O AUTOR NA ILUSTRAÇÃO

O AUTOR NA ILUSTRAÇÃO

Horário: 08 sessões (28 Horas) de 08 de maio a 03 de julho de 2019 (quartas) | Pós-laboral (19h00 > 22h00)

NOTA: entre 10 e 14 de junho não há sessão.

Créditos: 3 Créditos ECTS (European Credit Transfer System – relevante para estudantes de curso de 1.º ciclo do Ensino Superior)

Formadora: Constança Araújo Amador

Coordenador Científico: Professor Doutor Rui Vitorino Santos

CONSTANÇA ARAÚJO AMADOR
Vive no Porto, mas foi vizinha da casa de Sophia, na Praia da Granja, durante 20 anos. É Mestre em Ilustração e Animação, Pós-Graduada em Gestão Cultural e Licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Frequentou a Akademie vytvarnych umeni, em Praga, República Checa. Desenvolve o seu trabalho de desenho e ilustração a partir da Poesia Contemporânea Portuguesa. Foi diretora de ilustração do Jornal Universitário do Porto (JUP) até 2015. Dá formação nas áreas da ilustração e das artes visuais, em várias instituições, tais como a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Coordena os Projetos Educativos da Animar, da Solar — Galeria de Arte Cinemática, Curtinhas (Festival Curtas Metragens) e do Porto / Post / Doc. Trabalha na área do Serviço Educativo em Museus, desde 2009 e é Arte Educadora no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto e no Centro de Arte da Oliva, em São João da Madeira. É responsável pela programação da sala de exposições do Espaço Porto Cruz, em Gaia. Gosta de pássaros.

website: www.aconstanca.com
facebook: www.facebook.com/aConstanca
instagram: www.instagram.com/aConstanca

Livros Publicados:
“Onde o olhar se demora”, A. Riomonte, Galeria Trindade (2017);
“Palavras-Chave”, João Manuel Ribeiro, Trinta por uma Linha (2017);
“Simão e a Caixa de Pensar”, Duarte Manuel Pinheiro, Trinta por uma Linha (2016);
“O Movimento Impróprio do Mundo”, Sara F. Costa, Âncora Editora (2016) – Prémio João da Silva Correia;
“Geração Descartável”, Renato Filipe Cardoso, Texto Sentido (2015);
“Pessoas”, Ricardo Barceló, Apuro Edições (2015);
“Melancholia”, Aonorte Cineclube Viana (2013)

Destinatários:
– Estudantes de Artes Plásticas e Design de Comunicação;
– Candidatos que concluíram a unidade de formação Iniciação à Ilustração – da Metáfora Literária à Metáfora Visual;
– Público em geral interessado em ilustração, com formação básica certificada.

Propinas (VER CONDIÇÕES DE PAGAMENTO)
Estudantes, Docentes e Funcionários da FBAUP/ UP: 2 prestações de 75,00 Euros (cada) |
Público em Geral: 2 prestações de 100,00 Euros (cada) |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 02 DE MAIO DE 2019.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETUAR CANDIDATURA: CERTIFICADO DE HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE

Apresentação:

Esta unidade de formação pretende ser uma oportunidade de reflexão teórico-prática sobre o poder da imagem, como forma de comunicação e de expressão do pensamento.
Será proposto um projeto autoral de ilustração que fomente a pesquisa, a análise e os meios do campo da experimentação em diferentes registos, materiais ou suportes.
Serão fornecidas as ferramentas de aprendizagem, de acompanhamento e de desenvolvimento essenciais para a realização de um projeto coerente e adequado ao panorama contemporâneo da ilustração.

Objetivos gerais:

  • Aperfeiçoar as competências nos domínios da representação;
  • Usar os meios de representação como instrumento do pensamento;
  • Explorar suportes e materiais alternativos;
  • Articular as diversas fases de um projeto artístico;
  • Dominar novos conceitos;
  • Desenvolver a dimensão de autor;
  • Desenvolver capacidades críticas;
  • Adquirir uma consciência estética;
  • Ler, interpretar e construir narrativas visuais;
  • Criar metáforas visuais;
  • Desenvolver um projeto autoral de ilustração.

Programa:

  • O projeto;
  • Diferença entre projeto e série;
  • Fases de um projeto;
  • Soluções e alternativas;
  • O autor;
  • Projetos Comerciais vs./e Projetos Autorais;
  • O Mercado para o Autor;
  • Desenvolvimento do Projeto;
  • Divulgação do Projeto
  • Apresentação do Projeto.

Imagem: (c) Constança Araújo Amador

Informações

Condições de pagamento:

Prestação 1 e seguro escolar: pagos no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestações 2 : paga até ao dia 08 de junho. Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

O pagamento da prestação 2 pode ser feito:
a) pessoalmente, na Tesouraria FBAUP (de segunda a sexta-feira, 09h30>12h00 | 14h00>16h00);
b) remotamente, através de referência MB (que deverá ser gerada pelo próprio utilizador na sua conta corrente).

Para os formandos que optarem pelo modo de pagamento PARCELADO, é obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NA UNIDADE.

Número mínimo de participantes: 10 (DEZ)
Número máximo de participantes: 12 (DOZE)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES.

Metodologias de ensino:
Sessões téorico-práticas com acompanhamento, fornecimento e demonstração da utilização de materiais, assim como o fornecimento de ferramentas essenciais para a experimentação de várias técnicas, suportes e materiais utilizados na ilustração.

Modalidades de avaliação:

  1. Assiduidade – 15%
  2. Participação – 35%
  3. Trabalho Individual – (50%):
  • Proposta: 10%,
  • Desenvolvimento do projeto individual: 15%,
  • Resultados: 25%,
  1. Assiduidade;
  2. Participação (inclui avaliação aos exercícios propostos em cada sessão);
  3. Projeto
    1. Teórico
    2. Pesquisa e fundamentação teórica sobre uma seleção projetual a partir de referências documentais, estéticas e narrativas;
    3. Projeto prático;
    4. Desenvolvimento de uma série de trabalhos de ilustração como projeto autoral;
    5. Resultado e Apresentação.

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20. A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação literária, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do candidato e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

Bibliografia principal
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BABO, Maria Augusta (2013). O Poder da Metáfora – Cadernos de Teorias da Arte: Arte_e_Signo (Série Geral 1). Porto: Universidade Católica do Porto;
BABO, Maria Augusta (2005). A dimensão imagética da metáfora – Revista de Comunicação e Linguagens – Retórica XXXVI. Lisboa: Relógio d’Água/CECL;
BERGER, John. (1972).Modos de Ver. Lisboa: Edições 70.
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HELLER, Steven e ARISMAN, Marshall. (2006). Teaching Illustration: course offering and class projects from the leading.New York: Allworth Press.
HUYGHE, Réne (1998). O Poder da Imagem. Lisboa, Edições: 70;
JOLY, Martine. (1994, 2007). Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Edições 70. JOLY, Martine. (2003). A Imagem e a sua Interpretação. Lisboa: Edições 70.
LOWENFELD, Viktor. (1977). Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestra Jou.
MARTINS, Moisés de Lemos & MIRANDA, José Bragança de & OLIVEIRA, Madalena, GODINHO, Jacinto (eds.) (2011). Imagem e Pensamento, Coimbra: Grácio Editor;
MASSIRONI, Manfredo. (1989). Ver Pelo Desenho: Aspectos Técnicos, Cognitivos, Comunicativos. Lisboa: Edições 70.
MATULKA, Denise I. (2008). A Picture Book Primer. Understanding and Using Picture Books. Westport: Libraries Unlimited.
MONDZAIN, Marie José (2007). Homo Spectator – De la fabrication à la manipulation des images. França : Éditions Bayard;
MUNARI, Bruno. (1987). Fantasia. 2ªed. Lisboa: Editorial Presença.
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RANCIÈRE, Jacques (2011). O Destino das Imagens. Lisboa: Orfeu Negro;
REIS, V. dos (2010). A vida das imagens: nos cinquenta anos do Art and Illusion de E. H. Gombrich. In Arte teoria Nº 12/13 (p. 125-131). Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
SHULEVITZ, Uri (1997). Writing with pictures: how to write and illustrate children’s books. New York: Watson-Guptill.
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