A LUZ COMO MATÉRIA DA PINTURA

A LUZ COMO MATÉRIA DA PINTURA

Horário: 04 sessões (12h) | de 02 a 30 de junho de 2017 (sexta-feira)Pós-laboral (19h00 > 22h00)

CRÉDITOS: 1 ECTS

Formador: Domingos Loureiro

Nasceu em 1977, em Valongo, onde vive. Trabalha no Porto, Portugal
Professor Assistente Convidado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Doutorado em Arte e Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Recebeu o prémio Dr. Gustavo Cordeiro Ramos, pela Academia Nacional de Belas Artes em 2013. Membro investigador do I2ads. Realiza frequentemente exposições individuais em Portugal e no estrangeiro destacando-se a exposição «Considered myself as part of you» em Nova Iorque. Participou nas feiras ARCO em Madrid, Art Brussels, Next Chicago, Volta Show – Basileia, Arte Lisboa, e expôs em diversos países como Espanha, Itália, Alemanha, Japão, França, Suíça, Bélgica, e especialmente em Portugal.
Possui obra pública em Vilamoura, Valongo, e na A17 em Monte Redondo, Leiria.
Recebeu vários prémios e distinções e está representado em diversas colecções de arte como a PLMJ, o UBS Bank, e em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Irlanda, Brasil, Holanda, Áustria, Japão e EUA.

Destinatários:
Curso aberto a profissionais do campo da produção visual, bem como a interessados com competências elementares. A componente prática é apenas demonstrativa, não sendo necessário o domínio aprofundado do desenho.

Documentos necessários:
CERTIFICADO DE HABILITAÇÃO ACADÉMICA DE NÍVEL SUPERIOR (candidatos detentores de grau académico superior)
COMPROVATIVO DE MATRÍCULA (estudantes do Ensino Superior em instituições que não a U.Porto)

Inscrição: 50% do valor da propina (deduzido ao montante abaixo indicado)
Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP:
65,00 Euros |
Público em Geral: 75,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 19 DE MAIO DE 2017

Candidaturas e Inscrição

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Introdução:

Formação teórico-prático de pequena duração onde se apresenta a importância da luz na pintura, nomeadamente o modo como esta está associada a alguns movimentos artísticos e qual a sua participação na construção de formas e na acentuação expressiva e emocional das pinturas. O Workshop será constituído por aulas teóricas e pequenos exercícios práticos de demonstração de alguns dos fenómenos tratados. Alguns exemplos a apresentar são Caravaggio, Corot, Monet, Matisse, Chirico, bem como autores do universo da fotografia e do vídeo. Os exercícios práticos constituem-se como atos empíricos de compreensão dos conceitos apresentados, maioritariamente em desenho. A participação será aberta a todos, com ou sem formação artística.

Programa:

1- Introdução teórica
– A luz como elemento essencial para a descrição das formas
– Alguns exemplos na história da arte
– Experimentação prática (recurso a um candeeiro e um espelho para observação das alterações da interpretação da forma através da mudança da direção e tipologia lumínea)

2- A luz e a narrativa (aula teórica)
– O modo como a luz afeta a descrição e narrativa das formas
– Experimentação prática (desenho)
3- A luz e a emoção (aula teórica)
– Como interfere a luz na carga emocional apresentada pelas formas (dramatismo e harmonia)
– Experimentação prática (desenho)
4- A luz e o simbolismo (aula teórica)
– Sublime, transcendente, metafísico e surreal
– Experimentação prática (desenho)

Informações

Modo de pagamento:

Taxa de inscrição: paga no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Propina e seguro escolar: pagos até data anterior ao início do curso.

A frequência desta unidade de formação pressupõe o pagamento integral dos valores associados à mesma antes da sua data de início.

Número máximo de participantes: 20 (VINTE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

Método de avaliação:

Dado o teor do curso, os resultados não serão avaliados pela sua qualidade técnica, mas pela demonstração da aplicabilidade dos conteúdos teóricos. A avaliação será contínua, contando no final com uma avaliação geral dos trabalhos de forma a classificar os conhecimentos adquiridos e evolução, sustentada nos seguintes parâmetros:
– Assiduidade (30%),

– Participação/motivação (35%),

– Trabalho Individual (35%):

  • Sentido crítico – 15%.
  • Qualidades plásticas: domínio e aplicabilidade dos conteúdos teóricos – 20%.

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

Certificação:

Quando solicitado, aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com classificação quantitativa e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

Aos participantes que desejem frequentar a unidade de formação na vertente LIVRE (sem classificação e sem créditos) será emitido:

– um certificado de frequência.

A opção dos formandos de frequentar esta unidade na vertente livre é tomada impreterivelmente em data anterior ao início do curso, e comunicada por escrito em formulário próprio.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso/ unidade de formação (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso de o formando exceder o limite de faltas e/ou não obter aproveitamento após processo avaliativo, não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA

BELL Julian; What is painting ?. ISBN: 0-500-28101-7
MAYER Ralph;The artist’s handbook of materials and techniques. ISBN: 0-571-11693-0
MAYER Ralph; Materiales y técnicas del arte. ISBN: 84-87756-17-4
PUTTFARTEN Thomas; The discovery of pictoral composition. ISBN: 0-300-08156-1
SMITH Ray; Manual Prático do Artista, Civilização Editores, 2006. ISBN: 989-550-125-0

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