Cancelado! ILUSTRAÇÃO E ARQUITETURA: ESPAÇO, MÉTODOS, PUBLICAÇÕES

ILUSTRAÇÃO E ARQUITETURA: ESPAÇO, MÉTODOS, PUBLICAÇÕES

Horário: 12 sessões (36 Horas) de 07 de novembro a 14 de dezembro (terças e quintas) | Pós-laboral (19h00 > 22h00)

Créditos: 4 ECTS

Formadores: Karen Lacroix e Matilde Seabra

KAREN LACROIX
Ilustradora e designer que vive entre o Porto (Portugal) e Londres (Reino Unido). Foi professora de narrativas visuais na Universidade Richmond durante cinco anos e trabalha para uma variedade de clientes, tais como a English Touring OperaSignumRecords e o Instituto Bishopsgate. Em 2010, depois de terminar o mestrado em Comunicação Visual no Royal College of Art, fundou a Uncanny Editions, uma editora de ilustração e estúdio que explora diferentes modos e práticas de publicação. A editora organiza frequentemente workshops em museus e instituições culturais tais como a National Portrait Gallery, Marksthe Bökship e The Photographers Gallery. É fundadora e coordenadora da Illustration Summer School, em Vila Nova de Gaia. O trabalho da Uncanny Editions está representado em coleções tais como MoMA (Nova Iorque, EUA), University College London, London College of Communication (UK) e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal).

www.uncannyeditions.com

MATILDE SEABRA
Licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da U.Porto. Foi assistente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto no Mestrado de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas com as Unidades Curriculares “Organização do Espaço Pedagógico” e “Museus e Serviços Educativos”, direcção Curricular de Gil Maia, de 2009 a 2013. Das publicações feitas, destacam-se “Portugal Turístico | Perspetivas Críticas” – artigo para a revista especializada em arquitectura Arq.a, nº 124. Direcção Editorial de Luís Santiago Baptista. Mai. 2013; Friendly Fire – Desde 2010, é co-editora da fanzine de arquitectura e cultura urbana sediada no Porto Exposições e Artigos mais relevantes: L.Q.F.U.B. – Sonda Espacial “The Real and Other Fictions” presente em “Close-Closer”, 3ª Edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa. Curadoria Beatrice Galilee e Mariana Pestana, Sep-Dec 2013; “Death in Venice e “Die Hard”, c/ Ivo Poças Martins e Alexandra Areia, Homeland: News from Portugal, comissário Pedro Campos Costa da 14ª Edição da Bienal de Arquitectura de Veneza, Set 2014; “Dos Fantasmas de Serralves ao Cliente como Arquitecto” artigo para Artecapital, Direcção Editorial de Pedro Baía, Set 2015. A sua experiência profissional abarca Serviços Educativos de diversas instituições culturais como o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, o Museu do Douro, a Fundação Bissaya-Barreto, o Cine-Teatro Aveirense. Fundou a Talkie-Walkie com Ana Neto Vieira, empresa dedicada ao Turismo Cultural e Arquitectónico e à implementação de Programas Educativos nas instituições e escolas.

www.talkie-walkie.eu

Destinatários:
Idade igual ou superior a 18 anos.Preferencialmente alunos de 1.º e de 2.º ciclos de Artes Plásticas, Comunicação Visual e Arquitetura. Ilustradores e público em geral com conhecimento básico em arquitetura.

Propinas:
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 2 prestações de 93,00 Euros |
Público em Geral: 2 prestações de 137,50 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 24 DE OUTUBRO DE 2017.

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

N.B.: Nas sessões orientadas pela formadora Karen Lacroix, a língua de comunicação será a inglesa.

Descrição:
Este unidade de formação apresenta aos participantes o potencial da arquitetura e da publicação como um processo de pesquisa, com atenção específica para o uso da impressão como pesquisa. Concentra-se na relação entre ilustração e arquitetura através de uma investigação de diferentes formas de análise, documentação, mapeamento e representação de um ambiente. Esta formação também se concentra na importância do desenvolvimento de um arquivo, nos métodos para analisar o espaço e no contexto a partir de uma perspetiva arquitetónica, e como as técnicas de impressão ajudam a juntar todas essas atividades de forma produtiva e significativa.


Objetivos:
O objetivo da unidade de formação é dar aos participantes as ferramentas de pesquisa visuais para analisar, desconstruir e desafiar uma narrativa visual a partir do espaço. O aluno bem-sucedido será capaz de:
– Identificar terminologia chave na pesquisa visual.
– Desenvolver compreensão e competências práticas associadas às técnicas visuais, com um foco específico na Ilustração e na Arquitetura.
– Adquirir competências básicas inerentes à Arquitetura e suas diversas representações.
– Desenvolver uma compreensão na História da Arquitetura centrada nas diferentes formas de representação e do espaço e de territórios.
– Articular métodos de pesquisa visuais chave dirigidos a um determinado projeto, tirando proveito das competências práticas desenvolvidas durante esta formação.

Imagem: (c) Karen Lacroix

—————

Informações

Modo de pagamento:

Prestação 1: paga no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestações 2: paga até ao dia 08 de dezembro de 2017. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

É obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL FREQUENTAR O CURSO.

Número máximo de participantes: 15 (QUINZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

Método de avaliação:
Este curso irá adotar uma variedade de abordagens metodológicas, incluindo oficinas práticas, palestras, críticas individuais e de grupo. A conclusão bem-sucedida do curso significa que o participante terminou todas as oficinas, bem como aplicou, manipulou e / ou alterou os métodos ensinados durante o curso e utilizou-as no seu próprio projeto concluído no final do curso.

A avaliação será quantitativa de 0 a 20.
Os critérios a considerar, e as respetivas percentagens, são:
Assiduidade: 15%,
Participação: 35%,
Trabalho individual: 50%

A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

 

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início da formação.

Aos participantes que desejem frequentar o curso na vertente LIVRE será emitido:

– um certificado de frequência.

A opção dos formandos de frequentar este curso na vertente livre é tomada impreterivelmente em data anterior ao início do curso, e comunicada por escrito em formulário próprio.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso/ unidade de formação (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso de o formando exceder o limite de faltas e/ou não obter aproveitamento após processo avaliativo, não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BILIOGRAFIA:
Crow, D. (2010) Visible Signs: An Introduction to Semiotics in the Visual Arts. London: AVA Publishing
Harold, E. & Taylor, E. (1978) Pictures on a Page: Photo-Journalism, Graphics and Picture Editing. William Heinemann
Heller, S. & Arisman, M. eds. (2000) The Education of an Illustrator. New York: Allworth Press
Klanten, R.; Mollard, A.; Hubner, M. eds. (2011) Behind the Zines: Self-publishing Culture. Die Gestalten Verlag
Noble, I. & Bestley, R. (2007) Visual Research: An Introduction to Research Methodologies in Graphic Design. London: AVA Publishing
Smith, Keith A. (1996) Non-Adhesive Binding. NY: Keith Smith BOOKS
Zevi, Bruno (1948) Saber ver a Arquitectura
Carneiro, Alberto, Leite, Elvira, Malpique, M. (1983). O Espaço Pegagógico- 1. A casa/ o caminho casa- escola/ a escola-, Porto: Edições Afrontamento
Carneiro, Alberto, Leite, Elvira, Malpique, M. (1983). O Espaço Pegagógico- 2. Corpo/ Espaço/ Comunicação-, Porto: Edições Afrontamento

Anúncios