O MUNDO DA LÃ – FELTRAGEM

O MUNDO DA LÃ – FELTRAGEM

Horário: 6 sessões (18 Horas) | de 26 de outubro a 30 de novembro de 2017  | Pós-laboral (19h00 > 22h00)

Créditos: 2 ECTS

Formadora: Carmen Velert Castellanos

CARMEN VELERT CASTELLANOS
Licenciada em Belas Artes /Artes Plásticas pela Facultat de Belles Arts de Sant Carles de la Universitat Politècnica de València, Espanha. No âmbito de Bolsa Erasmus em 2007, frequentou o curso de Product Design na Fachhochschule Hildesheim, Hannover, Alemanha, durante um semestre.  Em 2015/ 2016 fez parte do seu percurso académico na Faculdade de Belas Artes da U.Porto, sob égide do Programa de Mobilidade Erasmus. Participou em várias exposições coletivas em Espanha, Alemanha e Portugal.

Destinatários:
Maiores de 18 anos. Preferencialmente estudantes ou graduados da área das Artes Plásticas e do Design. Público em geral com conhecimentos artísticos ou habilidades criativas.

Propinas:
Inscrição:
50% do valor da propina (deduzido à mesma)
Estudantes, Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 90,00 Euros |
Público em Geral: 110,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 12 DE OUTUBRO.

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Introdução
Pretende-se com esta unidade de formação estimular a aprendizagem e consolidar conhecimentos nas técnicas de feltragem. A unidade consistirá no ensino da Feltragem e das distintas técnicas aplicadas nas artes plásticas e sua manipulação no âmbito de um trabalho final autoral.

Objetivos
Os objetivos desta unidade de formação são contribuir para a prática da técnica tradicional da feltragem e os seus processos num contexto de expressão criativa.
A finalidade é que os formandos aprendam quais as procedências do feltro e as transformções da lã para formar um tecido-não tecido denso, de fibras interligadas de forma permanente. Os exercícios propostos tenderão para uma gradual complexidade nos resultados para que os participantes usem estas técnicas como ferramenta criativa e exploratória na expressão artística.

– Comprender as utilizações da lã virgem e a importância do material na construção de objetos plásticos.
– Entender os tratamentos básicos tanto por wet-feltragem das fibras usando uma solução de feltragem ou dry-feltragem, usando agulhas de feltragem.
– Aprender o que o resultado final precisa e decidir qual método usar para atingi-lo.
– Trabalhar a feltragem no deselvolvimento de exercícios práticos e aplicar estos conhecimentos para elaborar um projeto individual.

Fonte da imagem: c.pxhere.com

Informações

Modo de pagamento:

Taxa de inscrição: paga no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Propina e seguro escolar: pagos até data anterior ao início do curso.

A frequência desta unidade de formação pressupõe o pagamento integral dos valores associados à mesma antes da sua data de início.

Número máximo de participantes: 12 (DOZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

MATERIAIS (necessidades a colmatar pelos participantes): agulhas de costura de coser à mão; tesoura.

Método de avaliação:

A avaliação será contínua sem exame final, e o valor da classificação será calculado de acordo com a seguinte ponderação:

– Assiduidade: 10%
– Participação: 20%
– Experimentações dos processos: 30%
– Trabalho Final: 40%

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

Aos participantes que desejem frequentar o curso na vertente LIVRE será emitido:

– um certificado de frequência.

A opção dos formandos de frequentar este curso na vertente livre é tomada impreterivelmente em data anterior ao início do curso, e comunicada por escrito para formcontinua@fba.up.pt.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso de o formando exceder o limite de faltas e/ou não obter aproveitamento após processo avaliativo, não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA:
Meneghello,  Denise; A Arte da Feltragem.

 

Anúncios