PROGRAMA ARTE E ESPAÇO: ILUSTRAÇÃO E ESPAÇO

A FUNDAÇÃO INSTITUTO ARQUITECTO JOSÉ MARQUES DA SILVA (FIMS) e a FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DO PORTO (FBAUP) promovem o Programa ARTE E ESPAÇO, uma parceria de oferta formativa centrada na disseminação de saber e fazer sobre as áreas de intervenção de cada uma das instituições.
Direcionado a especialistas e interessados nas áreas da pintura, arquitetura, desenho e ilustração, o programa contempla diferentes cursos que tratam a relação entre uma atividade formativa (técnica e teórica) e o espaço, centro da atuação da FIMS.
Cada curso será coordenado e orientado por especialistas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e terá a duração de cerca de 3 meses, com aulas aos sábados de manhã.

ILUSTRAÇÃO E ESPAÇO

Horário: 12 sessões (36 Horas) de 07 de abril a 14 de julho  de 2018 (sábados) | Diurno (09h30 > 12h30)

CURSO LIVRE (SEM AVALIAÇÃO E SEM CRÉDITOS)

Formadores: Rui Vitorino Santos, Mariana a Miserável, Ana Torrie e Cláudia Queiroz

Coordenador Científico: Professor Doutor Rui Vitorino Santos

RUI VITORINO SANTOS
Nasceu na Batalha, 1971, vive e trabalha no Porto.
Doutorado em Arte e Design, área de Ilustração. É docente de Design de Comunicação e Ilustração na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Desenvolve em paralelo projectos de curadoria e investigação em Ilustração e participa regularmente em eventos individuais e coletivos na área da Ilustração.
Co-autor do projeto de narrativas ilustradas online, Pandora Complexa.
Membro fundador da associação e galeria Dama Aflita, no Porto, dedicada à ilustração e desenho.
É membro do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+).
Membro do comité científico do congresso CONFIA – International Conference on Illustration and Animation (2012, 2013, 2014 e 2015).

http://ruivitorinosantos.tumblr.com/

MARIANA, A MISERÁVEL
Mariana Santos, mais conhecida como “Mariana, a miserável” é uma ilustradora não-premiada. Tendo de sustentar um gato com gostos caros, ela pratica a sua arte no estúdio de sua casa no Porto, Portugal.
Aos 18 anos deixou sua cidade natal, Leiria, para estudar Design Gráfico na ESAD e depois participou no primeiro ano de mestrado no FBAUP, no Porto. Não obstante a sua área de estudo, decidiu tornar-se ainda mais não-atrativa para o emprego, optando por seguir uma carreira em ilustração, o seu talento principal e paixão, condenando o seu coração, alma e carteira a uma vida miserável. Desde então, ainda assim conseguiu realizar várias exposições individuais e coletivas em Portugal e no exterior, tendo também trabalhado para grandes marcas, estúdios de design e editoras de renome. Ensinou em universidades, e o seu trabalho, reconhecido por críticos de arte, é regularmente apresentado na imprensa e em publicações de design portuguesas e internacionais
Atualmente, vive entre o Porto e Lisboa, e continua a desenvolver um conjunto de trabalhos que abrangem várias áreas da Ilustração. Da tela em galerias para paredes em edifícios, desde acessórios de moda até conteúdos online e outros meios múltiplos, Mariana é uma artista talentosa e trabalhadora.

http://marianaamiseravel.com/

Anúncios