NOVO CALENDÁRIO! SERIGRAFIA SOBRE VIDRO E CERÂMICA VIDRADA. MÉTODO DIRETO E DECALQUES

SERIGRAFIA SOBRE VIDRO E CERÂMICA VIDRADA: MÉTODO DIRETO E DECALQUES

Horário:  8 sessões ( 16 Horas)de 14 de maio a 07 de junho de 2018 | Pós-laboral (18h00 – 20h00)

– 14 de maio (seg.);
– 17 de maio (qui.);
– 21 de maio (seg.);
– 24 de maio (qui.);
– 28 de maio (seg.);
– 30 de maio (quarta);
– 04 de junho (seg.);
– 07 de junho (qui.).

CRÉDITOS: 2 ECTS (aguarda acreditação e creditação)

Formadora: ANA MARGARIDA ROCHA

Coordenadora Científica: PROFESSORA DOUTORA TERESA ALMEIDA

ANA MARGARIDA ROCHA
Nasceu no Porto em 1990. Licenciatura em Artes Plásticas, Ramo de Pintura, FBAUP (2012). Mestrado em Pintura, FBAUP (2014). Expõe regularmente como artista plástica desde 2010. Recebeu o Prémio Viana de Lima em 2015. Para além da especialização em Pintura, tem privilegiado as áreas das Técnicas de Impressão e das Técnicas do Vidro e Cerâmica. Integrou a equipa de investigação do projeto pluridisciplinar IJUP “Vidro e impressão: criação de substratos e matrizes de impressão alternativas”. Bolseira da FCT no âmbito da Unidade de Investigação VICARTE – Vidro e Cerâmica, Grupo de investigação: Contemporany Materials and Creativity / NOVA.ID.FCT.

DESTINATÁRIOS:
Maiores de 18 anos.
Preferencialmente estudantes ou graduados na área das Artes Plásticas e do Design, ceramistas ou designers.
Público em geral com interesse pelas áreas das artes plásticas, design, vidro, cerâmica e serigrafia.

Propinas (ver Condições de Pagamento)

Estudantes , Docentes e Funcionários UP/FBAUP: 80,00 Euros |
Público em Geral: 100,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE ABRIL DE 2018

Inscrição: selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Apresentação
A unidade “Serigrafia sobre Vidro e Cerâmica Vidrada. Método Direto e Decalques” irá permitir aos seus participantes expandir conhecimentos nas áreas do vidro, cerâmica e técnicas de impressão. Uma vez que é multidisciplinar, envolvendo três áreas distintas, tem utilidade prática para, por exemplo, ceramistas não familiarizados com as técnicas de impressão e decalques ou para estudantes ou artistas gráficos e designers não familiarizados com as técnicas do vidro e da cerâmica.

Objetivos
Nesta unidade, os participantes terão possibilidade de expandir os seus conhecimentos nas áreas do vidro, cerâmica e técnicas de impressão, nomeadamente:

  • Compreender o vidro como suporte de excelência para trabalhar a imagem.
  • Entender todas as etapas do processo serigráfico, desde a produção do fotolito à impressão com esmaltes vítreos.
  • Conhecer as formas de preparação das tintas para vidro e cerâmica, e os ciclos de cozedura.
  • Aprender a produzir um decalque cerâmico de raiz, como alternativa aos decalques comerciais, com vista à aplicação em peças tridimensionais e com curvatura.
  • Aprender a produzir um molde para kilncasting.
    Trabalhar a serigrafia direta e o método dos decalques em exercícios práticos com vista à produção de um projeto individual, adequado às necessidades e interesses de cada um dos participantes.

Conteúdos programáticos

  1. Os suportes vítreos e suas características. Introdução ao estudo do vidro como material artístico: tipos de vidro; compatibilidades e ciclos de cozedura.
  2. Tintas para vidro e cerâmica. Pigmentos e médiums. Baixa e alta temperatura.
  3. A serigrafia como método de expressão e ferramenta do design gráfico. Produção de fotolitos. Aplicação da emulsão. Abertura do quadro. Impressão e respetiva limpeza do quadro.
  4. Os decalques cerâmicos. Enquadramento histórico e industrial. As quatro camadas constitutivas. Produção e aplicação.
  5. A técnica de kilncasting. Preparação dos modelos. Execução dos moldes. Inserção da imagem. Ciclos de cozedura.
  6. Projeto individual, com base nas técnicas estudadas, adequado às necessidades e interesses de cada um dos participantes.

Imagem: (c) Ana Margarida Rocha

Informações

Condições de pagamento:

50% do valor total da propina: pago no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Valor remanescente da propina: pago até data anterior ao início da unidade, após confirmação de constituição de turma.

Número máximo de participantes: 18 (DEZOITO)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, AOS PARTICIPANTES QUE TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

Método de avaliação:

Cada uma das sessões terá uma componente teórica onde será utilizado o método expositivo na apresentação dos conteúdos, acompanhado de ensaios e práticas oficinais, demostrações práticas das técnicas e exercícios básicos de manipulação de materiais e instrumentos; promovendo a criação de um projeto individual.
A avaliação será contínua, sem exame final, e o valor da classificação será calculado de acordo com a seguinte ponderação:

  • Assiduidade: 15%
  • Participação: 35%
  • Trabalho Individual: 50% ( Experimentação dos processos: 20%; Trabalho final: 30%)

A Avaliação será feita numa escala de 0 a 20 valores.

A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

Certificação:

Quando solicitado, aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com classificação quantitativa e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do formando e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

Aos participantes que desejem frequentar a unidade de formação na vertente LIVRE (sem classificação e sem créditos) será emitido:

– um certificado de frequência.

A opção dos formandos de frequentar esta unidade na vertente livre é tomada impreterivelmente em data anterior ao início do curso, e comunicada por escrito em formulário próprio.

A emissão e atribuição de qualquer tipo de certificado estão condicionadas à frequência do curso/ unidade de formação (mínimo 75%) não excedendo o limite de faltas.

No caso de o formando exceder o limite de faltas e/ou não obter aproveitamento após processo avaliativo, não tem direito a qualquer certificado.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:

ADAM, Robert (2005). Screenprinting: the complete water-based system. London: Thames & Hudson.
BEVERIDGE, P; DOMÉNECH, I, PASCUAL, E,. (2003). El vidrio. Parramón Ediciones.
CUMMINGS, Keith (2001). Techniques of Kiln- Formed Glass. London: A&C Black Publishers Limited.
CUMMINGS, Keith (2009). Contemporary Kiln-Formed Glass: A Wordl Survey. London:A&C Black Publishers.
PETRIE, Kevin. (2006). Glass and Print, Glass handbook. London: A & C Black Publishers.
PETRIE, Kevin (2011). Ceramic Trasnfer Printing. London: A & C Black Publishers.
ROSS, John (ed.) (1990). The Complete printmaker: techniques, traditions, innovations. rev. and expanded ed. New York: The Free Press.
SCOTT, Paul (2012). Ceramic and Print. London: A & C Black Publishers.
STONE, Graham.(2000) ; Firing Schedules for Glass, First Edition Melbourne
WALKER, Brad. (2002). Contemporary warm glass. USA, Clemmons, North Caroline,Four Corners Internacional.

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