o Bishopsgate Institute. Após terminar o mestrado em Comunicação Visual no Royal College of Art, fundou a Uncanny Editions, uma editora e estúdio de ilustração que explora diferentes modos de publicação enquanto prática. A editora organiza frequentemente workshops em museus e instituições académicas e culturais tais como a National Portrait Gallery, X Marks the Bökship e The Photographers’ Gallery. O trabalho da Uncanny Editions está representado em coleções tais como MoMA (Nova Iorque, EUA), University College London e London College of Communicaiton (Reino Unido).

www.uncannyeditions.com

Destinatários:
Estudantes e licenciados em Artes Plásticas, Arquitetura e Design, Humanidades; público em geral.O curso destina-se a toda a comunidade académica e muito particularmente aos estudantes e investigadores no campo das artes e humanidades com interesse no desenvolvimento de publicações de autor, interesse pela escrita criativa e ilustração em geral.

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 3 prestações de 82,00 Euros |
Público em Geral:  3 prestações de 95,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 02 DE MAIO DE 2017.

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Objetivos:

Capacidade em trabalhar num contexto oficinal artístico;
Envolvimento com o desenvolvimento de projetos de edição de autor num sentido experimental e oficinal;
Aquisição de competências técnicas adequadas a produção de obra gráfica original e publicações de autor;
Capacidade de desenvolvimento de conteúdos literários e sua articulação com a produção gráfica enquanto prática artística contemporânea;
Capacidade em lidar com informação tecnológica complexa de forma clara, proporcionada e crítica, sobretudo no que respeita a matérias relativas ao suporte, preparação, maquetização do objeto gráfico;
Capacidade de mobilização e adaptação de procedimentos e metodologias visuais mais adequados às necessidades individuais de projeto;
Alargamento do conhecimento e versatilidade na utilização dos meios e das técnicas da impressão em contexto de edição de autor.

Conteúdos Programáticos:

As propostas de criação incluem o recurso à publicação como processo de descodificação e produção de conteúdos visuais. Aplicação de estratégias de criação e manipulação de arquivos, e maquetização. As propostas de edição incluem tratamento de imagem para pré impressão e aplicação de várias técnicas de reprodução original da imagem, da transferência de xerox aos foto polímeros. As propostas de publicação dirigem-se a técnicas de montagem e encadernação criativa.

1. Sessões de escrita criativa
– Princípios práticos de narratologia e/ou prosódia e/ou dramaturgia
– reconhecimento de textos e técnicas de construção narrativa e/ou lírica e/ou dramática, com base em exemplos conhecidos de autores publicados;
– prática de escrita nos diversos modelos de acordo com a especificidade do género, a extensão e finalidade do texto pretendido;
– escrita e aperfeiçoamento do texto final selecionado para o livro de artista

2. Sessões sobre criação de pesquisa visual
O método de pesquisa visual adotado tem por objetivo testar os diferentes componentes da publicação- reprodução, manipulação – de modo a criar um espaço de discussão durante o processo de edição de conteúdos assim gerando várias soluções aplicadas a projeto de publicação concreto.
Identificação e mapeamento de um tema
Desenvolver pesquisa de imagem
Editar conteúdo
Ilustrar o tema pesquisado: preparar desenhos, ilustrações
Maquetização do livro
Story board do livro: montagem página a página

3. Sessões de edição dedicados à produção de matrizes e impressão
Conceito, introdução à história do livro de artista e contexto atual da autoedição e produção de múltiplos. As componentes da criação impressa: impressão, multiplicação, disseminação
A trilogia da impressão: matriz, tinta, suporte.
Técnicas de impressão aplicadas: xerografia, transferências e foto polímeros
Processo como interpretação: preparação de fotolitos, imagens a transferir
Produção e impressão integral dos componentes

4. Sessão de publicação
Montagem do livro
Métodos de encadernação criativa: aplicação ao livro
Apresentação e discussão

 

Álbum de fotos DA ESCRITA CRIATIVA AO LIVRO DE ARTISTA 2017

Informações

Modo de pagamento:

Prestação 1: paga no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestação 2 : paga até ao dia 08 de Maio;

Prestação 3 : paga até ao dia 08 de Junho.

Depois do dia 08, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

É obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NO CURSO.

Número máximo de participantes: 15 (QUINZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

Método de Avaliação:

Sessões demonstrativas conduzidas por estrito cumprimento de guiões tecnológicos. Abordagem progressiva às diversas etapas técnicas Realização de maquetes e exercícios sobre componentes do livro e abordagem ao papel
Sessões coletivas de exposição, apresentação, análise, discussão e crítica de projetos realizados dedicadas a integração de estudantes em contexto real de edição de autor: organização, execução, acabamento. Sessões de partilha de experiências decorridas nas oficinas, consultas dos arquivos ou coleção de materiais dos formadores
Acções tutorais de orientação e crítica individualizada aos diferentes tipos de investigação produzida. Aulas práticas e teórico práticas com demonstrações agendadas e de concretização, desenvolvimento e exploração dos processos, métodos, fontes, considerados convenientes ao contexto das pesquisas em curso, quer de um modo individual, quer colectivo.
Finalização de projecto editorial baseado no formato livro de artista:
– qualidade da escrita
– qualidade pesquisa visual
– qualidade de edição
– qualidade do objeto editado.

Critérios de avaliação e percentagens associadas:

15% – Assiduidade;
30% – Participação;
50% – Trabalho individual.

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com classificação quantitativa e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

Aos participantes que desejem frequentar o curso na vertente LIVRE será emitido:

– um certificado de frequência.

A opção dos formandos de frequentar este curso na vertente livre é tomada impreterivelmente em data anterior ao início do curso, e comunicada por escrito em formulário próprio.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso/ unidade de formação (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso de o formando exceder o limite de faltas e/ou não obter aproveitamento após processo avaliativo, não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA:

Moeglin-Delcroix, Anne, Esthétique du livre d’artiste : 1960/1980 / Anne Moeglin-DelcroiX; Bodman, S. (ed.) (1999) Books by artists. Bristol: Impact Press. Castleman, R. (1994) A century of artists’ books. New York: Museum of Modern Art Gascoigne Bamber, How to identify prints. Second Edition, 2004 Benson, Richard, The Printed Picture, 2008; Llc Lowry & Wye, Thinking Print: Books to Billboards, 1980-95 , Museum of Modern Art Gill Saunders, Rosie Miles; Prints Now: Directions And Definitions, Victoria & Albert Pubs , April 2006 Deborah Wye, Wendy Weitman Eye on Europe: Prints, Books, and Multiples / 1960 to Now, Museum of Modern Art , October 2006 Kathan Brown , Ink, Paper, Metal, Wood: Painters and Sculptors at Crown Point Press , Chronicle Books, 199

 

 

Anúncios