TURMA COMPLETA! INVESTIGAÇÃO VISUAL: ILUSTRAÇÃO E DESIGN

 INVESTIGAÇÃO VISUAL: ILUSTRAÇÃO E DESIGN

Horário: 12 sessões (36 Horas) de 05 de abril a 12 de julho de 2019 (sextas) | Pós-laboral (19h00 > 22h00)

Nota: nas sessões orientadas pela formadora Karen Lacroix, a língua de comunicação é a inglesa. Não estão previstas sessões nas sextas-feiras 26 de abril e 21 de junho.

Créditos: 4 ECTS (European Credit Transfer System – relevante para estudantes de curso de 1.º ciclo do Ensino Superior)

Formadores: Karen Lacroix, Catarina Azevedo e Hugo Moura

Supervisão Científica: Professora Doutora Graciela Machado

Karen Lacroix:  ilustradora e designer que vive entre o Porto (Portugal) e Londres (Reino Unido). Foi professora de narrativas visuais na Universidade Richmond durante cinco anos e trabalha para uma variedade de clientes, tais como a English Touring OperaSignumRecords e o Instituto Bishopsgate. Em 2010, depois de terminar o mestrado em Comunicação Visual no Royal College of Art, fundou a Uncanny Editions, uma editora de ilustração e estúdio que explora diferentes modos e práticas de publicação. A editora organiza frequentemente workshops em museus e instituições culturais tais como a National Portrait Gallery, Marksthe Bökship e The Photographers Gallery. É fundadora e coordenadora da Illustration Summer School, em Vila Nova de Gaia. O trabalho da Uncanny Editions está representado em coleções tais como MoMA (Nova Iorque, EUA), University College London, London College of Communication (UK) e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal).

www.uncannyeditions.com

Catarina Azevedo: Licenciada em Design de Comunicação pela FBAUP. Fundadora e encadernadora do estúdio de encadernação Alfaiate do Livro desde 2011; membro fundador e colaboradora da Associação Cultural We Came From Space; monitora em “A Serigrafia e o (teu!) Cartaz” do programa “Oficinas de Verão” da Universidade Júnior, Universidade do Porto, nos anos 2010 e 2011

http://alfaiatedolivro.blogspot.pt/

Hugo Moura: Professor assistente na ESAD. Diretor de arte e designer no estúdio de design gráfico Xesta Studio, membro integrante/residente no projeto We Came From Space, fez várias colaborações com Atelier Martino & Jaña. Desenvolveu ilustração para capa do livro “Le Grand Livre de la Calligraphie” da editora Pyramyd Éditions e para capa de livro para a Colecção de Design Português vol.8; criou ilustrações/lettering para poster colaborativo com Atelier Martino e Jaña para a o canal de TV Americano NBC; autor de design de colecção escolar para a AMBAR; tutor em vários workshops: “Intordução à Caligrafia”, “Calligrafia e Lettering: Blackletter (com Fábio Duarte Martins)”

http://www.xestastudio.com/PT/

Destinatários:  Estudantes e graduados da área das Artes Plásticas, Design de Comunicação e da Ilustração, bem como indivíduos das áreas de Arquitetura e Design (de Moda, de Interiores, etc.) interessados em tipografia, encadernação e caligrafia.

Propinas (VER CONDIÇÕES DE PAGAMENTO) :
UP/FBAUP – Estudantes, Docentes e Funcionários: 3 prestações de 77,00 Euros |
Público em Geral: 3 prestações de 94, 00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETUAR CANDIDATURA: CERTIFICADO DE HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

Objetivo:
Providenciar ferramentas de investigação visual para analisar, desconstruir e desafiar uma narrativa.

Estrutura:

1.
Introdução à caligrafia com Hugo Moura (Xesta Studio)

2.
Introdução à encadernação com Catarina Azevedo (Alfaiate do Livro)

3.
Introdução à ilustração com Karen Lacroix (Uncanny Editions)

4.
Montagem de texto com Karen Lacroix (Uncanny Editions) & Hugo Moura (Xesta Studio)

5.
Cut-outs modulares & Cubomania com Karen Lacroix (Uncanny Editions) & Hugo Moura (Xesta Studio)

6.
Introdução à publicação enquanto processo com Karen Lacroix (Uncanny Editions) & Hugo Moura (Xesta Studio)

7.
Introdução ao Codex de Volumes com Catarina Azevedo (Alfaiate do Livro) & Karen Lacroix (Uncanny Editions)

8.
Explorando  logística e  movimento e a falha diagonal entre Book Blocks com Catarina Azevedo (Alfaiate do Livro) & Karen Lacroix (Uncanny Editions)

9.
Páginas de tamanho variável e páginas sobrepostas com Catarina Azevedo (Alfaiate do Livro) & Karen Lacroix (Uncanny Editions)

10.
Itinerários através do livro desdobrável com Catarina Azevedo (Alfaiate do Livro) & Karen Lacroix (Uncanny Editions)

11.
Letras como imagens com Karen Lacroix (Uncanny Editions) & Hugo Moura (Xesta Studio)

12.
Conjunto de conversas, discussões, apresentação dos trabalhos selecionados, aberto ao público com Karen Lacroix (Uncanny Editions), Hugo Moura (Xesta Studio) & Catarina Azevedo (Alfaiate do Livro)

Imagem: (c) KAREN LACROIX

——

Informações

Condições de pagamento:

Prestação 1 e seguro escolar: pagos no ato da inscriçao. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestações 2 e 3: pagas até ao dia 08 dos meses subsequentes. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

O pagamento das prestações 2 e 3 pode ser feito:
a) pessoalmente, na Tesouraria FBAUP (de segunda a sexta-feira, 09h30>12h00 | 14h00>16h00);
b) remotamente, através de referência MB (que deverá ser gerada pelo utilizador na sua conta corrente).

Para os formandos que optarem pelo modo de pagamento PARCELADO, é obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NA UNIDADE.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes: 12 (DOZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS AS 23H00. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE SEJAM TOMADAS AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

MATERIAIS: A lista de materiais necessários será divulgada na primeira sessão.

Método de avaliação:

Esta unidade de formação irá adotar uma variedade de abordagens metodológicas, incluindo oficinas práticas, palestras, críticas individuais e de grupo. A conclusão bem-sucedida da unidade de formação significa que o participante terminou todas as oficinas, bem como aplicou, manipulou e / ou alterou os métodos ensinados durante o curso e utilizou-as no seu próprio projeto concluído no final da unidade de formação.

A avaliação será quantitativa de 0 a 20.

Assiduidade: 15% (registos de presença recolhidos em cada sessão)
Participação: 35% (observação direta)
Trabalho individual: 50% (aplicação inovadora das técnicas apresentadas, singularidade do projeto, qualidades plásticas)

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do candidato e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO:
Crow, D. (2010) Visible Signs: An Introduction to Semiotics in the Visual Arts. London: AVA Publishing
Harold, E. & Taylor, E. (1978) Pictures on a Page: Photo-Journalism, Graphics and Picture Editing. William Heinemann
Heller, S. & Arisman, M. eds. (2000) The Education of an Illustrator. New York: Allworth Press
Klanten, R.; Mollard, A.; Hubner, M. eds. (2011) Behind the Zines: Self-publishing Culture. Die Gestalten Verlag
Noble, I. & Bestley, R. (2007) Visual Research: An Introduction to Research Methodologies in Graphic Design. London: AVA Publishing