REALIZAÇÃO GARANTIDA! MERCADOS DE ARTE CONTEMPORÂNEA: uma perspetiva histórica, analítica e utilitária

*AINDA HÁ VAGAS!*

MERCADOS DE ARTE CONTEMPORÂNEA:
uma perspetiva histórica, analítica e utilitária

 

Horário: 7 sessões (21 Horas) | de 23 de abril a 04 de junho 2019 (terça-feira) | Pós-laboral (19h00 – 22h00)

LIVRE (SEM CRÉDITOS)

Formadora: Helena Mendes Pereira

Supervisão Científica: Professor Doutor Francisco Laranjo

Helena Mendes Pereira (n.1985) é curadora e investigadora em práticas artísticas e culturais contemporâneas. Amiúde, aventura-se pela dramaturgia e colabora, como produtora, em projetos ligados à música e ao teatro, onde tem muitas das suas raízes profissionais. É licenciada em História da Arte (FLUP); frequentou a especialização em Museologia (FLUP), a pós-graduação em Gestão das Artes (UCP); é mestre em Comunicação, Arte e Cultura (ICS-UMinho) e doutoranda em Ciências da Comunicação, com uma tese sobre Mercado da Arte no pós 25 de Abril de 1974, na mesma instituição. Atualmente, é chief curator da zet gallery (Braga) e integra a equipa da Fundação Bienal de Arte de Cerveira como curadora e no apoio à coordenação artística, tendo sido com esta entidade que iniciou o seu percurso profissional no verão de 2007. No âmbito da educação e mediação cultural orienta, regularmente, visitas a exposições e museus de Arte Contemporânea, tendo já lecionado o tema em várias instituições de ensino. Integra, no ano letivo de 2018/2019, o corpo docente da Universidade do Minho como assistente convidada. É formadora sénior e consultora nas áreas da gestão, e programação cultural. Publica regularmente em jornais e revistas da especialidade, tais como o quinzenário As Artes entre as Letras, nas revistas RUA e UMBIGO. Tem publicados catálogos e outros resultados de investigações mais profundas sobre artistas e contextos de curadoria.

Destinatários:
Artistas e estudantes de Artes; pessoal com funções executivas e de produção em instituições culturais, interessados em arte com ou sem formação com capacidade para a frequência do Ensino Superior.

Propinas (VER CONDIÇÕES DE PAGAMENTO):
UP/FBAUP – Estudantes , Docentes e Funcionários:
80,00 Euros |
Público em Geral: 96,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 09 DE ABRIL DE 2019

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETUAR CANDIDATURA: CERTIFICADO DE HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Descrição:
Esta unidade de formação pretende abordar a três níveis, e de forma prática e concreta, questões relacionadas com o dito mercado da arte contemporânea, incluindo uma dimensão de enquadramento histórico nacional e internacional a partir da segunda metade do século XX; uma definição de quais os agentes, instituições e principais eventos que marcam a dinâmica do mercado, analisando as suas reais funções e importância; e, por fim, procurar esclarecer sobre o enquadramento legal e fiscal da atividade artística, somando conselhos práticos para a gestão da carreira, que incluam as dimensões da promoção da obra de arte e dos seus autores e a rede relacional de afirmação dessas mesmas carreiras. Trata-se de uma unidade de formação iminentemente teórica, a que se associa componente prática na análise de componentes autorais quer a nível da difusão artística, quer a nível legal/fiscal.

Conteúdos:
Arte e Mercado desde 1950: Breve apresentação histórica;
O Mercado de Arte e os principais intervenientes: o Artista, a Galeria, o Marchand, o Crítico, o Museu, o Curador, o Colecionador, a Feira, a Bienal, etc.;
O Artista no mercado: relação com a galeria, o crítico, o curador ou o museu;
Workshop: conselhos práticos para a gestão de carreira – entre a exposição e o online;
O Artista e a profissão: enquadramento legal e fiscal, direitos de autor;
Workshop: análise e acompanhamento de questões e problemas práticos apresentados pelos participantes.

imagem: “A Viagem” de Pedro Figueiredo
Fotografia: zet gallery/WAPA

Informações

Condições de pagamento:

50% do valor total da propina e seguro escolar: pago no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Valor remanescente da propina: pago até data anterior ao início da unidade de formação.

A frequência desta unidade de formação pressupõe o pagamento integral dos valores associados à mesma antes da sua data de início.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes: 25 (VINTE E CINCO)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES.

Certificação:

Aos  participantes será emitido:
– um certificado de frequência.

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt no final da unidade de formação, e a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA/ DOCUMENTAÇÃO DE APOIO: