RECEITAS FICTÍCIAS: CRIAÇÃO TEXTUAL, MÉTODOS DE PESQUISA VISUAL E SURREALISMO

RECEITAS FICTÍCIAS: CRIAÇÃO TEXTUAL, MÉTODOS DE PESQUISA VISUAL E SURREALISMO

Horário: 36 horas (12 sessões) | de 11 março a 17 de junho 2019 (segundas) | Pós-laboral (19h00 – 22h00)

NOTA:Nas sessões orientadas pela formadora Karen Lacroix a língua de comunicação é a inglesa. Uma sessão decorrerá fora da FBAUP, em data e hora a combinar.

Créditos: 4 ECTS (European Credit Transfer System – relevante para estudantes de curso de 1.º ciclo do Ensino Superior)

Formadores: Karen Lacroix, Filomena Vasconcelos, Catarina Azevedo e Hugo Moura

Supervisão Científica: Professor Doutor Francisco Laranjo

Karen Lacroix: ilustradora e designer que vive entre o Porto (Portugal) e Londres (Reino Unido). Foi professora de narrativas visuais na Universidade Richmond durante cinco anos e trabalha para uma variedade de clientes, tais como a English Touring OperaSignumRecords e o Instituto Bishopsgate. Em 2010, depois de terminar o mestrado em Comunicação Visual no Royal College of Art, fundou a Uncanny Editions, uma editora de ilustração e estúdio que explora diferentes modos e práticas de publicação. A editora organiza frequentemente workshops em museus e instituições culturais tais como a National Portrait Gallery, Marksthe Bökship e The Photographers Gallery. É fundadora e coordenadora da Illustration Summer School, em Vila Nova de Gaia. O trabalho da Uncanny Editions está representado em coleções tais como MoMA (Nova Iorque, EUA), University College London, London College of Communication (UK) e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal).

www.uncannyeditions.com

Filomena Vasconcelos: é docente e investigadora da Universidade do Porto, Faculdade de Letras, desenvolvendo o seu trabalho nas áreas da teoria e da crítica literárias, bem como da literatura inglesa, em articulação com os domínios da literatura comparada e da filosofia da linguagem. Além de publicações diversas em periódicos nacionais e internacionais da especialidade, publicou dois livros de ensaios, Imagens de Coerência Precária e Considerações Incertas, e as traduções de peças shakespearianas como Ricardo II, O Conto de Inverno e Romeu e Julieta (no âmbito do projeto “Shakespeare para o século XXI, da unidade I&D da FCT CETAPS), bem como Rooftoppers de Katherine Rundell e de Vendetta de Catherine Doyle (no prelo). É colaboradora regular da revista The European Legacy. Toward New Paradigms, Routledge – Francis & Taylor (London, NY). Na Biblioteca Digital da FLUP, é editora da revista electrónica de literatura infantil E-fabulations (2007 -). No âmbito da formação contínua da FLUP, tem lecionado o curso de Introdução ao Guionismo.

Catarina Azevedo: Licenciada em Design de Comunicação pela FBAUP. Fundadora e encadernadora do estúdio de encadernação Alfaiate do Livro desde 2011; membro fundador e colaboradora da Associação Cultural We Came From Space; monitora em “A Serigrafia e o (teu!) Cartaz” do programa “Oficinas de Verão” da Universidade Júnior, Universidade do Porto, nos anos 2010 e 2011

Hugo Moura: Professor assistente na ESAD. Diretor de arte e designer no estúdio de design gráfico Xesta Studio, membro integrante/residente no projeto We Came From Space, fez várias colaborações com Atelier Martino & Jaña. Desenvolveu ilustração para capa do livro “Le Grand Livre de la Calligraphie” da editora Pyramyd Éditions e para capa de livro para a Colecção de Design Português vol.8; criou ilustrações/lettering para poster colaborativo com Atelier Martino e Jaña para a o canal de TV Americano NBC; autor de design de colecção escolar para a AMBAR; tutor em vários workshops: “Introdução à Caligrafia”, “Calligrafia e Lettering: Blackletter (com Fábio Duarte Martins)”

Destinatários:
Estudantes e graduados da área das Artes Plásticas, Design de Comunicação e da Ilustração, bem como indivíduos das áreas de Arquitetura e Design (de Moda, de Interiores, etc.) interessados em desenvolver um entendimento da prática contemporânea da ilustração.

Propinas (VER CONDIÇÕES DE PAGAMENTO) :
UP/FBAUP – Estudantes, Docentes e Funcionários: 3 prestações de 65,00 Euros |
Público em Geral: 3 prestações de 80, 00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 18 DE FEVEREIRO DE 2019

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETUAR CANDIDATURA: CERTIFICADO DE HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE (disponível a partir de 01 de fevereiro de 2018)

Descrição:
Alimentos e receitas têm uma longa história de tradição cultural. Têm uma influência profunda na formação de quem somos e de onde viemos e na nossa compreensão do contexto em que habitamos e trabalhamos. Esta unidade de formação apresenta aos participantes o potencial da caligrafia, escrita criativa e publicação como um processo de pesquisa para a produção de narrativas. E faz isso usando receitas como ponto de partida para o desenvolvimento de processos de pesquisa invulgares. Investiga uma série de métodos que facilitam uma visualização crítica do processo de ilustração, utilizando sessões introdutórias de caligrafia, escrita criativa e fotocópia. Métodos de montagem, edição e publicação serão investigados, utilizando o livro como um processo de recolha e documentação da pesquisa realizada, a fim de desafiar a construção de uma narrativa visual.

Estrutura da unidade de formação:

sessão 1
– Introdução

sessão 2
– Introdução à Caligrafia

sessão 3
– Introdução à Escrita Criativa

sessão 4
– Introdução às Narrativas Visuais

sessão 5
– Discussão

sessão 6
– Caligrafia

sessão 7
– Escrita Criativa

sessão 8 e 9
– Narrativas Visuais

sessões 10, 11 e 12
– Discussão e apresentação dos trabalhos

Imagem: (c) KAREN LACROIX

Informações

Condições de pagamento:

Prestação 1 e seguro escolar: pagos no ato da inscriçao. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestações 2 e 3: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

O pagamento das prestações 2 e 3 pode ser feito:
a) pessoalmente, na Tesouraria FBAUP (de segunda a sexta-feira, 09h30>12h00 | 14h00>16h00);
b) remotamente, através de referência MB (que deverá ser gerada pelo utilizador na sua conta corrente).

Para os formandos que optarem pelo modo de pagamento PARCELADO, é obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NA UNIDADE.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes: 12 (DOZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE SEJAM TOMADAS AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

MATERIAIS: A lista de materiais necessários será divulgada na primeira sessão.

Método de avaliação:

Esta unidade irá adotar uma variedade de abordagens metodológicas, incluindo oficinas práticas, palestras, críticas individuais e de grupo. A sua conclusão bem-sucedida significa que o participante terminou todas as oficinas, bem como aplicou, manipulou e / ou alterou os métodos ensinados durante o curso e utilizou-as no seu próprio projeto concluído no final do curso.
A avaliação será quantitativa de 0 a 20, sustentada nos seguintes parâmetros:
Assiduidade (através de registos de presença): 15%,
Participação (através de observação direta no decurso das sessões): 35%,
Trabalho individual (aplicação inovadora das técnicas apresentadas, singularidade do projeto, qualidades plásticas): 50%

A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

A não aprovação dos formandos
pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do candidato e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO:
Crow, D. (2010) B7:J20 Signs: An Introduction to Semiotics in the Visual Arts. London: AVA Publishing
Harold, E. & Taylor, E. (1978) Pictures on a Page: Photo-Journalism, Graphics and Picture Editing. William Heinemann
Heller, S. & Arisman, M. eds. (2000) The Education of an Illustrator. New York: Allworth Press
Klanten, R.; Mollard, A.; Hubner, M. eds. (2011) Behind the Zines: Self-publishing Culture. Die Gestalten Verlag
Noble, I. & Bestley, R. (2007) Visual Research: An Introduction to Research Methodologies in Graphic Design. London: AVA Publishing