PROGRAMA ARTE E ESPAÇO: PINTURA E ESPAÇO – DO TRIDIMENSIONAL À ABSTRAÇÃO

A FUNDAÇÃO INSTITUTO ARQUITECTO JOSÉ MARQUES DA SILVA (FIMS) e a FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DO PORTO (FBAUP) promovem o Programa ARTE E ESPAÇO, uma parceria de oferta formativa centrada na disseminação de saber e fazer sobre as áreas de intervenção de cada uma das instituições.
Direcionado a especialistas e interessados nas áreas da pintura, arquitetura, desenho e ilustração, o programa contempla diferentes cursos que tratam a relação entre uma atividade formativa (técnica e teórica) e o espaço, centro da atuação da FIMS.
Cada curso será coordenado e orientado por especialistas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e terá a duração de cerca de 3 meses, com aulas aos sábados de manhã.

PINTURA E ESPAÇO – DO TRIDIMENSIONAL À ABSTRAÇÃO

*NOVO PRAZO: ATÉ 24 DE ABRIL!*

Horário: 10 sessões (29 Horas) de 28 de abril a 03 de julho  de 2018 (sábados e terças) | Diurno (09h30 > 12h30) e Pós-Laboral (19h00 > 22h00)

CURSO LIVRE (SEM AVALIAÇÃO E SEM CRÉDITOS)

Formadores: António Quadros Ferreira, Domingos Loureiro, Joana Rego

Coordenador Científico: Professor Doutor Domingos Loureiro

DOMINGOS LOUREIRO
Professor Auxiliar do Departamento de Artes Plásticas FBAUP. Artista Plástico. Doutor em Arte e Design . Coordenador NAD I2ADS. Membro da Comissão Científica da LAP. Responsável Científico da Formação Contínua da FBAUP. Membro do Conselho de Representantes do Departamento de Artes Plásticas FBAUP. Colaborador Projeto BASES CONCEPTUAIS DA INVESTIGAÇÃO EM PINTURA 2014/19. ICOCEP – International Congress On Contemporary European Painting – April 2017. Realizou exposições em diversos paises tem obras em coleções publicas e privadas em vários locais.

ANTÓNIO QUADROS FERREIRA
Professor Emérito da Universidade do Porto. Professor Catedrático Aposentado da FBAUP. Licenciado em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Doutor da Universidade de Nice Sophia Antipolis, França. Presidente da CAE de Belas Artes da A3ES. Membro do programa de doutoramento La realidad asediada: posicionamientos creativos, Universidade de Barcelona. Coordenador do Projecto Bases Conceptuais da Investigação em Pintura da UP

Últimas exposições:
ALFABETO MODULABLE
Casa da Galeria (Santo Tirso), de 17 de Setembro a 5 de Novembro de 2011.
COSMOGONIES
Lugar do Desenho/Fundação Júlio Resende (Gondomar), de 19 de Janeiro a 13 de Abril de 2013.

Últimas publicações:
O LADO DE CÁ, CONVERSAS COM FERNANDO LANHAS
Edições Afrontamento, Porto, 2011.
NADIR AFONSO, ARTE, ESTÉTICA E TEORIA
Edições Afrontamento, Porto, 2012.
ÁGUA:PORTO / AIGUA:BARCELONA (com Domènec Corbella) I2ADS, Porto, 2014.

JOANA RÊGO
Artista Plástica – Pintora e Professora do Ensino Superior. Doutora em Arte e Design, pela FBAUP Curso de Artes – Plásticas, Pintura pela FBAUP, 1995. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento em 1998 / 1999. Mestrado em Pintura no San Francisco Art Institute, EUA, 1999. Doutoranda pela Universidade de Vigo / Pontevedra no Doutoramento Modos de Conhecimento Na prática Artística Contemporânea. Diploma de Estudos Avançados do Doutoramento “Modos de conhecimento na prática Artística Contemporânea”, 2006. Realizou diversas exposições e está presente em várias coleções nacionais e no estrangeiro.

Destinatários:  Direcionado a candidatos com formação em arte ou arquitetura. O curso tem como objetivo o desenvolvimento de duas vertentes específicas: a experimentação artística e o domínio técnico, sendo necessário um nível médio de desenho, não sendo essencial haver experiência pictórica.

Propinas (ver condições de pagamento):
Estudantes, Docentes e Funcionários FBAUP: 220,00 Euros |
ALUMNI FBA e Estudantes, Docentes e Funcionários UP: 245,00 Euros |
Público em Geral: 265,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 24 DE ABRIL DE 2018.

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

APRESENTAÇÃO:

Curso de pintura de cariz teórico-prático onde se propõe apresentar como a pintura absorve metodologias e linguagens do campo da arquitetura, e como poderá assumir-se como espaço operativo capaz de potenciar realizações que a arquitetura pode não propiciar, nomeadamente no campo da abstração. O curso divide-se em três linhas de orientação: a) a pintura construída segundo um projeto lógico; b) a construção de um objeto tridimensional como estímulo para uma pintura bidimensional; c) a interpretação subjetiva de um elemento concreto. O programa contempla modelos de pensar a pintura através de processos baseados na arquitetura, em que o tridimensional será o percurso para o desenvolvimento de uma linguagem abstrata. Paralelamente promove um contexto de experimentação das linguagens da pintura que fomente modos de ver e interagir distintos para o desenvolvimento de linguagens na arquitetura. A formação será orientada por um painel de autores especialistas e artistas, constituído pelo Professor Doutor António Quadros Ferreira, a Professora Doutora Joana Rego e pela Doutora Ana Pais Oliveira, sob a coordenação científica do Professor Doutor Domingos Loureiro.

PROGRAMA:

Aula 1 (Teórico) (2 horas) (28.04.2017 – Espaço FIMS)
Arquitetos-Pintores: Nadir Afonso e Fernando Lanhas
Apresentação do percurso desenvolvido por alguns arquitetos-pintores, ao longo da história de arte, com principal prevalência nos autores do século XX, com destaque para a obra de Fernando Lanhas e Nadir Afonso, figuras cimeiras da arte em Portugal.A sessão será conduzida pelo autor de monografias recentes sobre os artistas, profundo conhecedor de ambos os percursos, e que privou até aos últimos momentos de vida com Nadir e Lanhas, falecidos recentemente. António Quadros Ferreira, Professor Emérito da FBAUP, fará ainda uma introdução à sua própria investigação enquanto artista.
Formador: António Quadros Ferreira

Aula 2 (Prático) (3 horas) (05.05.2017 – Espaço FIMS)
Planta de uma pintura
Aula prática baseada na criação de um projeto para uma pintura baseado na construção prévia de um plano projetual em formato de planta arquitetónica. Desenvolvimento de um projeto lógico de organização de um espaço bidimensional seguindo um programa binário para obtenção de uma pintura de cariz abstrato. Realização de um estudo para uma pintura.
Formador: António Quadros Ferreira

Materiais: lápis HB, borracha, régua, papel de aguarela, aguarela ou lápis de cor, pinceis, paleta

Aulas 3/4/5/6 (Prático) (12, 19, 26.05 e 02.06.2018 – Espaço FBAUP)
Da tridimensão à abstração
Aula prática com vista à realização de uma pintura seguindo o processo utilizado pela formadora na sua própria obra pictórica, baseado na construção de dispositivos tridimensionais que orientem na idealização de obras de cariz pictórico.
Valorização da metodologia utilizada no seu processo artístico, destacando ainda a importância do uso da cor na organização da superfície pictórica.
Realização de uma maquete com recurso a diversos materiais.
Seleção de um conjunto de vistas e de imagens com vista à realização de uma pintura.
Concretização de uma pintura.
Formadora: Ana Pais Oliveira

Materiais para a maquete: k-line, cartão, papel variado, rede plástico, entre outros à escolha do formando. X-ato, cola
Material Pintura: lápis 2B, borracha, régua, fita adesiva papel, tintas acrílicas, pinceis, paleta, tela formato 50x50cm

Aulas 7/8/9/10 (Prático) (09, 16, 30.06 e 07.07.2018 – Espaço FBAUP)
A casa como poema
Aula prática com vista à realização de uma pintura seguindo o processo utilizado pela formadora na sua própria obra pictórica onde a linguagem e a iconografia se sobrepõem. A casa como um poema aborda de que modo um elemento concreto pode assumir uma leitura subjetiva, onde a arquitetura poderá ser um referente visual para uma interpretação metafórica.
Realização de um conjunto de esboços baseados na relação entre arquitetura e poesia. Seleção de um dos esboços e concretização de uma pintura.
Formadora: Joana Rego

Material Pintura: lápis 2B, borracha, régua, fita adesiva papel, tintas acrílicas, pinceis, paleta, tela formato 50x50cm


Informações

Condições de pagamento:

50% do valor total da propina: pago no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Valor remanescente da propina: pago até data anterior ao início da unidade, após confirmação de constituição de turma.

Número máximo de participantes: 18 (DEZOITO)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de frequência.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso/ unidade de formação (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas. Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

No caso de o formando exceder o limite de faltas e/ou não obter aproveitamento após processo avaliativo, não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

Bibliografia:
António Quadros Ferreira (2011) Fazer Falar a Pintura,  Editora da Universidade do Porto
António Quadros Ferreira (2011) O Lado de Cá – Conversas com Fernando Lanhas, Edições Afrontamento
António Quadros Ferreira (2012) Nadir Afonso Arte, Estética e Teoria, Edições Afrontamento
António Quadros Ferreira (2015) NADIR 16.11.00, Edições Afrontamento
Betty Edwards (2004) Color – a course in mastering the art of mixing colours, Penguin Group,
Johannes Meinhardt (2005) A Abstração depois da Abstração, Serralves Publico
Julian Bell (1999) What is painting? – Representation and Modern Art
Mark Gottsegen (2006) David; The Painter’s Handbook, Watson-Guptill Publications
Isabel Sabino (2001) A pintura depois da pintura, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Ralph Mayer (2001) The artist’s handbook of materials and techniques
Ralph Mayer (2005) Materiales y técnicas del arte.
Ray Smith (2006) Manual Prático do Artista, Civilização Editores
Thomas Puttfarten (2006) The discovery of pictoral composition

Anúncios