CURSO PRÁTICO DE PINTURA: COR, COMPOSIÇÃO INTERPRETAÇÃO

CURSO PRÁTICO DE PINTURA: COR, COMPOSIÇÃO, INTERPRETAÇÃO

Horário: 128 horas (32 sessões) | de 04 de outubro de 2017 a 13 de junho de 2018 (quartas) | Pós-laboral (19h00 > 23h00)

Créditos: 15,5 Créditos ECTS

Formador: Pedro dos Santos Silva

PEDRO DOS SANTOS SILVA
Licenciado pela Faculdade de Belas Artes da U.Porto, em Artes Plásticas. Desde 2014 realiza o seu doutoramento na Universidade de Vigo, pertencendo ao Grupo de Investigação La Dimensión Escultórica de las Práticas Artísticas. O seu trabalho artístico tem-se desenvolvido no cruzamento entre Arte, Filosofia e Teologia, debruçando-se nomeadamente na representação da figura humana. Recebeu formação especializada em pintura e desenho de retrato no Ar.Co (2009) com João Migueis, na Slade School of Fine Arts (2010) com Ian Rowlands e Adele Wagstaff, na FBAUL (2013) com Artur Ramos.


Destinatários:

(Preferencialmente) Formandos que concluíram com sucesso o Curso Prático de Pintura: Técnicas Básicas; outros candidatos (com conhecimentos intermédios de pintura e de desenho, mediante apresentação de comprovativo) que desejem ampliar a sua experiência curricular e aprofundar conhecimentos a nível de determinadas tecnologias enquadradas no processo pictórico da pintura (ver CONDIÇÕES DE ACESSO).

Propinas:

Inscrição: 75,00 Euros |
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 8 prestações de 75,00 Euros |
Público em Geral: 8 prestações de 87,50 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 20 DE SETEMBRO

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Objetivos:

Nesta formação pretende-se fazer uma abordagem teórico-prática a conteúdos e técnicas especializadas de pintura. É uma formação direcionada a participantes com grau intermédio de experiência a nível da pintura/ desenho, que desejem ampliar a sua experiência curricular e aprofundar conhecimentos a nível de determinadas tecnologias enquadradas no processo pictórico da pintura.
Pretende ser um espaço onde se privilegia uma experimentação prática das várias técnicas a serem abordadas, de forma a construir uma sólida base de conhecimentos no processo oficinal do exercício da Pintura, e que propiciem ao discente ferramentas para uma reflexão e fundamentação consistente e objetiva na escolha das suas metodologias práticas para o desenvolvimento de um projeto pictórico.

 

Programa:

1 – Introdução à teoria da cor e composição – regras de estruturação compositiva de um quadro;

1.1 – Exercícios de Composição em Pintura;

2 – Introdução a novos suportes e materiais – novas soluções contemporâneas alternativas na prática da pintura.

2.1 – Experimentação prática;

3 – Introdução ao desenho na pintura;

3.1 – Exercícios práticos de desenho a partir da observação do real;

3.1.1 – Naturezas – mortas;

3.1.2 – Desenho de figura humana;

3.2 – Exercícios práticos de pintura a partir da observação do real;

3.2.1 – Pintura de naturezas-mortas (pintura através da observação direta, a desenvolver enquadramentos, composição, contrastes lumínicos, técnica de modelações, velaturas, e arrastamentos);

3.2.2 – Pintura de figura humana (pintura a óleo com observação direta de figura humana, a desenvolver enquadramentos, composição, contrastes lumínicos, tratamento plástico);

4 – Desenvolvimento de proposta individual;

4.1 – Metodologia Projetual – desenvolvimento teórico e prático de um tema proposto pelo participante, com o intuito de sedimentar e desenvolver o nível de conhecimentos adquiridos em competências estéticas e criativas, consubstanciando-se na  técnica da pintura a óleo alguns dos vários domínios da representatividade.

Fonte da imagem: static.pexels.com

Informações

Modo de pagamento:

Inscrição: EUROS 75,00 pagos no ato da inscrição – SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestação 1, 8 e seguro escolar: pagos até data anterior ao início do curso – SEM ESTE PAGAMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NO CURSO

Prestações 2, 3, 4, 5, 6 e 7: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

É obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição.

Número máximo de participantes: 15 (QUINZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

MATERIAIS: A lista de materiais necessários será divulgada na primeira sessão.

CONDIÇÕES DE ACESSO:
Como condição fundamental de acesso, os candidatos que frequentaram o Curso Prático de Pintura: Técnicas Básicas devem obrigatoriamente ter obtido classificação igual ou superior a 14 valores. Os candidatos que não tenham frequentado cursos de pintura e/ou desenho promovidos pelo Gabinete de Formação Contínua da FBAUP devem apresentar um portefólio para avaliação de competências. Do portefólio devem constar entre 10 a 12 imagens de trabalhos mais representativos da produção pictórica do candidato, um pequeno texto auto-biográfico e a razão por que deseja frequentar o curso.

Método de avaliação:
Tratando-se de uma formação aberta a estudantes com diferentes graus de formação, objetivos e experiência, cada técnica pictórica específica conta com a realização de uma pequena abordagem teórica, de forma a expor a sua história, características e evolução particular, passando-se à realização de exercícios programados para o desenvolvimento de conhecimentos técnicos das várias potencialidades de aplicação/utilização/manutenção dos materiais em questão. Devido ao próprio carácter dos cursos de formação contínua, será feito um acompanhamento individual e especializado a cada participante, de forma a ajudar no esclarecimento de eventuais dúvidas/dificuldades no decorrer da aprendizagem técnica.

A avaliação será contínua, contando no final com uma avaliação geral dos trabalhos, de forma a classificar os conhecimentos adquiridos e evolução, sustentada nos seguintes parâmetros:

Assiduidade (15%); participação/ motivação (35%); sentido crítico, qualidades plásticas: execução, criatividade, originalidade, evolução, desenvolvimento e concretização (50%).

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

Aos participantes que desejem frequentar o curso na vertente LIVRE será emitido:

– um certificado de frequência.

A opção dos formandos de frequentar este curso na vertente livre é tomada impreterivelmente em data anterior ao início do curso, e comunicada por escrito para formcontinua@fba.up.pt.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso de o formando exceder o limite de faltas e/ou não obter aproveitamento após processo avaliativo, não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA:
BELL, Julian; What is Painting?. ISBN 0-500-28101-7
MAYER, Ralph; The artist’s handbook of materials and techniques. ISBN 0-571-11693-0
MAYER, Ralph, Materiales y técnicas del arte. ISBN 84-87756-17-4
PUTTFARTEN, Thomas; The discovery of pictorial composition. ISBN 0-300-08156-1
SMITH, Ray; Manual prático do artista, Civilação Editores, 2006. ISBN 989-550-125-0
EDWARDS, Betty; Colour – a course in mastering the art of mixing colours, Penguin Group, 2004
GOTTSEGEN, Mark David; The painter’s handbook, Watsn-Guptill Publications, 2006
WEHLTE, Kurt; The materials & tecnhiques of painting: with a suplement on colour theory, New York: Prentice Hall Press, 1975

Anúncios