NOVAS DATAS! MODELAÇÃO E MOLDAGEM AL DENTE

NOVAS DATAS DE REALIZAÇÃO!

MODELAÇÃO E MOLDAGEM AL DENTE

Horário: 4 sessões (16 Horas) | de 18 a 26 de julho de 2017 (ter. e qui.) | Pós-laboral (18h00 > 22h00)

CURSO LIVRE (SEM CLASSIFICAÇÃO E SEM CRÉDITOS)

Formador: RUI FERRO

RUI FERRO
Rui Ferro compreende-se artista plástico-escultor, assumindo a formação específica da década de 90, do séc. XX, nas Belas Artes do Porto. Subscreve Thomas Schutte quando afirma: “Ainda hoje acho que os artistas devem ter os dedos sujos”. Na sua carreira docente tem desenvolvido investigação na área da moldagem e fundição, tendo apresentado em 2015 a dissertação para obtenção de grau de Doutor, baseada num projecto autoral, na criação artística, intitulada Moldes de uma Identidade, análise prática e conceptual de um processo criativo. Trabalho que remata um ciclo de investigação que começou com o levantamento, registo e análise dos Processos de Moldagem na FBA.UP, desenvolvida no âmbito da Prova de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica e a reflexão Processos de Moldagem, Ensino e Produção Artística, apresentada como tese de Mestrado. Desenvolve ainda o seu percurso autoral, garimpando o tempo físico e mental que faz dilatar da atividade docente.

Destinatários:
Este curso destina-se ao público em geral. É pensado de modo a facilitar a compreensão básica dos processos de modelação em barro hidratado por água e a rápida conquista de resultados por parte dos participantes, perpetuados em peças finalizadas, conquistadas pela prática dos processos de moldagem. Pretende também servir de ponte de relação com áreas científicas que desenvolvem processos de Modelação e Moldagem, constituindo-se como introdução às questões que se lhes associam, segundo a perspetiva e fazeres típicos das Artes Plásticas – Escultura.

Propinas:
Inscrição: 50% do valor total da propina
( a deduzir ao valor abaixo indicado)
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 95,00 Euros |
Público em Geral: 125,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 06 DE JULHO!

CANDIDATURAS E INSCRIÇÃO
Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

OBJETIVOS:

O curso marca como objectivo geral primordial difundir os procedimentos básicos das tecnologias da Modelação e da Moldagem, enquanto binómio de interdependências. Pretende esclarecer os participantes da correlação de estruturação tridimensional e desenho, de luz e volume, de corpo e espaço, na criação de peças modeladas.
Outros objectivos gerais serão:
– Aperfeiçoamento da acuidade visual e capacidades analíticas/sintéticas do volume, do espaço e da escala;
– Consciencialização sensorial das formas no espaço tridimensional;
– experimentação dos princípios gerais de composição;
– experimentação dos processos de modelação em barro hidratado com água;
– experimentação de processos de moldagem tradicionais, associados ao campo artístico, e aplicados na reprodução de Modelos modelados;
– Capacidade de gestão de recursos (espaço de trabalho, equipamento e materiais).

Como objectivos específicos serão apontados:
– reconhecer os processos de modelação como espaço de liberdade associado ao desenho, à experimentação volumétrica e ao transitório na escultura, enquanto apontamento de volume e escala;
– aprofundar conhecimentos sobre processos de modelação e moldagem, suas matérias e ferramentas de apoio e suas interdependências metodológicas com outras áreas de produção;
– aprofundar conhecimentos sobre a estruturação de volumes e sua relação espacial;
– consciencialização e exploração de uma linguagem própria no fazer da modelação;
– reflexão entre espaço positivo e negativo, forma e molde, modelo e reprodução.

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:

O curso promove duas propostas interdependentes que relacionam o estudante com o fazer ligado aos processos de modelação e moldagem, instigando-o a conquistar os seus resultados de modo autónomo, num ambiente propício com apoios específicos. Isto é, desde a preparação da matéria de modelação, à organização das estruturas necessárias, à execução dos esboços, bem como, controlo das volumetrias às escalas determinadas, seu refinamento e acabamento final. Passando, também, pela execução de moldes e seu tratamento; processo de fundição, para a edição do resultado de tradução da modelação com perenidade.
Os resultados da aprendizagem deste curso ficarão plasmados, em primeiro, em peças modeladas em barro hidratado com água, realizadas sobre equipamento da FBAUP: estrutura de arame de alumínio, bases de madeira e metal. Em segundo, na sua tradução em peças de gesso, por processo de Moldagem, que os formandos podem levar, como resultado perene da sua aprendizagem.
Espera-se assim que os estudantes adquiram as seguintes competências:
– capacidade de idealização, produção e finalização de obra, partindo da modelação, dos processos e matérias que se lhe associam;
– capacidade de execução de diversos processos de modelação associados ao barro hidratado com água;
– manipulação, controlo e elaboração das matérias de modelação e moldagem, segundo os objectivos do trabalho a executar;
– capacidade de selecção e execução de diversos processos tradicionais de moldagem sobre modelos modelados;
– compreensão da relação de interdependência entre processos de modelação e desenho;
– compreensão da importância da estrutura para a representação do volume;
– compreensão da importância da luz para a leitura do volume;
– compreensão da importância do conhecimento sobre o referente para a síntese de linguagem pessoal.

INFORMAÇÕES

Modo de pagamento:

Taxa de inscrição: paga no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Propina e seguro escolar: pagos até data anterior ao início do curso.

A frequência desta unidade de formação pressupõe o pagamento integral dos valores associados à mesma antes da sua data de início.

Número máximo de participantes: 12 (doze)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO É PERMITIDO  PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, AOS PARTICIPANTES QUE TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

Certificação:

Quando solicitado, aos participantes será atribuído um certificado de frequência.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso de o formando exceder o limite de faltas não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA ESSENCIAL:

– FERRO, Rui- Processos de Moldagem na FBA.UP. Porto, FBAUP, 2005
– GENET, Jean- O estúdio de Alberto Giacometti. Lisboa: Assírio & Alvim, 1988.
– GSELL, Paul-  L’ART, August Rodin. Entretiens Rèunis par Paul Gsell. Paris: BERNARD GRASSET, ÉDITEUR, 1911.
– LANTERI, ED.- MODELLING, a guide for teachers and Students. London: CHAPMAN & HALL, Ltd., 1902.
– Mills John W.- Encyclopedia of sculpture techniques. Londres: Batsford, 2005. ISBN: 0-7134-8930-8.
– PEREIRA, José Fernandes- Dicionário de Escultura Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho, 2005. ISBN/ISSN 972-32-1723-8.
– Krauss Rosalind E.- Passages in Modern Sculpture. Madrid: AKAL, 2002. ISBN: 0-262-61033-7.
– Rich Jack C.- The materials and methods of sculpture. New York: Dover Publications, 1974. ISBN: 0-486-25742-8.

Anúncios