TURMA COMPLETA! CURSO PRÁTICO DE PINTURA: TÉCNICAS BÁSICAS

*TURMA COMPLETA! VAGAS PREENCHIDAS!*

CURSO PRÁTICO DE PINTURA: TÉCNICAS BÁSICAS

Horário: 128 horas (32 sessões) | de 02 outubro 2017 a 18 junho 2018 (segundas) | Pós-laboral (19h00 – 23h00)

Créditos: 15,5 ECTS

Formador: Pedro dos Santos Silva

PEDRO DOS SANTOS SILVA
Licenciado pela Faculdade de Belas Artes da U.Porto, em Artes Plásticas. Desde 2014 realiza o seu doutoramento na Universidade de Vigo, pertencendo ao Grupo de Investigação La Dimensión Escultórica de las Práticas Artísticas. O seu trabalho artístico tem-se desenvolvido no cruzamento entre Arte, Filosofia e Teologia, debruçando-se nomeadamente na representação da figura humana. Recebeu formação especializada em pintura e desenho de retrato no Ar.Co (2009) com João Migueis, na Slade School of Fine Arts (2010) com Ian Rowlands e Adele Wagstaff, na FBAUL (2013) com Artur Ramos.

Destinatários:
É uma formação direcionada não só ao aprendiz mais inexperiente como também a alunos com graus mais avançados de experiência que desejem ampliar a sua experiência curricular e aprofundar conhecimentos a nível de determinadas tecnologias enquadradas no processo pictórico da pintura.

Propinas:
Inscrição: 75,00 |
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 8 prestações de 75,00 Euros |
Público em Geral: 8 prestações de 87,50 |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 18 DE SETEMBRO.

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Objetivos:

Nesta formação pretende-se fazer uma abordagem teórico-prática a diversas técnicas de expressão artística. É uma formação direcionada não só ao aprendiz mais inexperiente como também a alunos com outros graus de experiência que desejem ampliar a sua prática curricular e aprofundar conhecimentos a nível de determinadas tecnologias enquadradas no processo pictórico da pintura.

Pretende ser um espaço onde se privilegia uma experimentação prática das várias técnicas a serem abordadas, de forma a construir uma sólida base de conhecimentos no processo oficinal do exercício da Pintura. É seu objetivo propiciar aos participantes ferramentas para uma reflexão e fundamentação consistente e objetiva, na escolha das suas metodologias práticas para o desenvolvimento de um projeto pictórico.

Programa:

Cada técnica pictórica específica conta com a realização de uma pequena abordagem teórica, de forma a expor a sua história, características e evolução particular, passando-se à realização de exercícios programados para o desenvolvimento de conhecimentos técnicos das várias potencialidades de aplicação/ utilização/ manutenção dos materiais em questão. Devido ao próprio carácter das unidades de formação contínua, será feito um acompanhamento individual e especializado a cada discente, de forma a ajudar no esclarecimento de eventuais dúvidas/dificuldades no decorrer da aprendizagem técnica.

1 – Pigmentos
1.1 – Características
1.2 – Classificação:  inorgânicos, orgânicos naturais e sintéticos
2 – Óleos
2.1 – Óleos vegetais, essenciais e oleorresinas
3 – Resinas
3.1 – Naturais, Sintéticas
4 – Colas e gomas
5 – Solventes e aditivos
6 – Suportes e Superfícies
6.1 – Suportes rígidos/flexíveis
6.2 – Superfícies – tipos de preparação
7 – Técnicas de pintura
7.1 – Aguarela
7.2 – Guache
7.3 – Acrílico
7.4 – Óleo
7.5 – Pastéis de óleo
7.6 – Pastéis secos

Fonte da imagem: The art of acrylic painting, Walter Foster
—–

Informações

Modo de pagamento:

Inscrição: EUROS 75,00 pagos no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestação 1, 8 e seguro escolar: pagos até data anterior ao início do curso. SEM ESTE PAGAMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NO CURSO.

Prestações 2, 3, 4, 5, 6 e 7: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

É obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NO CURSO.

Número máximo de participantes: 15 (QUINZE)

 

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

MATERIAIS: A lista de materiais necessários será divulgada na primeira sessão.

Método de avaliação:

Tratando-se de uma formação aberta a estudantes com diferentes graus de formação, objetivos e experiência, cada técnica pictórica específica conta com a realização de uma pequena abordagem teórica, de forma a expor a sua história, características e evolução particular, passando-se à realização de exercícios programados para o desenvolvimento de conhecimentos técnicos das várias potencialidades de aplicação/utilização/manutenção dos materiais em questão. Devido ao próprio carácter das unidades de formação contínua, será feito um acompanhamento individual e especializado a cada participante, de forma a ajudar no esclarecimento de eventuais dúvidas/dificuldades no decorrer da aprendizagem técnica.

A avaliação será contínua, contando no final com uma avaliação geral dos trabalhos, de forma a classificar os conhecimentos adquiridos e evolução, sustentada nos seguintes parâmetros:

  • assiduidade (15%); participação/ motivação (35%); sentido crítico, qualidades plásticas: execução, criatividade, originalidade, evolução, desenvolvimento e concretização (50%).

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

Aos participantes que desejem frequentar o curso na vertente LIVRE será emitido:

– um certificado de frequência.

A opção dos formandos de frequentar este curso na vertente livre é tomada impreterivelmente em data anterior ao início do curso, e comunicada para formcontinua@fba.up.pt em formulário próprio.

No caso de o formando exceder o limite de faltas não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

 

BIBLIOGRAFIA:
CHAET, Bernard – An Artist´s Notebook: Techniques and Materials, New Haven: Rinehart and Winston, 1978.
COOKE, Hereward Lester – Painting Techniques of the Masters, New York: Watson Guptill Publications, 1972.
DOERNER, Max – The Materials of the Artist and their use in Painting, with Notes on the Techniques of the Old Masters, New York: Harvest Inc., 1984.
GOTTSEGEN, Mark David ;The Painter’s Handbook, Watson-Guptill Publications, 2006
HILER, Hilaire – Notes on the Techniques of Painting, New York: Watson Guptill Publications, 1969.
MAYER, Ralph; The artist handbook of material and techniques. ISBN: 0 571 11693 0
SMITH, Ray; Manual Prático do Artista, Civilização Editores, 2006.
WEHLTE, Kurt – The Materials & Techniques of Painting: With a Supplement on Color Theory, New York: Prentice Hall Press, 1975.

Anúncios