INSCRIÇÕES ENCERRADAS! CURSO DE RETRATO AO NATURAL: DO DESENHO PARA A PINTURA

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

CURSO DE RETRATO AO NATURAL: DO DESENHO PARA A PINTURA

Horário: 36 sessões (108h) | de 03 de outubro de 2017 a 17 de julho de 2018 (terças) | Pós-laboral (19h00 > 22h00)

LIVRE (SEM CRÉDITOS)

Formadores: Ricardo Leite e Pedro dos Santos Silva

RICARDO LEITE
Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, concluída em Outubro de 1999, com média final de 14 valores. Doutorado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Assistente Convidado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto desde 2010 na Unidade Curricular Atelier I – Pintura. Assistente Convidado na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto em 2009/10 e desde 2011 em Desenho I. Das várias exposições individuais e coletivas que regularmente realiza desde 1996, destaca-se a participação na BP/ Amoco Award na National Portrait Gallery em Londres, Reino Unido (2000). Em 2006 venceu o prestigiado Prémio Revelação de Pintura Caixa Geral de Depósitos/ Centro Nacional de Cultura. Em 2014 pintou o retrato do eminente historiador Professor José Augusto França para a coleção da Academia Nacional de Belas Artes, onde se encontra exposto.

http://www.ricardo-leite.com/main.htm

PEDRO DOS SANTOS SILVA
Licenciado pela Faculdade de Belas Artes da U.Porto, em Artes Plásticas. Desde 2014 realiza o seu doutoramento na Universidade de Vigo, pertencendo ao Grupo de Investigação La Dimensión Escultórica de las Práticas Artísticas. O seu trabalho artístico tem-se desenvolvido no cruzamento entre Arte, Filosofia e Teologia, debruçando-se nomeadamente na representação da figura humana. Recebeu formação especializada em pintura e desenho de retrato no Ar.Co (2009) com João Migueis, na Slade School of Fine Arts (2010) com Ian Rowlands e Adele Wagstaff, na FBAUL (2013) com Artur Ramos. Cruzou-se pela primeira vez com Ricardo Leite no curso Desenho de Composição com Figura Humana em 2011, tendo sido posteriormente seu aluno em Atelier de Pintura.

Destinatários:
Preferencialmente Estudantes de Belas Artes e de Arquitetura. Público em Geral com formação certificada em Desenho de Figura Humana. Candidatos sem formação certificada devem enviar portefólio composto por 6 (seis) desenhos e 3 (três) pinturas mais representativos da sua produção artística, um pequeno texto autobiográfico e a razão por que desejam frequentar o curso.

Propinas:
Inscrição:
75,00 Euros
Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP:
8 prestações de 75,00 Euros |
Público em Geral: 8 prestações de 87,50 |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 19 DE SETEMBRO DE 2017

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Objetivos:

– Facultar métodos elementares da prática de desenho na relação específica da representação da cabeça nos seus aspetos anatómicos mais relevantes, nomeadamente, a proporção, a medida e os valores de claro/escuro. Possibilitar, deste modo, que o formando obtenha a autonomia que lhe permitirá progredir na prática da pintura.
– Instruir o formando relativamente às práticas oficinais de pintura a óleo, garantindo-lhe maior capacidade de expressão pictórica.
– Sensibilizar o formando para as diferentes possibilidades compositivas e expressivas do retrato.

Conteúdos:

– Os enquadramentos – colocação da cabeça na área de representação.
– Os formatos – retangular, quadrangular, a orientação vertical e horizontal do quadro.
– Dimensões – a escala natural e a escala aumentada.
– As especificidades da técnica da pintura a óleo na relação com a representação da pele (transparências, opacidades e pastosidades).
– Abordagens à pintura pela representação dos volumes e/ou pela representação da luz e da sombra.
– Os diferentes problemas compositivos e expressivos da pintura, privilegiando as particularidades da sensibilidade de cada formando.

Metodologia:

Aulas maioritariamente práticas com apresentações teóricas no início de cada módulo.
Acompanhamento regular por parte dos formadores ao formando, salientando de modo construtivo as suas especificidades.
Momentos regulares de partilha e análise coletivas ao estado dos trabalhos em progressão, apresentando a variedade como o propósito pedagógico.

Informações

Modo de pagamento:

Inscrição: EUROS 75,00 pagos no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestação 1, 8 e seguro escolar: pagos até data anterior ao início do curso. SEM ESTE PAGAMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NO CURSO.

Prestações 2, 3, 4, 5, 6 e 7: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

É obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NO CURSO.

Número máximo de participantes: 18 (DEZOITO)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES.

MATERIAIS:
Módulo 1 (5 sessões):
Folhas de papel, cavalinho e/ou cenário, formatos A2 e A3.
Lápis de grafite 3B e 4B, carvão vegetal em ramo e borracha para carvão.
Módulo 2 (16 sessões):
Espelho com dimensões entre os 20cm e 30cm (sem molduras pesadas)
Tintas a óleo em tubo de 21ml a 40ml
Branco de zinco
Amarelo cádmio e amarelo ocre
Vermelho cádmio e rosa permanente
Azul cobalto e azul ultramarino
Terra de sombra natural
Um frasco pequeno de Sansador ou White Spirit
Pincéis de cerda, curtos, formato língua de gato: três pincéis com 1,5cm de largura do pelo, três pincéis com 1cm de largura do pelo e 2 pincéis de 0,5cm de largura do pelo.
Uma espátula metálica (com desnível entre cabo e a parte metálica), um pano absorvente, um conta-gotas e um rolo de papel de cozinha.
Uma paleta com dimensões iguais ou superiores ao A3 (uma placa de contraplacado impermeabilizado de um dos lados é suficiente).
Uma folha A2 de papel para óleo.

Certificação:

Aos  participantes será emitido:
– um certificado de frequência.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso de o formando exceder o limite de faltas e/ou não obter aproveitamento após processo avaliativo, não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA:

Goldstein, Nathan – Design and Composition, Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall, 1989.
Goldstein, Nathan – Figure Drawing: the structure, anatomy and expressive design of the human form, New Jersey: Pearson/Prentice-Hall, 1993.
Nicolaïdes, Kimon – The Natural Way to Draw: a working plan for art study, Boston: Houghton Mifflin Company, 1969
Arnheim, Rudolf – O poder do centro: um estudo da composição nas artes visuais, Lisboa: edições 70, 1990.
Arnheim, Rudolf – Arte e percepção visual, Uma psicologia da visão criadora, São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
CHAET, Bernard – An Artist´s Notebook: Techniques and Materials, New Haven: Rinehart and Winston, 1978.
COOKE, Hereward Lester – Painting Techniques of the Masters, New York: Watson Guptill Publications, 1972.
DOERNER, Max – The Materials of the Artist and their use in Painting, with Notes on the Techniques of the Old Masters, New York: Harvest Inc., 1984.
GOTTSEGEN, Mark David ;The Painter’s Handbook, Watson-Guptill Publications, 2006
HILER, Hilaire – Notes on the Techniques of Painting, New York: Watson Guptill Publications, 1969.
MAYER, Ralph – The artist handbook of material and techniques. ISBN: 0 571 11693 0
WEHLTE, Kurt – The Materials & Techniques of Painting: With a Supplement on Color Theory, New York: Prentice Hall Press, 1975.

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