A FIGURA HUMANA NA PINTURA CONTEMPORÂNEA

A FIGURA HUMANA NA PINTURA CONTEMPORÂNEA
(com modelo vivo)

Horário: 10 sessões (30h) | de 05 de abril a 14 de junho de 2019 (sextas) | Pós-laboral (19h00 > 22h00)

Nota: A presença do modelo está prevista para 3 (três) sessões.

Créditos: 4 créditos ECTS (European Credit Transfer System – relevante para estudantes de curso de 1.º ciclo do Ensino Superior)

Formadora: Cristina Troufa

Supervisão Científica: Professor Doutor Domingos Loureiro

CRISTINA TROUFA
Cristina Troufa nasceu no Porto em 1974. Em 1998 conclui a Licenciatura em Artes Plásticas, Pintura pela FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e em 2012 conclui o Mestrado em Pintura, também pela FBAUP. Desde 1995 que participa em exposições coletivas e individuais, em galerias de arte e espaços culturais em Portugal, França, Espanha, Itália, Austrália, Canadá, Dinamarca, Taiwan, Inglaterra e EUA.
Em 2014 e 2016 foi artista convidada na “Bienal de Arte Contemporânea de Salerno“, Itália. Em 2015 foi membro de júri no concurso “PortugArt” (D-Contemporary, Londres), na seleção de artistas portugueses para exposição coletiva que teve lugar em 2016 na mesma cidade e na qual foi artista convidada.
O seu trabalho vem referenciado, entre outras publicações, no “Art Revolution Taipei 2015” (2015), no “The New Collectors Books” (2014), no “Empty Kingdom Top 100 Artists of 2013” (2014) e n’„O Livro de Ouro da Arte em Portugal“ (2006).
O seu trabalho está representado, entre inúmeras coleções particulares em Portugal e no estrangeiro, nas seguintes coleções: Liberty Seguros, Museu Municipal de Espinho, FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, FADEUP – Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e MAEDS – Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.

http://cristina-troufa.blogspot.com/

Destinatários:
Indivíduos com capacidade para a frequência do ensino superior, com formação básica comprovada em desenho e/ ou pintura:
– estudantes de Artes Plásticas;
– candidatos com grau académico superior;
– público em geral com interesse pela Pintura.

Propinas (VER CONDIÇÕES DE PAGAMENTO) :
UP/FBAUP – Estudantes, Docentes e Funcionários : 3 prestações de 75,00 Euros |
Público em Geral: 3 prestações de 87,50 |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 22 DE MARÇO 2018.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETUAR CANDIDATURA: CERTIFICADO DE HABILITAÇÕES LITERÁRIAS; CERTIFICADO COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM DESENHO E/ OU PINTURA.

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE (disponível apenas a partir de 01 de Fevereiro de 2019)

Conteúdos programáticos:
1) Realização de uma pequena abordagem teórica da matéria, principais características e autores de referência; 2) demonstração prática através de alguns exercícios estruturais para a compreensão de cada conteúdo; 3) realização de exercícios práticos de experimentação das linguagens da pintura que fomente modos de ver e interagir distintos de linguagem na representação da figura humana.

– Representação Contemporânea do Corpo Humano na Pintura
Exercícios práticos de representação e interpretação visual do corpo humano tendo como pontos principais de estudo a composição, a cor e expressão e usando a manipulação das tecnologias acrílico e óleo com o objetivo de experimentação das várias linguagens da pintura.

– Composição
Diferentes formas de organizar as formas humanas, as cores e movimentos numa obra de arte, apresentando exemplos mais recorrentes na pintura de figura humana realizada nas últimas décadas

– Cor
Utilização de contraste claro/escuro, cores quentes/frias, cores complementares como ponto de partida para a criação de pinturas que alteram a forma clássica de olhar o corpo humano.

– Expressão
Diferentes ritmos de expressão pictóricos – expressivas e/ou contidas criando superfícies lisas e/ou texturadas, transparentes e/ou opacas, valorizando a condição expressiva dos materiais, mas também da natureza expressiva das figuras representadas.

Material a trazer na primeira aula:

– Materiais riscadores,  lápis de cor ou pasteis secos, caderno de folhas A2 de papel de cenário e/ou cavalinho, uma revista com fotografias de moda (Vogue, Máxima, Elle, …)

A lista da totalidade dos materiais a utilizar durante a unidade será apresentada na primeira sessão.

Imagem: (c) CRISTINA TROUFA

Informações

Condições de pagamento:

Prestação 1 e seguro escolar: pagos no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestações 2 e 3: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

O pagamento das prestações 2 e 3 pode ser feito:
a) pessoalmente, na Tesouraria FBAUP (de segunda a sexta-feira, 09h30>12h00 | 14h00>16h00);
b) remotamente, através de referência MB (que deverá ser gerada pelo próprio utilizador na sua conta corrente).

Para os formandos que optarem pelo modo de pagamento PARCELADO, é obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NA UNIDADE.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes: 15 (QUINZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE SEJAM TOMADAS AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

Avaliação:

A avaliação será contínua contando, no final da formação, com uma avaliação geral dos trabalhos apresentados em portefólio, de forma a classificar o conjunto de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da formação e a evolução do discente, sustentada nos seguintes parâmetros:
– Assiduidade (15%): através dos registos de presença, sendo obrigatório assistir a pelo menos 75% das horas de contacto;
– Participação/ motivação (35%): através da observação direta no decurso das sessões da verificação da aplicação correta dos conhecimentos adquiridos;
– Portefólio (50%), onde se consideram os critérios de cultura visual, sentido crítico e qualidades plásticas: domínio técnico, uso correto dos materiais, expressão, unidade plástica, criatividade.

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do candidato e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA (DOCUMENTAÇÃO DE APOIO):
Arnheim, Rudolf – Arte e Percepção Visual: Uma Psicologia da Visão Criadora, Nova Versão. 7ª Ed., Livraria Pioneira Editora, São Paulo, 1992.
Arnheim, Rudolf – o Poder do Centro: Um Estudo da Composição nas Artes Visuais, Edições 70, Lisboa, 1990.
O´Reilly, Sally – The Body in Contemporary Art, Thames &Hudson Ltd, London, 2009.
Ferreira, António Quadros. Fazer Falar a Pintura, Editora da Universidade do Porto, Porto, 2011
Perry, Gill – Difference and Excess In Contemporary Art: The Visibility of Women´s practice, Blackwell Publishing, Oxford, 2004
Kandinsky, Wassily – Ponto Linha Plano, Edições 70, Lda., Lisboa, 1989
Kandinsky, Wassily – Do Espiritual na Arte, Publicações Dom Quixote, Alfragide, 2010