O VITRAL CLÁSSICO COMO TÉCNICA ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA

O VITRAL CLÁSSICO COMO TÉCNICA ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA

Horário: 11 sessões (36 Horas) de 27 de  abril a 06 de julho de 2019 (sábados) | Diurno (14h00 > 18h00)

NOTA:
Aulas de 3h  –
sessões: 1, 2, 6, 7, 8, 9, 10 e 11 (8 sessões x 3h = 24h)
Aulas de 4h  – sessões: 3, 4 e 5 (3 sessões x 4h = 12h)

Créditos: 4 Créditos ECTS (European Credit Transfer System – relevante para estudantes de curso de 1.º ciclo do Ensino Superior)

Formadora: Nathalie Simões João

Supervisão Científica: Professora Doutora Teresa Almeida

NATHALIE SIMÕES JOÃO
Nasceu em 1994 e é natural de Paris, França.
É licenciada em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto .
Do seu percurso destaca-se:
2013 – Workshop “Passado Revisitado, arqueologia e desenho de ruínas”, Museu Monográfico de Conímbriga;
2017 – Monitora da atividade “Pintura Fragmentada” (mosaico), no âmbito dos cursos de verão da Universidade Júnior, UP.
2018 – Workshop de Iniciação ao Maçarico (16 horas), CENCAL, Marinha Grande;
2018 – Exposição coletiva “Specularis: Look Through”, Museu Alberto Sampaio, Guimarães (com publicação);
2019 – Exposição coletiva de Mosaico, Espinho.
Vive atualmente na região da Beira-Alta, onde desenvolve a sua actividade artística e profissional.

O seu trabalho pode ser visto em:
https://www.behance.net/NathalieJoec79
https://www.facebook.com/nathalie.joao.3

Destinatários:
Estudantes ou graduados na área das Artes Plásticas, do Design e da Arquitetura, artistas, designers ou arquitetos. Público em geral com capacidade para a frequência do ensino superior, com interesse pelas áreas das artes plásticas, design, vidro e arquitetura. Estudantes do Ensino Secundário da área das Artes Visuais.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETUAR CANDIDATURA: CERTIFICADO DE HABILITAÇÕES LITERÁRIAS.

Propinas (VER CONDIÇÕES DE PAGAMENTO)
UP/FBAUP – Estudantes, Docentes e Funcionários: 3 prestações de 85,00 Euros |
Público em Geral: 3 prestações de 105,00 Euros |
Seguro escolar: 2,00 Euros |

INSCRIÇÕES ATÉ 19 DE ABRIL DE 2019

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETUAR CANDIDATURA: CERTIFICADO DE HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

Para candidatar-se, selecione a opção INSCRIÇÕES ONLINE 

APRESENTAÇÃO:
A formação “O vitral clássico como técnica artística contemporânea” incide na aprendizagem do processo de planificação e construção de um vitral clássico. O conhecimento deste moroso processo permite que os seus participantes entendam, por um lado, o papel social e histórico desta técnica e, por outro, o modo como é empregado na contemporaneidade.
Promovendo a criação de projetos individuais, mas sempre em constante diálogo com a turma, os formandos terão a possibilidade de compreender a versatilidade do vidro na prática artística contemporânea. Assim, a presente formação tem interesse tanto para estudantes e graduados que queiram aprofundar conhecimentos na área do vidro, como para iniciantes que se interessem por este meio e queiram ter uma oportunidade para executar um pequeno vitral, utilizando uma oficina equipada para o efeito.

OBJETIVOS

  • Compreender os aspetos básicos na utilização do vidro: corte, pintura, montagem, soldagem e acabamentos;
  • Conhecer a planificação e construção de um vitral clássico (processo que vai desde a realização do desenho, ao corte das peças em cartão, passando pelo corte e pintura do vidro, colocação do mesmo numa mufla, terminando com a montagem em calha de chumbo e soldagem);
  • Sensibilizar os participantes para a composição do desenho através da linha (calha de chumbo) e da mancha (vidro);
  • Entender a preparação das tintas para vidro e as curvas de recozimento para cada tipo de pigmento;
  • Perceber a relação inerente entre a luz e o vidro;
  • Desenvolver a capacidade dos formandos para analisar, de modo fundamentado, obras de arte em vitral clássico;
  • Dar a conhecer o panorama geral do vitral clássico na contemporaneidade;
  • Transmitir o vocabulário técnico relacionado com a produção de objetos artísticos numa oficina de vidro;
  • Fomentar o diálogo e a partilha de saberes.

Conteúdos programáticos

  1. Contextualização histórica e artística da técnica do vitral clássico.
  2. Planificação de um vitral clássico em desenho: estudo das linhas de força. Execução de cartões.
  3. Conhecimento, estudo e início do manuseamento dos materiais utilizáveis e dos utensílios. Corte e desbaste do vidro.
  4. Pintura sobre vidro: a influência da luz no vitral. Tipos de vidro e pigmento, técnicas de pintura e curvas de recozimento.
  5. Montagem do vidro. Soldagem do chumbo.
  6. A relação entre o vitral e o espaço arquitetónico.

Imagem: (c) Marc Chagall

Informações

Modo de pagamento:

Prestação 1 e seguro escolar: pagos no ato da inscrição. SEM ESTE PAGAMENTO A INSCRIÇÃO NÃO É CONSIDERADA.

Prestações 2 e 3: pagas até aos dias 8 de Maio e 8 de Junho de 2019

Depois do dia 8, os valores lançados estão sujeitos a aplicação de JUROS DE MORA.

O pagamento das prestações 2 e 3 pode ser feito:
a) pessoalmente, na Tesouraria FBAUP (de segunda a sexta-feira, 09h30>12h00 | 14h00>16h00);
b) remotamente, através de referência MB (que deverá ser gerada pelo próprio utilizador na sua conta corrente).

Para os formandos que optarem pelo modo de pagamento PARCELADO, é obrigatória a entrega da DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO DE PAGAMENTO após inscrição. SEM ESTE DOCUMENTO NÃO É POSSÍVEL PARTICIPAR NA UNIDADE.

Número mínimo de participantes: 08 (OITO)
Número máximo de participantes: 08 (OITO)

A SERIAÇÃO DOS CANDIDATOS É FEITA PELA ORDEM DE VALIDAÇÃO DAS INSCRIÇÕES.

POR QUESTÕES DE LOGÍSTICA, NÃO SERÁ PERMITIDO AOS PARTICIPANTES PERMANECER NAS INSTALAÇÕES DA FACULDADE APÓS O FINAL DA SESSÃO. SOLICITA-SE, POR ISSO, QUE  SE TOMEM AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS PARA QUE QUESTÕES DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DE MATERIAIS FIQUEM RESOLVIDAS ATEMPADAMENTE A FIM DE SE OBSERVAR ESTA CONDIÇÃO.

Necessidades a colmatar pelos formandos:
Em cada sessão, os formandos devem vir munidos de óculos de proteção, máscara 3M, luvas de latex e calçado fechado (sapatilhas ou botas). Cada formando deverá também adquirir duas placas de vidro FLOAT A3, com a espessura de 3mm e um cortador de vidro (materiais presentes em qualquer vidraria). Poderá ser necessário adquirir uma base em madeira para proceder à montagem do vitral e, mediante o projeto individual, poderá ser também necessário adquirir vidro de cor (questão que deverá ser debatida numa das sessões de formação).

Método de Avaliação:

A avaliação será contínua, sem exame final, e o valor da classificação será calculado de acordo com a seguinte ponderação:

  • Assiduidade: 15%
  • Participação: 30%
  • Trabalho final: 55%

Serão avaliados os seguintes itens:

  1. Cumprimento dos objetivos da formação;
  2. Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto;
  3. Capacidade de organização e sistematização do trabalho;
  4. Envolvimento e capacidade de produção;
  5. Capacidade de reflexão e autocrítica;
  6. Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista.

A classificação final é feita numa escala de 0 a 20.

A aprovação, a verificar-se, é feita numa escala positiva de 10 a 20 (conforme consta do Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área de Educação Contínua da UP).

A não aprovação dos formandos pode resultar de:

  1. Assiduidade inferior a 75% do número de horas presenciais;
  2. A não apresentação do trabalho individual/ portefólio;
  3. Um valor médio de desempenho inferior a 50%.

Para efeito de confirmação de falta será considerada uma tolerância de 15 minutos.

Os formandos que reprovarem por falta de assiduidade só serão considerados para unidades de formação futuras caso haja vagas sobrantes.

Certificação:

Aos  participantes será emitido:

– um certificado de formação contínua com avaliação (classificação quantitativa) e créditos.

A prova de habilitação académica superior, quando solicitada, é da exclusiva responsabilidade do candidato e tem de ser apresentada até data anterior ao início do curso.

O pedido de emissão de certificado é feito por escrito para formcontinua@fba.up.pt, no final da unidade de formação, após tomada de conhecimento da avaliação,  e  a emissão está sujeita a pagamento de emolumentos no valor representado na tabela em vigor.

BIBLIOGRAFIA (DOCUMENTAÇÃO DE APOIO)

– Altet, X B.(2007); Satined Glass masterpieces of the modern area. Spain: Thames & Hudson
– Beveridge  P; Doménech I, Pascual E. (2003); El vidrio, Parramón Ediciones SA
– Klein D; Lloyd W. (1984); The history of glass, Crescent Book
– Neiswander J, Swah C.(2005); Stained & Art Glass, A Unique History of Glass Design & Making, The Intelligente Layman
– Clarke, B.(1994); Brian Clarke, Architectural Artist, Arte & Design monographs, Academy Editions Charbonneaux AM
– Norbet H, (2000); Architectures de Lumiére – vitraux d’artistas 1975 – 2000, Architectures de Lumiére – vitraux d’artistas 1975 – 2000
– Moor A, (2006); Colours of Architecture: coloured glass in contemporary buildings. China: Mitchell Beazley
– Neiswander, J.   Swah, C.(2005); Stained & Art Glass ” A Unique History of Glass Design & Making”, The Intelligente Layman
– Moris, E.(2000); Stained & Decorative Glass, Chancellor Press
– Chieffo Raguin, V. (2003); The history of stained glass, The art of light medieval to contemporary. Thames & Hudson, Quintet Publishing
– Elizabeth Wylie, Sheldon Checkk,, (1997); The art of stained glass and decorative glass, Todetri, Singapura