CURSO LIVRE DE DESENHO – INTERMÉDIO

* ÚLTIMOS LUGARES! *

CURSO LIVRE DE DESENHO – INTERMÉDIO

Horário: 34 sessões (68 Horas) | de 04 de outubro de 2017 a 27 de junho de 2018 (quarta-feira) | Pós-laboral (19h00 – 21h00)

LIVRE (SEM CRÉDITOS)

Formador: António Gonçalves

ANTÓNIO GONÇALVES
Frequentou a Escola Artística de Soares dos Reis, Porto. Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Frequentou a Faculdade de Belas Artes de Cuenca, Espanha, ao abrigo do Projeto Erasmus 1998/ 1999. Frequência no Doutoramento em História da Arte, na Universidade de Les Illes Balears, em Palma de Maiorca. Foi Professor na ESAP, extensão de Guimarães, de 2001 a 2014. Diretor Artístico da Fundação Cupertino de Miranda Vila Nova de Famalicão. Diretor artístico da Galeria Municipal Ala da Frente, Vila Nova de Famalicão. Artista Plástico.
www.oantoniogoncalves.com

Destinatários:
Todos os interessados na prática do desenho, com conhecimentos básicos de desenho; preferencialmente candidatos que concluíram com assiduidade a unidade CURSO LIVRE DE DESENHO – INICIAÇÃO.

Propinas:
Estudantes , Docentes e Funcionários UP/FBAUP:
8 prestações de 50,00 Euros |
Público em Geral: 8 prestações de 62,50 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 20 DE SETEMBRO

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE 

Descrição do curso:
O desenho é uma forma privilegiada de pensamento, de reflexão, de expressão e criação.
Com esta unidade de formação pretende-se aprofundar princípios fundamentais do Desenho. Com base em exercícios de observação, representação e composição, os formandos irão a aprofundar o conhecimento e experiência da linguagem do desenho. Espera-se que os participantes sejam capazes de explorar e compreender a relação forma/fundo e as relações que se estabelecem; estudar as bases estruturais das formas e suas volumetrias; usar a composição como articulação das formas e equilíbrio do espaço; ter uma percepção do espaço trabalhando-o na perspectiva, profundidade e seus efeitos de sobreposições; servir-se da representação para explorar o movimento, dinâmica, ritmo e prever todo o enquadramento que assegura as melhores respostas do desenho; usar da criatividade para explorar formas imaginárias que poderão gerar resultados de uma forte exploração plástica em articulação com os conhecimentos adquiridos no domínio das técnicas do desenho.

Objetivos:
– Aprofundamento e optimização do estudo da tridimensionalidade e suas relações enquanto forma/fundo e estudo de composição.
– Desenvolvimento do desenho analítico para melhor estudar e explorar as formas e os espaços.
– Exploração do desenho expressivo e a sua potencialidade para agarrar registos espontâneos.
– O desenho de movimento como promotor de analise e de síntese dos conteúdos representados.
– Exploração de composições que proporcionem a articulação das diferentes abordagens do desenho, em planos representativos e imaginários.

Conteúdos programáticos:

Forma/fundo
Forma/fundo e as relações estabelecidas
Formas estruturais
Formas e sua volumetria
Formas e suas articulações compositivas

Espaço
Profundidade
Efeito de sobreposição
Efeito de distorção
Perspectiva
Espaço positivo/ negativo/ neutro

A representação
Equilíbrio
Movimento
Dinâmica
Enquadramento
Ritmo
Repetição

O desenho
Com formas imaginadas
Com formas simbólicas

Materiais (necessidades a colmatar pelos participantes):
Folhas de papel de desenho A3 e A2
Lápis de grafite HB, 2B e 4B, 6B
Barras de carvão vegetal e sintético
Lápis branco
Meios líquidos (tinta da china e ecoline)
Borracha branca e borracha pão
Folhas de papel de cor
Estojo para transportar materiais
Capa para guardar desenhos

Imagem: Drawing for Beginners, Dorothy Furniss
Fonte: commons.wikimedia.org

Informações

Modo de pagamento:

Prestação 1 e 8: paga no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestações 2, 3, 4, 5, 6, e 7: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

É obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NO CURSO.

Número máximo de participantes: 15 (QUINZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES.

Certificação:

Aos participantes será atribuído um certificado de frequência.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso de o formando exceder o limite de faltas não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA
Goldstein, Nathan; Figure drawing : the structure, anatomy and expressive design of human form / Nathan Goldstein. –  2ª ed. – New Jersey : Prentice Hall, 1993. Goldstein, Nathan; The art of responsive drawing / Nathan Golstein. –  2ª ed. – Englewood Cliffs : Prentice Hall, 1977
Rockman, Deborah; Drawing essentials : a guide to drawing from observation / Deborah Rockman. – New York : Oxford University Press, 2009.
Mendelowitz, Daniel M.; A guide to drawing / Daniel M. Mendelowitz, Duane A. Wakeham. –  Fifth ed.. – Florida : Harcourt Brace, 1995.
Drawing : forms, techniques, meanings / textos Annamaria Petrioli Tofani, Simonetta Prosperi Valenti Rodinò, Gianni Carlo Sciolla ; fot. Marco D’Anna. – Torino : Istituto Bancario San Paolo, 1991.
Rawson, Philip; The Art of drawing : an instructional guide / Philip Rawson. – London and Sydney : Macdonald & Co., 1983.
Edwards, Betty; Aprender a dibujar con el lado derecho del cerebro : curso para aumentar la creatividad y la confianza artística / Betty Edwards. – Barcelona : Ediciones Urano, 1994.

Anúncios